Cordel encantado, novela das 18h de 2011, volta no Vale a pena ver de novo. A trama tem Bianca Bin e Cauã Reymond numa fantasia no sertão brasileiro
A uma semana do último capítulo de Belíssima, o público já começa a acompanhar a substituta dela no Vale a pena ver de novo, Cordel encantado. A partir desta segunda-feira (14/1), as duas novelas dividem espaço nas tardes da Globo.
Cordel encantado tem texto de Duca Rachid e Thelma Guedes e direção-geral de Amora Mautner. Espécie de fábula à brasileira, a novela mistura conto de fadas e o sertão brasileiro.
A trama de Cordel encantado tem início quando o reis de Seráfia do Norte, Augusto (Carmo Dalla Vecchia) e Cristina (Alinne Moraes), vêm ao Brasil com a pequena princesa Aurora, atrás de um tesouro escondido aqui por Dom Serafim.
De olho no trono e na riqueza, a condessa Úrsula de Bragança (Débora Bloch) arma para matar os três. Cristina morre no atentado, mas consegue salvar Aurora e a entrega para um casal de sertanejos criarem. Achando que perdeu as duas, Augusto volta a Seráfia do Norte.
Com os pais adotivos, Aurora é batizada de Açucena (Bianca Bin) e mora em Brogodó. Vinte anos se passaram e ela se apaixona por Jesuíno (Cauã Reymond), rapaz do bem que não faz ideia ser o filho abandonado por Herculano (Domingos Montagner), um dos cangaceiros mais temidos da região.
Nesse tempo Augusto descobre que Aurora/Açucena está viva e volta ao país. Herculano, por sua vez, resolve se aposentar e quer fazer de Jesuíno seu sucessor.
O elenco de Cordel encantado traz Cauã Reymond, Bianca Bin, Carmo Dalla Vecchia, Débora Bloch, Bruno Gagliasso, Osmar Prado, Cláudia Ohana, Luiz Fernando Guimarães, Felipe Camargo, Andrea Horta, Nathália Dill e Jayme Matarazzo, entre outros. Tudo isso e uma abertura linda, com desenhos de cordel.
Ainda é uma ótima oportunidade para matar as saudades de Domingos Montagner, ator morto durante as filmagens de Velho Chico, em 2016. Cordel encantado foi eleita a melhor novela do ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte.
Relembre os principais personagens de Cordel encantado!
Açucena/Aurora (Bianca Bin) – Açucena é alegre e só perde a doçura quando tentam separá-la de Jesuíno. Vai demorar a aceitar a versão de que é, na verdade, a procurada princesa Aurora.
Jesuíno (Cauâ Reymond) – Completamente apaixonado pela noiva, Açucena, Jesuíno chama a atenção das pessoas pelo senso de justiça. Não vai gostar muito de saber que é o herdeiro do cangaço.
Úrsula de Bragança (Débora Bloch) – Grande vilã da história. Débora Bloch está sensacional no papel da interesseira duquesa que era apaixonada por Augusto, mas acabou se casando com o irmão dele, Petrus (Felipe Camargo) para tentar ser rainha de Seráfia do Norte. Ela arma contra o rei, a rainha e a princesa para que o marido assuma o trono. Como a estratégia não dá certo, ela mantém Petrus preso numa torre. Ela conta com a ajuda do amante Nicolau (Luiz Fernando Guimarães).
Felipe (Jayme Matarazzo) – Filho do rei de Seráfia do Sul. O casamento dele com Aurora foi acertado como um acordo de paz entre os dois reinos. Quando sabe da possibilidade de ela estar viva, vai querer honrar o trato.
Timóteo (Bruno Gagliasso) – Um dos pouco vilões da carreira de Bruno. Timóteo herda do pai a fazenda onde o bando de Herculano é acolhido. Apaixonado por Açucena, o rapaz não vai medir esforços para acabar com o noivado dela e Jesuíno. Costuma ser violento e destratar os sertanejos.
Dora (Natália Dill) – Mulher destemida, entra para o bando de Herculano disfarçada de homem e com o codinome de Fubá. No início, é apaixonada por Jesuíno, mas, com a vinda dos nobres para o Brasil, se interessa pelo príncipe Felipe.