Crítica de You: Os perigos da segunda temporada

Compartilhe

Depois de uma boa estreia, You derrapa numa continuação instável em que boas atuações se destacam

No fim de 2018, a Netflix acrescentou ao catálogo a primeira temporada de You, série baseada no livro de Caroline Kepnes. A produção era estrelada por Penn Badgley, de Gossip girl, o que deixava claro que o serviço de streaming mirava o público adolescente. Mas You cresceu e atingiu um público maior, ávido por uma boa trama de psicopata encantador, que, aliás, foi entregue.

Mas deve haver uma espécie de maldição sobre a segunda temporada de algum tipo de série. E You foi vítima dela. A segunda temporada traz Badgley novamente como Joe, agora Will. Depois do desfecho da primeira temporada, ele tem que sair de Nova York e se muda para Los Angeles e trocar de identidade. A ideia aqui é que passemos a odiar o Joe da primeira temporada ー apesar de ele ter feito atrocidades, a gente se pega torcendo por ele.

Leia crítica com alguns spoilers!

Segunda temporada de You é uma decepção

Para isso, era esperado ー e necessário ー que houvesse novos elementos. E é aí que derrapa a temporada. Há novos personagens, mas as histórias são as mesmas. Will até que tenta (será que tenta mesmo?) fugir do padrão, mas acaba sendo gerente de uma livraria e desenvolve uma obsessão por Love (Victoria Pedretti, muito bem no papel, assim como Badgley). O passado de Joe/Will vem novamente à tona e ele protege a menina Ellie (Jenna Ortega), irmã de Delilah (Carmela Zumbado), síndica do prédio onde ele (sabe-se lá com que grana) aluga um apartamento.

Se o roteiro era um dos pontos fortes da primeira temporada de You, é uma das maiores decepções da segunda. Não somente pela repetição de situações, mas também pela falta de coerência e de explicações.

Um ponto positivo de You é que não somos mais levados a ter pena ou compaixão de um abusador. Love é nitidamente uma vítima de Will e, até o ressurgimento de “fantasmas”, a única. O modo com que a série resolve essa questão é uma decepção. A volta de Candace (Ambyr Childers) era esperada, com o final da primeira temporada, mas a força que a personagem deveria conferir ao desfecho da trama deixa a desejar.

Aliás, a temática do abuso está mais evidente nesta temporada, um ponto positivo a se destacar ー além de Love, Delilah e Forty (James Scully), irmão gêmeo de Love, são vítimas diretamente de algum tipo de abuso. Os três personagens reagem de formas diferentes e, cada um à sua maneira, encontram armas para tentar sair da situação.

A segunda temporada de You só não é uma completa derrota porque o antepenúltimo e o penúltimo episódio deixam uma ponta de esperança de que a já confirmada terceira temporada poderá ser melhor. Mas o final põe tudo a perder novamente e nos leva a questionar se fazer uma terceira temporada não seria sinal de pura obsessão.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

4 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

4 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

4 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

4 semanas atrás

Análise: Um novo e necessário olhar para o coração do Brasil

Tevê e streaming se voltam para o Brasil central, entendendo que há muito mais por…

4 semanas atrás