Adriana Esteves em cena da série Assédio
Assédio Assédio estreia nesta segunda-feira na Globo Adriana Esteves em cena da série Assédio

Com um pé na realidade! Séries como Assédio se valem da vida real para contar histórias

Publicado em Séries

Séries de televisão se inspiram em casos reais para misturar ficção e verdade em atrações como Assédio, que chega nesta semana à TV aberta, e Chernobyl, nova minissérie da HBO

É tênue a linha que separa a ficção da vida real em algumas produções. É o que acontece em duas aguardadas minisséries cujas estreias estão programadas para os próximos dias: Assédio chega à Globo na próxima sexta-feira depois de passar no Now e no Globoplay; e Chernobyl é atração da HBO a partir de 6 de maio.

Com muita coragem e competência, Assédio ー escrita por Maria Camargo com base no livro A clínica: A farsa e os crimes de Roger Abdelmassih, de Vicente Vilardaga ー traz a tragédia vivida pelas mulheres vítimas do médico Roger Abdelmassih, aqui batizado de Roger Sadala e interpretado com vigor por Antonio Calloni.

Com uma narrativa que, às vezes, lembra a linguagem documental, os 10 episódios de Assédio acompanham os dramas das pacientes Stela (uma perfeita Adriana Esteves), Eugênia (Paula Possani), Maria José (Hermila Guedes) e Vera (Fernanda D’Umbra) e da recepcionista Daiane (Jéssica Ellen) ー todas vítimas de Roger, que abusava sexualmente delas quando elas procuravam tratamento para engravidar. Além do abuso em si, elas têm que enfrentar o medo e o sentimento de culpa, fora que o marido delas algumas vezes não as compreendem.

Acidente nuclear é mote para Chernobyl

A explosão na usina de Chernobyl, em abril de 1986, serve como mote para a série da HBO, Chernobyl, que estreia em 6 de maio e terá 5 capítulos. Sob a direção de Craig Mazin, a série traz Stellan Skarsgard e Emily Watson à frente do elenco.

Ele será Boris Shcherbina, vice-presidente do Conselho de Ministros e chefe do Departamento de Combustível e Energia da URSS, e ela, Ulana Khomyuk, física nuclear que quer descobrir as causas do acidente e um jeito que ele não se repita. Completa o elenco principal Jared Harris como Valery Legasov, designado para determinar a causa do desastre

O “jogo de empurra” da culpa entre os responsáveis pela usina vai crescer ao ponto de superar a preocupação imediata com as famílias dos 31 mortos e das centenas de pessoas feridas ou contaminadas na explosão do reator.

Outras séries baseadas na realidade

American Crime Story ー A série tem duas temporadas. A mais recente, O assassinato de Gianne Versace, está disponível no catálogo da Netflix. Com Penélope Cruz e Rick Martin no elenco, a produção ganhou dois Globos de Ouro (melhor série para a tevê e melhor ator, para Darren Criss) e 7 Emmys, entre os quais o de melhor série.

Special ー Recentemente incluída no catálogo da Netflix, Special tem um grande pé na realidade. Isso porque o criador e ator da dramédia, Ryan O’Connell, tem paralisia cerebral e é gay, assim como o protagonista, que também se chama Ryan. A ação gira em torno das dificuldades e preconceitos enfrentados por ele.

A very english scandal ー A minissérie é uma das sensações da temporada no catálogo do Globoplay. Na produção da BBC inspirada em caso real, Hugh Grant é Jeremy Thorpe, político que temeu o escândalo que seria a descoberta do ex-amante Norman Josiffe (Ben Whishaw). Isso poderia arruinar a carreira dele, na década de 1960. A série é rapidinha ー com três episódios ー e ainda tem Alex Jennings no elenco. Ben Whishaw levou o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante em minisséries para a TV pelo papel.