Documentário Primeiro bailarino estreia no canal Max

Compartilhe

Canal Max estreia documentário sobre os trabalhos de Thiago Soares, o principal bailarino do Royal Ballet de Londres

Se você for um piloto de corridas, o maior posto de excelência para sua profissão seria a Fórmula 1. Caso se trate de um jogador de futebol, seu cargo seria máximo seria a seleção. Já se tratando de balé, a excelência é legitimada a partir do momento em que você se torna o principal bailarino do Royal Ballet de Londres. É nesse posto que se encontra o bailarino Thiago Soares. Soares é o tema do documentário Primeiro bailarino, que estreia neste domingo (14/1) no canal Max, às 21h, e que apresenta o cotidiano do carioca de São Gonçalo nos bastidores do Royal Opera House, na Inglaterra, e em seu trabalho no Brasil. Entre uma rotina pesada de ensaios e apresentações dignas da realeza, o documentário tenta mostrar como o bailarino de apenas 36 anos saiu do completo anonimato e se tornou o rosto de uma das maiores companhias do mundo.

O diretor do documentário é Felipe Braga e a produção ficou por conta de Roberto Rios, Paula Belchior e Patrícia Carvalho. O documentário — dividido em capítulos (tracks) — sobrepõe os testemunhos de Thiago em off com imagens de suas atividades cotidianas. E para os que se questionam sobre como o bailarino alcançou o topo do mundo na sua carreira, ele mesmo dá a dica: capacidade de desafiar os próprios limites e de se reinventar. Soares e o diretor conversaram com o Correio sobre os dilemas da dança, e segundo o bailarino, o público vai gostar da veracidade do trabalho: “A proposta do Felipe era documentar um período de muita ação de minha vida como bailarino e o que torna alguém protagonista de uma companhia internacional. A gente está ao extremo dia após dia. É um projeto muito genuíno, muito honesto, é um verdadeiro retrato do que é estar nessa máquina que é o Royal Ballet. Esse era meu maior medo, mas fiquei empolgado com a proposta do Felipe porque era mostrar tudo isso, para o bem e para o mal”.

Primeiro BailarinoPrimeiro Bailarino
Crédito: Reprodução/Internet – A dança de Thiago Soares é o tema de ‘Primeiro bailarino’

Sobre o sucesso nos palcos, Soares demonstra humildade: “Eu me sinto um privilegiado por ter conseguido viver a vida do bailarino completamente por um momento, esquecer minhas prioridades e dar tudo de mim, passar a maior parte do tempo com anti-inflamatório e gelo nas pernas, é além de só dançar. Realmente dançar é minha vida, meu melhor amigo, meu melhor inimigo, tudo que eu tenho, tudo que eu to usando é por causa da dança”. A respeito das motivações para realizar o documentário, o diretor Felipe Braga explica: “Os bastidores do Royal é pouco conhecido, e quando eu conheci o Thiago percebi que ele seria um ponto de vista muito rico para explicar as pessoas como é está lá, explicar quais são os desafios, o que ele passa todo dia”.

Mas o que será que Thiago busca o documentário? O primeiro bailarino responde: “Confesso que quando o Felipe conversou comigo, eu fiquei surpreso e muito feliz. Ter a história contada em um filme é um sonho, é claro. Minha vida é uma eterna reconstrução, eu estou todo dia trabalhando isso. Eu fiquei um pouco preocupado, porque estava abrindo muito para mostrar tudo da minha vida, o que eu estava fazendo, comendo, mas quando eu percebi que estava seguro com o Felipe, eu não pensei em ganhar nada, ele não é um filme promocional, é um filme que mostra um cara da arte, é uma peça do grande teatro, eu não quis vender nada”.

Ronayre Nunes

Jornalista formado pela Universidade de Brasília (UnB). No Correio Braziliense desde 2016. Entusiasta de entretenimento e ciências.

Posts recentes

Análise: Bella Campos cumpre dever de casa em estreia satisfatória de “Vale tudo”

Primeiro capítulo entrega o que prometeu, com texto ágil e fiel ao original. Audiência corresponde,…

18 horas atrás

“Vale tudo” estreia com metade do texto escrito, conta autora

Manuela Dias, responsável pela adaptação, afirmou que está debruçada na obra original há dois anos…

3 dias atrás

Análise: por que “Mania de você” se despede sem deixar saudades

Novela original criada e escrita pelo aclamado João Emanuel Carneiro chega ao fim nesta sexta-feira…

4 dias atrás

Saiba quem é o bonitão que será amante de Odete Roitman

O ator Ângelo Rodrigues tem 37 anos, é português e protagonizou a série Olhar indiscreto,…

6 dias atrás

“Celebridade” está de volta no Viva

Em substituição à Viver a Vida, novela icônica de Gilberto Braga é a nova reprise do…

1 semana atrás

A sutil (e animadora) relação entre ‘Ladrões de drogas’ e ‘Breaking bad’

Não foi exatamente o submundo das drogas. Também não foi a dupla de protagonistas com…

1 semana atrás