Cena do filme Raça
filmes negros Crédito: HBO/Divulgação. Cena do filme Raça

Dia da consciência negra: Quatros filmes baseados em histórias reais que debatem o tema

Publicado em Filmes

Um dos objetivos do Dia da consciência negra é trazer à tona questões relacionadas ao povo negro. Em celebração à data, o Próximo Capítulo lista filmes que chegam à telinha e aos serviços on-demand e debatem o preconceito racial por meio de histórias reais

Confira quatro filmes para celebrar o Dia da consciência negra

Raça

De Stephen Hopkins, o drama é uma biografia do atleta Jesse Owens, vivido por Stephan James, que quebrou recordes e conquistou quatro medalhas de ouro nas Olimpíadas de 1936, em Berlim, num momento em que o país era afetado pela ideia de supremacia ariana. O elenco conta ainda com Jason Sudeikis, Jeremy Irons, William Hurt e Carice van Houten. Raça será exibido nesta segunda-feira (20), às 22h05, na HBO, com reprises ao longo da semana. Também está disponível no aplicativo HBO Go.

Estrelas além do tempo

Protagonizado por Taraji P. Henson, Octavia Spencer e Janelle Monaé, o filme é uma adaptação que acompanha três funcionárias negras da NASA, que estiveram diretamente ligadas na corrida norte-americana pela descobertas espaciais tendo fazer frente à Rússia. Disponível no aplicativo Telecine Play.

O nascimento de uma nação

A produção tem direção de Nate Parker, que também dá vida ao protagonista. O longa é uma releitura da obra homônima lançada em 1915, por D.W. Griffith, e retrata a história do ex-escravo Nat Turner que lidera um movimento de liberdade dos negros. Participam do filme os atores Gabrielle Union, Armie Hammer, Aja Naomi King e Penelope Ann Miller. Produção também está disponível no Telecine Play.

12 anos de escravidão

Vencedor de três prêmios Oscar, o longa, que foi lançado em 2014, é inspirado na vida de Solomon Northum (Chiwetel Ejiofor), um homem livre que após ser sequestrado é escravizado durante 12 anos. A produção tem no elenco Lupita Nyong’o (Palsey), Michael Fassbender (Epps) e Brad Pitt (Bess). Filme está disponível no Telecine Play.