Falas negras, especial da Globo, e série documental com Samuel L. Jackson, Escravidão, estão entre os destaques. Confira outras atrações televisivas no Dia da Consciência Negra
Por Adriana Izel e Vinicius Nader
Histórias de luta
Personalidades negras de diversas áreas serão homenageadas e terão a história contada no especial Falas negras, que será exibido hoje (20/11) após a novela A força do querer. Com dramaturgia de Manuela Dias (autora de Amor de mãe) e direção de Lázaro Ramos, o programa trará atores e atrizes na pele de personagens reais que narram, em primeira pessoa, a luta contra o racismo e pela igualdade social. A atração promete falar de resistência por meio de textos sobre várias épocas.
O elenco de Falas negras tem Bukassa Kabengele (Nelson Mandela), Guilherme Silva (Martin Luther King Jr.), Samuel Melo (Malcolm X), Ivy Souza (Nina Simone), Taís Araujo (Marielle Franco), Babu Santana (Muhammad Ali), Izak Dahora (Toussaint Louverture), Bárbara Reis (Rosa Parks), Tulanih Pereira (jovem que esteve no ato por George Floyd), Ailton Graça (Milton Santos), Aline Deluna (Virgínia Leone Bicudo), Tatiana Tibúrcio (Mirtes Souza), Ângelo Flávio (James Baldwin), Heloisa Jorge (Nzinga Mbandi), Reinaldo Junior (Baquaqua) e Olivia Araujo (Harriet Tubman). A brasiliense Mariana Nunes vive Lélia Gonzalez no especial. “Ela é muito clara em suas colocações, fala tudo de forma muito concreta. Lélia é a nossa grande pensadora”, afirma Mariana, no material de divulgação do especial.
Pioneira
A atriz e cantora Zezé Motta é a convidada de hoje (20) no Conversa com Bial. A entrevista faz parte da série com que Bial celebra os 70 anos da televisão brasileira. No bate papo, Zezé vai lembrar papéis importantes na telinha e a luta pela representatividade na teledramaturgia. Ainda lembrará sucessos no cinema, como a inesquecível Xica da Silva.
Discussão atual
Em 1992, Los Angeles foi sacudida por uma série de conflitos raciais violentos que desencadearam uma série de conquistas políticas, mas também renderam muitas vidas perdidas ou completamente alteradas. É esse o mote do documentário A revolta que incendiou Los Angeles, em cartaz no A&E hoje (20), às 22h50. Apresentado por John Singleton, diretor de Os donos da rua e falecido ano passado, o especial imagens inéditas e histórias de quem esteve dentro dos motins. O documentário ainda questiona como esse acontecimento reflete nos EUA de 2020.
Narrativas pretas
O canal da tevê por assinatura Telecine preparou uma programação especial para o Dia da Consciência Negra. Hoje (20), a partir das 22h, o Telecine Premium exibe Projeto Gemini, com Will Smith sobre um matador de aluguel que é contratado para exterminar um clone mais jovem dele mesmo. A produção é dirigida por Ang Lee.
No Telecine Pipoca, à 0h10, o canal transmite o filme Harriet, sobre a história real da personagem título, uma escrava que foge e trilha um caminho de ativismo e defesa da população negra. Com Cynthia Erivo, Leslie Odom Jr., Joe Alwyn e Janelle Monáe, sob direção de Kasi Lemmons.
À 0h20, o Telecine Action passa o longa-metragem Corra!, de Jordan Peele, em que um jovem negro passa por situações perturbadoras ao conhecer a família da namorada branca. Com Daniel Kaluuya, Allison Williams, Catherine Keener, Bradley Whitford e Caleb Landry Jones. No streaming do Telecine Play há ainda mais opções na playlist Excelência Preta.
Reconstrução da história
A partir de hoje (20), o National Geographic exibe sempre às sextas, às 21h, novos episódios da série Escravidão: Uma história de injustiça. Comandada por Samuel L. Jackson, a atração mostra uma jornada pessoal do artista pelo mundo revelando histórias de sofrimento, mas também de resistência e luta durante o período da escravidão no mundo. O astro de Hollywood passou pelo Brasil, Canadá, Costa Rica, Gabão, Estados Unidos, Inglaterra, Jamaica, Portugal, Espanha, Gana, Etiópia e Suriname. A produção é formada por seis episódios de uma hora. Escravidão: Uma história de injustiça tem direção de Simcha Jacobovici, jornalista investigativo.
Um dia todo de negritude
O canal Curta! exibe 22 atrações temáticas ao Dia da Consciência Negra a partir de 0h desta sexta-feira. Serão transmitidos documentários e seriados que discutem o impacto do racismo e da escravidão do povo negro. Entre os destaques está a exibição do documentário Libertem Angela Davis, de Shola Lynch, sobre a vida da ativista e professora universitária na luta dos direitos civis nos Estados Unidos. A produção passa às 20h40. Logo em seguida, às 22h30, tem o filme A última abolição sobre o fato do Brasil ter sido o último país ocidental a abolir a prática em 1888, com a assinatura da Lei Áurea. Direção de Alice Gomez.
Programação black
A TV Cultura dedica à sexta-feira a programas que tenham a negritude como tema. Às 19h40, o programa Metrópolis trará as entrevistas com o baiano Itamar Vieira Junior, autor de Torto arado, livro finalista do Prêmio Jabuti 2020, e a dançarina e roteirista Taísa Machado, que abordará as origens do afropunk. Os papos serão conduzidos por Adriana Couto e Cunha Jr.
Às 22h15, o canal exibe o Troféu Raça Negra 2020, que homenageia o cantor e compositor Luiz Melodia. O prêmio elege 15 personalidades com forte atuação na sociedade para a promoção da igualdade racial. Comandam a premiação o rapper Thaíde e a atriz Maria Gal. A noite terá ainda show de Paula Lima acompanhada de Gabriel Fernandes ao piano, e a presença de Mahal Reis, filho de Melodia, cantando o repertório do homenageado do Troféu.