masterchef

Depois de “show de horrores”, MasterChef chega ao top 10

Publicado em Reality show

Cozinheiros amadores passaram por prova com cactus com menos críticas do que quando cozinharam lula. Veja quem são os 10 melhores desta temporada do MasterChef!

A atual temporada do MasterChef chegou nesta terça-feira (21/6) ao esperado top 10. Mas para atingir o estágio, um amador precisou deixar a cozinha do reality show, não sem antes ouvir de um dos jurados, Henrique Fogaça, que protagonizou “um show de horrores” com seu prato.

A noite começou com um desafio e tanto, inédito até para alguns dos jurados: cozinhar cactos. Para isso, eles contaram com a ajuda do chef Timóteo Domingos, que está acostumado com os vários tipos do alimento. O susto de Daniel foi tão grande que, mesmo depois de sair do mercado, ele ainda olhava para a cesta de produtos e não tinha a menor ideia do caminho a ser seguido. Renato escolheu tanta coisa que Ana Paula Padrão precisou ajudá-lo a levar os ingredientes para a bancada. Já Fernando, foi se acalmando e avisou que não sairia da zona de conforto dele, a confeitaria.

Foto: Melissa Haidar

Faltavam 5 minutos para o fim da prova e Ana Paula Padrão está à beira de um ataque de nervos com o estado das bancadas. Os jurados Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Helena Rizzo começam a se perguntar se alguns amadores conseguirão apresentar algum prato. Mas, aos trancos e barrancos, todos serviram algo.

No fim das contas, os chefs elegeram três pratos piores, que levaram os cozinheiros direto para a eliminação: Daniel (pirão de xique-xique com carne seca), Jason (carpaccio de xique-xique, pitaia e molho de frutas silvestres) e Edleide (musseline de batata e xique-xique, carne de sol e salada de palma doce).

Entre os melhores estiveram Paraskevi (arroz basmati, salada de iogurte e cogumelos com xique-xique), Renato (cuscuz marroquino com cacto e pirarucu confitado) e a vencedora Lays (ravioli de cebola recheado de cogumelos e cacto). Como “prêmio”, Lays ainda pôde salvar dois colegas da prova de eliminação e opta por Rafael e Melinda.

Saiba como foi a prova de eliminação do MasterChef

Com a jogada de Lays, ficaram para disputar a permanência na cozinha do MasterChef Daniel, Edleide, Jason, Fernando, Mário e Bruno. O desafio apresentado por Ana Paula Padrão era fazer um prato com lula em uma hora. Mas, quase na hora da contagem regressiva, Jacquin interrompe a apresentadora e diz que quer um prato especial: lula à provençal. Nova contagem, nova interrupção: Helena Rizzo pede lula recheada. Por fim, Fogaça apresenta mais um desafio: lula à dorê.

Entre os destaques positivos, Jason e Bruno levaram a melhor. Bruno acabou sendo eleito o melhor da prova.

A prova que parecia mais fácil do que a primeira foi um festival de críticas. Sem o menor pudor, Fogaça esculachou os pratos de Mário, classificando os preparos do veterinário como um “show de horrores”. Surpreso, o rapaz provou o prato e não concordou com a avaliação dos jurados. Mesmo assim, ele foi o eliminado ー em disputa com Edleide e Fernando ー e ainda ouviu mais críticas de Fogaça, que falou que o molho dele estava “nada a ver” e pediu para que Fernando agradecesse a Mário porque a comida dele era pior.

Agora, sim, o top 10 estava completo: Bruno, Daniel, Edleide, Fernando, Jason, Lays, Melinda, Paraskevi, Rafael e Renato. Semana que vem, em duplas, eles vão preparar um banquete australiano e, na prova de eliminação, uma homenagem à Semana de Arte Moderna, de 1922.