Conheça a nova aposta da BBC, a série White gold

Compartilhe

Canal inglês estreia o seriado White gold. Piloto aposta em comédia escrachada sobre a vida de vendedores na década de 1990. Ainda não há previsão de lançamento na tevê brasileira

*Colaboração de Ronayre Nunes

A proposta não é lá muito inovadora: a falta de escrúpulos de vendedores que buscam o lucro acima de tudo vem se debatendo na tevê há anos. Naturalmente, isso não é um problema (pelo menos não no sentido absoluto da palavra), já que quase todas as novas sinopses se “inspiram” em outros sucessos. Se o telespectador fizer uma forcinha percebe logo que White gold pode tirar algumas memórias de House of lies ou Mad men, por causa de toda a linha criativa por trás das necessidades de venda.

O enrendo apresenta o jovem Vincent, interpretado por Ed Westwick (Gossip girl e Snatch), que vivia uma vida meio mediana até que é despedido e decide buscar o sucesso absoluto depois da dica de um ex-colega de classe, enquanto fazem uma festa de cocaína dentro do carro.

O caminho que o personagem encontra passa pela função de vendedor de plásticos para janelas (daí o nome da série, White gold). Conseguindo prosperar, financeiramente, mas não em outras perspectivas – como família e amigos – Vincent decide expandir os negócios e apostar tudo na loja que toca com outros dois vendedores, Martin e Brian (Joe Thomas e James Buckley, respectivamente), que estão dispostos a serem tão mal carates como o chefe.

Bbc GIF - Find & Share on GIPHY

Uma coisa que chega a ser um pouco constrangedora é a referência que a série faz a outra produção inglesa, The inbetweeners. Damon Beesley, escritor e diretor de White gold também trabalhou em The inbetweeners – assim como Joe Thomas e James Buckley –, e a impressão que fica para quem acompanhou as duas produções é que uma, literalmente, copia situações cômicas da outra – como a aposta de mal gosto entre Brian e Martin, a exposição gratuita de genitálias e os vários palavrões que só são engraçados até certo ponto (e estranhamente não parecem fazer parte da linha de atuação de Westwick).

Em contrapartida, um ponto muito positivo para a série é a forma como ela quebra a quarta janela: de maneira eficaz a narrativa, que acelera o ritmo, é aquele raro momento que o escape cômico é feito com mais cuidado.

Bbc GIF - Find & Share on GIPHY

Se você é um fã de séries, provavelmente, faz um exercício mental típico depois de ver qualquer piloto: imaginar para onde aquela história toda vai. Com White gold é possível imaginar os três protagonistas brigando por poder, a família de Vincent o abandonando pela distância que ele crava em busca do sucesso e até mesmo sua desistência do negócio infame.

Bbc GIF - Find & Share on GIPHY

Ficou curioso, que tal conferir o trailer?

*Estagiário sob supervisão de Vinicius Nader

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

“Vale tudo” estreia com metade do texto escrito, conta autora

Manuela Dias, responsável pela adaptação, afirmou que está debruçada na obra original há dois anos…

2 dias atrás

Análise: por que “Mania de você” se despede sem deixar saudades

Novela original criada e escrita pelo aclamado João Emanuel Carneiro chega ao fim nesta sexta-feira…

3 dias atrás

Saiba quem é o bonitão que será amante de Odete Roitman

O ator Ângelo Rodrigues tem 37 anos, é português e protagonizou a série Olhar indiscreto,…

5 dias atrás

“Celebridade” está de volta no Viva

Em substituição à Viver a Vida, novela icônica de Gilberto Braga é a nova reprise do…

1 semana atrás

A sutil (e animadora) relação entre ‘Ladrões de drogas’ e ‘Breaking bad’

Não foi exatamente o submundo das drogas. Também não foi a dupla de protagonistas com…

1 semana atrás

Globo está preparando um filme de “A viagem”

Informação foi dada, ao blog, em primeira mão, pelo diretor-executivo da TV Globo, Amauri Soares…

1 semana atrás