Dia da consciência negra: Quatros filmes baseados em histórias reais que debatem o tema

Compartilhe

Um dos objetivos do Dia da consciência negra é trazer à tona questões relacionadas ao povo negro. Em celebração à data, o Próximo Capítulo lista filmes que chegam à telinha e aos serviços on-demand e debatem o preconceito racial por meio de histórias reais

Confira quatro filmes para celebrar o Dia da consciência negra

Raça

De Stephen Hopkins, o drama é uma biografia do atleta Jesse Owens, vivido por Stephan James, que quebrou recordes e conquistou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1936, em Berlim, num momento em que o país era afetado pela ideia de supremacia ariana. O elenco conta ainda com Jason Sudeikis, Jeremy Irons, William Hurt e Carice van Houten. Raça será exibido nesta segunda-feira (20), às 22h05, na HBO, com reprises ao longo da semana. Também está disponível no aplicativo HBO Go.

Estrelas além do tempo

Protagonizado por Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monaé, o filme é uma adaptação que acompanha três funcionárias negras da NASA, que estiveram diretamente ligadas na corrida norte-americana pela descobertas espaciais tendo fazer frente à Rússia. Disponível no aplicativo Telecine Play.

O nascimento de uma nação

A produção tem direção de Nate Parker, que também dá vida ao protagonista. O longa é uma releitura da obra homônima lançada em 1915, por D.W. Griffith, e retrata a história do ex-escravo Nat Turner que lidera um movimento de liberdade dos negros. Participam do filme os atores Gabrielle Union, Armie Hammer, Aja Naomi King e Penelope Ann Miller. Produção também está disponível no Telecine Play.

12 anos de escravidão

Vencedor de três prêmios Oscar, o longa, que foi lançado em 2014, é inspirado na vida de Solomon Northum (Chiwetel Ejiofor), um homem livre que após ser sequestrado é escravizado durante 12 anos. A produção tem no elenco Lupita Nyong’o (Palsey), Michael Fassbender (Epps) e Brad Pitt (Bess). Filme está disponível no Telecine Play.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

4 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

4 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

4 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

4 semanas atrás

Análise: Um novo e necessário olhar para o coração do Brasil

Tevê e streaming se voltam para o Brasil central, entendendo que há muito mais por…

4 semanas atrás