For the people Crédito: Sony/Divulgação

Crítica: For the people é produção feita para fãs do estilo Shonda Rhimes

Publicado em Séries

Seriado jurídico estreou no Brasil no último dia 10 no Canal Sony. Confira o que achamos de For the people, mais recente produção de Shonda Rhimes

Lançado em março nos Estados Unidos e em setembro no Brasil, For the people é a mais nova produção da showrunner Shonda Rhimes. O seriado é uma grande mistura de outras duas séries de sucesso da Shondaland: Grey’s anatomy e How to get away with murder. Da primeira, For the people bebe da fonte de acompanhar a rotina de profissionais, mas aqui não são médicos e sim advogados recém-formados que trabalham para a defesa e para a promotoria da Corte Mãe do Tribunal Federal do Distrito Sul de Nova York. É nessa hora que For the people se encontra com HTGAWM.

Crédito: ABC/Nicole Wilder
Crédito: ABC/Nicole Wilder

Dentro desse contexto, a série acompanha alguns personagens específicos. Na defensoria estão Sandra Bell (Britt Robertson), a personagem que faz de tudo para conseguir salvar seus clientes; Allison Adams (Jasmin Savoy Brown), uma advogada que precisa lidar com a presença do namorado entre os seus rivais; Jay Simmons (Wesamn Keesh), um advogado inseguro; e Jill Carlan (Hope Davis), a chefe e fiel escudeira do trio. No lado da promotoria estão Roger Gunn (Ben Shenkman), um chefe que só pensa na vitória, custe o que custar; Kate Littejohn (Susannah Flood), uma advogada extremamente competitiva e organizada; Leonardo Knox (Regé-Jean Page), filho de uma senadora, ele passa por cima de qualquer um para ter os melhores casos e resultados; e Seth Oliver (Ben Rappaport), o advogado que tem dificuldades no novo emprego e que é namorado de Allison.

Crítica de For the people

Com muitos personagens, For the people opta, em sua primeira temporada, apenas por pincelar alguns dramas pessoais no meio das histórias de cada episódio, que giram em torno dos casos da semana em que há sempre um embate entre defensoria e promotoria. O grande foco da série é, na verdade, mostrar os dilemas vividos pelos advogados nesses dois lados da moeda. É claro que a série “puxa sardinha” para a defensoria, mas também há bons momentos para a promotoria.

Como já é um costume nas produções de Shonda Rhimes, For the people tem um elenco feminino muito mais forte do que masculino. Sandra e Kate são as personagens que mais roubam a cena. Inclusive, a dupla torna a série delas. Quase tudo que realmente importante na história perpassa por elas, o que é um acerto, já que as duas atrizes entregam boas atuações. Mas, ao mesmo tempo, é um defeito, o que mostra a pouca força dos outros personagens.

Crédito: ABC/Eric McCandless
Crédito: ABC/Eric McCandless

For the people está longe de ser uma série primorosa, mas tem a maior qualidade das produções de Shonda Rhimes: faz o espectador se envolver. Sejam os bons personagens — como Sandra, Kate e até Leonardo (que é um personagem com caráter duvidoso, então traz uma “pimenta” a história) –, sejam a narrativa que tem aquela dose de drama e reviravolta que o público gosta.

For the people é exibida às segundas, às 22h, no Canal Sony. A primeira temporada tem 10 episódios e uma sequência está confirmada.