dom pedro I

Enquete: Quem foi o melhor Dom Pedro I da TV?

Publicado em Lista, Minissérie, Novela

Em clima de 7 de setembro, vote no melhor Dom Pedro I da TV. A lista vai de Caio Castro a Tarcísio Meira

Às vésperas da data que marca a Independência do Brasil, o 7 de setembro, que tal escolher quem foi o ator que, na sua opinião, melhor interpretou Dom Pedro I nas telinhas?

Nos últimos anos, o clássico personagem foi interpretado por diferentes atores em novelas, minisséries e programas especiais. O mais recente a viver o monarca foi Caio Castro. O protagonista da novela das 18h, Novo mundo (2017), arrancou elogios de crítica e público ao contracenar com Letícia Colin, a Leopoldina, na pele do mulherengo Dom Pedro I.

Crédito: Rafael Campos/Divulgação.Caio Castro como Dom Pedro I em Novo mundo.
Crédito: Rafael Campos/Divulgação.Caio Castro como Dom Pedro I em Novo mundo.

“Logo quando descobri que interpretaria Dom Pedro I, fiz questão de estudar bastante e aprender cada detalhe sobre ele. […] Também fiz aulas de equitação e prosódia. E durante minha preparação consegui passar 10 dias em Portugal para observar de perto os costumes portugueses e treinar o sotaque”, contou o ator em entrevista ao Correio na época da novela. Confira aqui a entrevista completa com Caio Castro.

Em 2008, quem deu vida a Dom Pedro I foi Reynaldo Gianecchini. Ele interpretou o personagem no especial de fim da Globo, o telefilme O Natal do menino imperador, que foi indicado ao Emmy internacional.

Antes, o personagem já havia sido interpretado por Marcos Pasquim na minissérie O quinto dos infernos, de 2002. Com texto de Carlos Lombardi, a produção tinha um ar mais cômico e explorava também o lado mulherengo de Dom Pedro I.

Crédito: Arquivo/TV Globo. O ator Marcos Pasquim proclama a Independência do Brasil em cena da minissérie O Quinto dos Infernos.
Crédito: Arquivo/TV Globo. O ator Marcos Pasquim proclama a Independência do Brasil em cena da minissérie O Quinto dos Infernos.

Nos anos 1980, Dom Pedro I esteve em outra minissérie, a produção Marquesa de Santos, da extinta TV Manchete. No folhetim, o papel coube ao ator Gracindo Jr., que fez muito sucesso na interpretação e até ganhou mais espaço na trama que tinha como protagonista Maitê Proença, a Marquesa de Santos, uma das amantes do monarca.

Na primeira versão de Saramandaia, coube a Tarcísio Meira fazer uma pequena aparição como Dom Pedro I — relembre aqui a participação do ator na trama. Papel que ele já tinha feito nos cinemas alguns anos antes no filme Independência ou morte, produção que comemorava os 150 anos da data no Brasil. No longa, ele contracenou com Glória Menezes, que fez a Marquesa de Santos.

E aí, quem você prefere? Clique aqui e vote na enquete!