Nem só de tiros e perseguições vive uma série policial. Vários títulos mesclam esses elementos a drama e suspense, dosando tudo na medida certa. As atrações vão de séries nacionais àquelas inspiradas no universo de Stephen King.
A partir da próxima sexta-feira, a série nacional Arcanjo renegado entra em cartaz no GloboPlay, em parceria com o Multishow e com o AfroReggae. Sob a direção de Heitor Dhalia e com roteiro de José Junior, a série reúne Marcelo Melo Jr, Érika Januza (a Marina de Amor de mãe), Leonardo Brício, Dani Suzuki, Alamo Facó, Rita Guedes e Flávio Bauraqui, entre outros.
O foco da trama é no Batalhão de Operações Especiais (Bope) do Rio de Janeiro. O protagonista é o sargento Mikhael (Marcelo Mello Jr.). Ele é um destacado policial até que comanda uma desastrada operação que termina numa chacina. O resultado é que Mikhael é transferido para o interior do estado até o assunto sair do foco de atenção da mídia e das autoridades policiais.
A pitada de drama vem quando a transferência desencadeia uma série de lembranças em Mikhael, filho de um agente do Bope, e muda a rotina familiar dele. “Eu o definiria como um cara corajoso por ter tido o pai assassinado e ainda assim seguir a mesma profissão dele e assumir essa carga de energia. Dentro dos próprios princípios, ele é um cara honesto e não faz o que faz por maldade ou prazer de matar, porque considera que isso é honrar a farda que ele usa”, afirma Marcelo, em material de divulgação de Arcanjo renegado.
Também no Globoplay, há outra série nacional que segue por esse caminho: A divisão. Criada também por José Junior, nome ligado ao AfroReggae, a série retrata, em cinco episódios, a onda de sequestros que tomou conta do Rio de Janeiro no fim dos anos 1990. Os policiais Mendonça (Silvio Guindane) e Santiago (Erom Cordeiro) assumem a recém-criada Divisão Anti-Sequestros (DAS). Cada um a seu modo, Mendonça e Santiago têm estratégias questionáveis técnica e moralmente.
“Eu queria criar uma série que fosse uma referência no sentido policial. Desde Tropa de Elite, que foi em 2010, tem um vácuo. Não teve nada bom e de qualidade nesses nove anos no cinema, na televisão e no serviço de streaming. Com esse enorme buraco, quis contar a história da Divisão Anti-Sequestros (DAS)”, afirmou José Junior ao Correio, à época do lançamento de A divisão.
Mestre do suspense
Conhecido dos fãs da série de suspense por ter vários livros adaptados para a tela, Stephen King dá origem a The outsider, série da HBO que tem capítulos liberados aos domingos. Hoje está programado para ir ao ar o quinto de 10 episódios.
O tom policial de The outsider tem a forte presença do suspense e um bom toque do sobrenatural, características marcantes do autor. Tudo começa quando um menino é encontrado morto com requintes de crueldade numa pacata vizinhança. Com pressa para resolver o crime, a polícia chega logo à conclusão de que o culpado é o treinador da liga infantil de basebol Terry Maitland (Jason Bateman, também diretor da série).
Mas, embora haja indícios de que ele possa ter cometido o assassinato, ele tem um álibi, no mínimo, convincente: ele estava fora da cidade no dia do acontecido. Outros crimes acontecem (não vamos dar spoiler aqui, mas eles são bem significativos para a investigação) e a trama vai ficando cada vez mais instigante.
O detetive Ralph Anderson (Ben Mendelsohn), amigo pessoal de Terry, mas o primeiro a acusá-lo, logo percebe que está à frente de um caso muito mais complexo do que parecia no início. A culpa de poder ter punido um homem inocente vai perseguir Anderson de perto. Até o momento as pistas parecem estar focadas em pesadelos da menina Jessa (Scarlett Blum), filha de Terry. Curiosamente, a esposa de Terry e mãe da menina, Glory (Julianne Nicholson), além de outros policiais, que querem dar o caso por encerrado, são os maiores entraves na vida de Anderson, além da complexidade natural do caso.
O elenco de The outsider ainda traz Cynthia Erivo, indicada ao Oscar de melhor atriz pelo filme Harriet, como Holly Gibney, detetive que promete dar um novo rumo às investigações.
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…