Do Norte para o Brasil inteiro: Thiago Castanho ganha programa no Futura

Compartilhe

Thiago Castanho cozinha e desvenda os mistérios da cozinha nortista na série documental Sabores da floresta. Estreia é nesta sexta-feira (24/1), no canal Futura

O Brasil precisa descobrir as delícias da região Norte. Para nos ajudar nessa tarefa pra lá de saborosa, o chef e apresentador Thiago Castanho comanda a série documental Sabores da floresta, exibida a partir desta sexta-feira (24/1), semanalmente, às 21h, no canal Futura. A primeira temporada ー “estamos conversando sobre a segunda”, adianta Thiago ー terá 13 episódios que percorrem 12 municípios do Pará e do Amazonas.

Além de apresentar, Thiago participou da concepção do roteiro de Sabores da floresta. A ideia é mostrar ingredientes nortistas, como o pop açaí e o mais desconhecido acari, para o Brasil inteiro. A estreia é sobre farinha d’água. Para isso, Thiago conversa com o vendedor, o produtor e ainda recebe chefs do país inteiro para criar uma receita. Entre os convidados estão André Mifano e Mara Salles. Isso sem falar em Felipe Castanho e em seu Chicão, irmão e pai de Thiago, respectivamente.

Quatro perguntas// Thiago Castanho

Thiago Castanho receberá convidados em Sabores da floresta

A gastronomia do Norte do Brasil tem sido muito difundida atualmente. Ainda há muito para se descobrir?
Muito! Nem os nortistas conhecem tudo. A Amazônia é muito grande e muito rica.

Como será o Sabores da floresta?
Cada episódio da série será focado em um ingrediente do Norte. Mostraremos três frentes. Na primeira, vemos como o público local consome aquele ingrediente; depois eu converso com produtores; e, no fim, recebo um chef convidado para fazer uma receita diferente, que traga uma nova possibilidade. Entre os temas estão açaí, tucupi, cupuaçu e acari.

Você descobriu algum ingrediente durante as gravações?
Sim! Eu não conhecia o tucumã. Foi muito legal porque mostramos que nem eu, que sou paraense e trabalho divulgando nossa cozinha, sei de tudo. É um ingrediente que tem muita importância em Manaus. Um dia uma pessoa fez um sanduíche de tucumã, O X-caboquinho (com banana-da-terra e queijo, além do tucumã), e mudou toda a forma de lidar com o ingrediente. Hoje tem gente que vive só de vender esse sanduíche. Isso não é só gastronômico: faz com que o produtor não transforme o tucumanzal em pasto e acaba ajudando na luta contra o desmatamento.

Você também está no Cozinheiros em ação. Sente-se mais à vontade em frente às câmeras?
Sim. É engraçado porque eu gravei o piloto do Sabores da floresta antes do primeiro Cozinheiros em ação. Daí quando fui fazer a série vi que tinha aprendido muita coisa da técnica de fazer televisão.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Ruptura retorna e preenche a expectativa com delicioso vazio misterioso

A série de sucesso da Apple TV+ estreia a segunda temporada com muita expectativa, mistério…

14 horas atrás

BBB 25: o Brasil (realmente) precisa de outra edição do reality?

Os preparativos para mais um ano do Big Brother Brasil já começaram. Além da necessidade…

1 semana atrás

‘O professor’: a série mais madura entre as teens; confira a crítica

Produção disponível no Disney+ mostra os desafios de um professor gay que quer mudar o…

2 semanas atrás

Round 6 retorna bem e prova que a história ainda não acabou

O Próximo Capítulo assistiu ao início da segunda temporada e passa algumas das primeiras impressões…

3 semanas atrás

Secret Level prometeu muito, cumpriu o que conseguiu

Com menções a Warhammer, Sifu, Mega Man, Concord e muitos outros jogos, a série antológica…

4 semanas atrás

Os 10 melhores episódios de 2024

Mais um ano chega ao fim e é claro que a tradição do Próximo Capítulo…

4 semanas atrás