Gosta de Modern family e Todo mundo odeia o Chris? Então vai amar Abbott Elementary

Publicado em Séries

Produção disponível no Star+, Abbott Elementary ainda não ganhou a atenção que merecia do grande público

Entre poucas, uma verdade se perpetua como praticamente universal: a má fama da profissão dos professores. Muito trabalho, muitos desafios, pouco reconhecimento e menos ainda dinheiro. A profissão, que é a “mãe” de todas as outras profissões, logo, acabou presa sob um espectro negativo. E é exatamente nesse ângulo que mira o roteiro de Abbott Elementary: todas as mazelas vividas pela grande maioria dos professores estão ali — mas com humor.

A trama criada por Quinta Brunson tem como protagonistas cinco professores de uma escola pública de educação infantil de um bairro pobre da Filadélfia, nos Estados Unidos, a Abbott Elementary. Janine (Quinta Brunson) é a professora mais nova, sonhadora, que acaba metida em problemas por conta do excesso de otimismo. A jovem professora é a melhor amiga de Jacob (Chris Perfetti), um dos poucos professores brancos de Abbott e que também passa dos limites quando o assunto é otimismo — ou falta de noção.

Já na ponta dos veteranos, Abbott conta com Bárbara (Sheryl Lee Ralph) — vencedora do Emmy de melhor atriz coadjuvante em série de comédia pelo papel —, uma professora dura, mas com o coração bondoso e cheio de amor por todas aquelas crianças. Ao lado de Bárbara fica Melissa (Lisa Ann Walter). Fazendo um estilo meio gangster, Melissa também aparenta ser durona, mas segue firme na profissão pelo bem das crianças.

Por fim, o novato Greg (Tyler James Williams) — e interesse romântico de Janine — fecha o quinteto. O rapaz que sempre viu a profissão de professor como um degrau da escada para o cargo de diretor, agora é tocado pela “magia” de Abbott e toma gosto por ensinar.

Fora das salas, mas ainda muito importante para Abbott, tem Eva (Janelle James), a diretora da escola. A mulher não tem a menor capacidade (profissional ou moral) para comandar Abbott e segue no cargo por conta de uma “artimanha” do destino. Eva é um dos grandes destaques do roteiro. As piadas com ela são mais ágeis, atuais e assertivas. A capacidade de atuação de Janelle James realmente foge à curva, e torna a personagem um importante destaque.

Uma ode à educação

Janine, Jacob, Bárbara, Melissa, Greg e Eva enfrentam um mundo de desafios para simplesmente continuar ensinando. Desde a falta de banheiros, até a falta de dinheiro para comprar um tapete, tudo se torna um problema em Abbott. Ao mesmo tempo, todos os obstáculos são superados pela persistência, criatividade e resiliência dos professores.

No fim das contas, Abbott Elementary é uma daquelas séries bem pensadas e bem feitas. Entrega um humor conciso à lá Modern family (sem ser apelativo, nem mesmo “bobo”) e com um assunto realmente relevante, que interessa acompanhar — se assemelhando aos momentos mais sociais de Todo mundo odeia o Chris. No momento, a produção sequer terminou a segunda temporada (cada episódio tem meia hora), logo, definitivamente é uma opção para uma maratona no Star+.