Fernanda Montenegro ganhou o prêmio de melhor atriz pela APCA como Bia Falcão
belissima_bia Credito: Renato Rocha Miranda/TV Globo. Fernanda Montenegro ganhou o prêmio de melhor atriz pela APCA como Bia Falcão Fernanda Montenegro ganhou o prêmio de melhor atriz pela APCA como Bia Falcão

Belíssima está de volta! Relembre um pouco da novela de Silvio de Abreu

Publicado em Novela, Sem categoria

Lembra da Bia Falcão? E do borracheiro Pascal? Eles e todos os personagens de Belíssima estão de volta. A novela de Silvio de Abreu começa a ser exibida no Vale a pena ver de novo!

A partir desta segunda-feira (4/6), a novela Belíssima, de Silvio de Abreu, está de volta. O folhetim, que foi exibido em 2005 e em 2006, foi sucesso de crítica e de público, vai suceder Celebridade, de Gilberto Braga. Belíssima, assim como Celebridade, foi uma novela das 21h. E, por isso, deve ser exibida com vários cortes, como acontece com Celebridade, cuja última semana será exibida logo depois da primeira de Belíssima. Daí fica dúvida: vale a pena ver de novo uma trama repicada?

De qualquer maneira, a reprise de Belíssima é de se comemorar. O texto da novela era muito bom e as imagens da Grécia nos primeiros e últimos capítulos eram de tirar o fôlego. Além disso, o elenco tinha Fernanda Montenegro perfeita como a vilã Bia Falcão, vencedora do prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte como melhor atriz. Claudia Raia, Reynaldo Gianecchini, Pedro Paulo Rangel e Irene Ravache tiveram atuações inspiradas. Isso sem falar na curiosidade de ver uma menina ruivinha, começando a carreira, chamada Marina Ruy Barbosa. Diga aqui qual o personagem era seu preferido!

Lembre a história de Belíssima!

Bia Falcão (Fernanda Montenegro) é avó de Julia (Glória Pires) e desconta nos netos Julia e Pedro (Henri Casteli) a morte de Stella, filha dela e mãe de Julia. Amargurada, Bia comanda com pulso de ferro a empresa Belíssima e acha um absurdo os netos não se interessarem pelos negócios da família.

No início da trama, Pedro mora na Grécia com a esposa, Vitória (Claudia Abreu) e a filha, Sabina (Marina Ruy Barbosa). Bia Falcão não aprova o casamento de Pedro porque, no passado, Vitória era menina de rua. A vilã também não gosta quando Julia se envolve com André (Marcello Antony) porque acha que o operário está de olho na fortuna da família. Mas desta vez, ela tem razão.

O melhor amigo de Pedro e Vitória lá é o grego Nikos Petrakis (Tony Ramos), que sonha vir para o Brasil, onde mora um grande amor que ele teve no passado, Katina (Irene Ravache). O assassinato de Pedro – um mistério revelado só no meio da trama – faz com que Vitória, na companhia de Nikos – volte ao Brasil e reencontre o ex-namorado Pascal. Nikos, por causa de Vitória e Sabine, acaba morando na mansão de Bia e se apaixonando por Julia.

Claudia Raia brilhou como Safira em Belíssima
Credito: Joao Miguel Junior/TV Globo. Claudia Raia brilhou como Safira em Belíssima

Por aqui, Katina cria o filho dela e de Nikos, Cemil (Leopoldo Pacheco) e é casada com o turco Murat Güney (Lima Duarte), com quem tem os filhos Narciso (Vladimir Brichta) e Safira (Cláudia Raia), e os netos, Mateus (Cauã Reymond), Giovanna (Paola Oliveira) e Soraya (Enrica Duncan). Casada com Takae (Carlos Takeshi), Safira se apaixona pelo borracheiro Pascoal (Reynaldo Gianecchini), com que, depois de separada, vive um romance pra lá de caliente.

Outro núcleo que chamou a atenção em Belíssima foi o de Alberto Sabatini (Alexandre Borges), ex-marido de Safira e atualmente apaixonado por Mônica (Camila Pitanga) – que também chama a atenção de Cemil. No decorrer da trama, Alberto ainda se envolve com Rebeca (Carolina Ferraz).

O caminhar da trama trouxe um mistério. Bia Falcão teria um filho (ou filha) com Murat. Katina sabe a identidade da criança e usa isso para chantagear a vilã sempre que pode. Perto do fim da trama, é revelado quem é o herdeiro ou herdeira. Por falar no fim da novela, a derradeira cena de Bia ao lado de Mateus, garoto de programa interpretado por Cauã Reymond, entrou para a história. Sensacional!