Dia da consciência negra: Quatros filmes baseados em histórias reais que debatem o tema

Compartilhe

Um dos objetivos do Dia da consciência negra é trazer à tona questões relacionadas ao povo negro. Em celebração à data, o Próximo Capítulo lista filmes que chegam à telinha e aos serviços on-demand e debatem o preconceito racial por meio de histórias reais

Confira quatro filmes para celebrar o Dia da consciência negra

Raça

De Stephen Hopkins, o drama é uma biografia do atleta Jesse Owens, vivido por Stephan James, que quebrou recordes e conquistou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1936, em Berlim, num momento em que o país era afetado pela ideia de supremacia ariana. O elenco conta ainda com Jason Sudeikis, Jeremy Irons, William Hurt e Carice van Houten. Raça será exibido nesta segunda-feira (20), às 22h05, na HBO, com reprises ao longo da semana. Também está disponível no aplicativo HBO Go.

Estrelas além do tempo

Protagonizado por Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monaé, o filme é uma adaptação que acompanha três funcionárias negras da NASA, que estiveram diretamente ligadas na corrida norte-americana pela descobertas espaciais tendo fazer frente à Rússia. Disponível no aplicativo Telecine Play.

O nascimento de uma nação

A produção tem direção de Nate Parker, que também dá vida ao protagonista. O longa é uma releitura da obra homônima lançada em 1915, por D.W. Griffith, e retrata a história do ex-escravo Nat Turner que lidera um movimento de liberdade dos negros. Participam do filme os atores Gabrielle Union, Armie Hammer, Aja Naomi King e Penelope Ann Miller. Produção também está disponível no Telecine Play.

12 anos de escravidão

Vencedor de três prêmios Oscar, o longa, que foi lançado em 2014, é inspirado na vida de Solomon Northum (Chiwetel Ejiofor), um homem livre que após ser sequestrado é escravizado durante 12 anos. A produção tem no elenco Lupita Nyong’o (Palsey), Michael Fassbender (Epps) e Brad Pitt (Bess). Filme está disponível no Telecine Play.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Ator brasiliense, Gabriel Sanches integra elenco de “Dona de mim”

Artista conhecido na cena local chega à sua terceira novela da TV Globo com o…

4 horas atrás

Juan Paiva e Rafa Vitti são irmãos e antagonistas em “Dona de mim”

Samuel e Davi disputarão o coração da babá Leona, vivida por Clara Moneke na nova…

14 horas atrás

De volta às 19h, Tony Ramos e Claudia Abreu serão um casal

Os veteranos serão Abel e Filipa em Dona de mim, de Rosane Svartman, que estreia…

15 horas atrás

Vilão de “Ainda estou aqui”, Luiz Bertazzo está em “Vale tudo”

Ator do ganhador do Oscar 2025 foi convidado para uma participação no remake do clássico…

1 dia atrás

Protagonista premiado de “Baby” estreia em “Vale tudo”

Ricardo Teodoro debuta em novelas no remake do clássico nessa sexta-feira (4/4). Na mesma noite,…

4 dias atrás

Análise: Bella Campos cumpre dever de casa em estreia satisfatória de “Vale tudo”

Primeiro capítulo entrega o que prometeu, com texto ágil e fiel ao original. Audiência corresponde,…

1 semana atrás