Com quantas telas se faz uma programação?

Compartilhe

O efeito da segunda tela é cada vez mais frequente. Quem nunca assistiu ao MasterChef tuitando?

O que você faz enquanto assiste ao capítulo da sua série preferida ou durante o episódio daquele reality show imperdível? Ora, vejo tevê e ponto final seria a resposta natural há alguns anos. Mas hoje é diferente. O fenômeno chamado segunda tela chegou há alguns anos com força total. Arrisco-me a dizer que hoje temos terceiras, quartas e inúmeras telas simultâneas.

E as emissoras ー tanto da tevê aberta como da fechada e do serviço de streaming ー já perceberam isso. E não lutam contra o que não pode ser vencido. Espertas, adotam estratégias para que os espectadores não desliguem a tevê enquanto tuítam ou conferem o feed do Facebook, o que inclui conteúdo exclusivo para telas alternativas, as chamadas on demand (ou sob demanda).

Já virou piada entre os jurados do MasterChef Brasil o momento em que a apresentadora Ana Paula Padrão pede que o público participe do programa por meio do Twitter. A interação entre público e apresentadores do programa não vem de hoje ー que o digam as companheiras de trabalho que compravam carnês do Baú. A diferença é que nas atrações contemporâneas, o pedido leva o espectador para outras telas. Ana Paula e o jurado Henrique Fogaça confundem a cabeça do colega dele, Erick Jacquin, quando pedem que o público tuíte usando a hashtag do programa.

Crédito: Band/Divulgação. Jurados do MasterChef Brasil incentivam o fenômeno da segunda tela

Ela não está pedindo votos ー o programa nem ao vivo é. O que Ana Paula quer é que as pessoas comentem nas redes sociais o que aconteceu no ar e que o debate continue mesmo quando o eliminado da semana for anunciado e o reality show sair do ar. A nova conversa de bar se dá nas redes sociais. A estratégia dá certo e é rara a terça-feira em que o MasterChef não figure nos trending topics do país e, às vezes, até do mundo.

O Facebook é a ferramenta escolhida pela Netflix para se manter em contato com o usuário da plataforma de streaming. Por meio da rede social, a empresa ouve sugestões, faz promoções, incentiva debates ー o público de séries como OA e Sense8 adora um teoria da conspiração!

Mais recentemente, a Globo entrou na tendência do on demand. Em meio à perda de audiência e, por meio da Globo Play, a emissora disponibiliza episódios de atrações como ADnight Show. Além disso, produções como as minisséries Carcereiros e A cara do pai, por exemplo, ficaram disponíveis apenas na internet (para assinantes, que se pontue) por um bom tempo. A cara do pai estreou na tevê há poucas semanas. Por outro lado, a excelente Carcereiros é sempre adiada. A última previsão foi para janeiro do ano que vem. Valerá a pena esperar. Enquanto isso, comenta no blog o que você acha da nossa tevê!

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

2 semanas atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

2 semanas atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

3 semanas atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

4 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

1 mês atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

1 mês atrás