crise na terra-x Crédito: Reprodução/Internet

Crítica: Crise na Terra-X é o melhor crossover da séries da CW

Publicado em Séries

Os quatro episódios deste ano do crossover que reuniu os heróis da Warner passaram a sensação de unidade do universo. Leia crítica de Crise na Terra-X!

Já virou tradição das séries de heróis da CW promover uma vez por temporada um crossover entre todas as produções: Arrow, The Flash, Legends of tomorrow e Supergirl. Depois de Invasão, neste ano, a emissora criou outro crossover que ganhou o nome de Crise na Terra-X — na minha opinião, o melhor já exibido até agora.

O principal diferencial de Crise na Terra-X é que a emissora decidiu fazer um grande filme exibido em quatro episódios, todos no capítulo 8 de cada série na seguinte ordem: Supergirl, Arrow, The Flash e Legends of tomorrow. Sendo assim, a história não sofreu diferenciações de estilo por episódio, como ocorrera em outras oportunidades para destacar que estava fazendo parte de um capítulo de determinada produção, e ainda ganhou uma abertura própria que une os personagens dos quatro seriados.

História de Crise na Terra-X

Crise na Terra-X começa com Barry Allen (Grant Gustin) e Iris West (Candice Patton) tentando confirmar a presença dos convidados em seu casamento. A união do casal é justificativa inicial para juntar o elenco das quatro séries. Kara (Melissa Benoist) e a irmã Alex (Chyler Leigh), que estão ressentidas de seus relacionamentos frustrados, decidem ir juntas a cerimônia. De Arrow e Legends of tomorrow, Oliver (Stephen Amell), Felicity (Emily Bett Rickards), Sara (Caity Lotz), Martin (Victor Garber), Jax (Franz Drameh) e Mick (Dominic Purcell) também confirmam presença no casamento.

Mas como conquistar a felicidade é algo sempre controverso nas séries do universo de heróis da DC, o casamento de Iris e do velocista é interrompido por um grupo de nazistas vindo da Terra-X, uma das 53 terras do multiverso. O motivo da chegada do exército nazista à Terra só é revelado no penúltimo episódio.

Ao melhor estilo de produções como Bastardos inglórios e Man in the high castle, o crossover revela que a Terra-X é um planeta em que os nazistas liderados por Hitler venceram a guerra e agora dão as ordens no mundo. Nessa realidade, com a morte de Hitler em 1994, o Arqueiro Oliver assume o cargo de “führer” e comanda a Terra-X ao lado da amada Overgirl, a general do regime, e de Eobard Thawne (Tom Cavanagh), o Flash Reverso — esse, o que a gente já conhece e não a cópia de uma outra Terra.

Crítica de Crise na Terra-X

Este slideshow necessita de JavaScript.

Ao longo dos quatro episódios, os heróis precisam salvar a Terra dessa ameaça nazista. Por conta dessa temática, o crossover faz uma crítica, mesmo que bastante leve, às questões do radicalismo político e social.

Apesar de ser uma “festa” de cenas de ação, o grande tema em volta de Crise na Terra-X é mostrar que os heróis podem amar de novo e isso está muito presente nos diálogos envolvendo, principalmente, os casais Iris e Barry e Oliver e Felicity.

A reunião também serve para desenvolver uma história da temporada atual de Legends of tomorrow, que envolve Martin e Jax. Há, inclusive, cenas emocionantes da dupla que vive o herói Nuclear.

Como dito anteriormente, Crise na Terra-X já é o melhor crossover da CW. Isso se deve a alguns fatores: a unidade conquistada na trama e a oportunidade de rever personagens que já deram adeus as produções.

Onde assistir Crise na Terra-X

Não assistiu? Tudo bem, a Warner fará uma maratona com os quatro episódios neste domingo (17/12) no especial Domingo heroico, a partir das 22h50.

Parte 1 – Supergirl: O foco do primeiro episódio é o casamento de Iris e Barry.
Parte 2 – Arrow: A sequência ganha mais ação e mostra o confronto entre os heróis da Terra contra os vilões da Terra-X.
Parte 3 – The Flash: A história mostra a Terra-X, que é comandada pelos nazistas.
Parte 4 – Legends of tomorrow: O restante do time de lendas aparece para ajudar a “salvar” o dia.