kubanacan6

Com humor ágil e críticas políticas sutis, Kubanacan entra para o Globoplay

Publicado em Novela

Kubanacan entra na programação do Globoplay e traz o estilo de Carlos Lombardi de volta. Elenco tinha, entre outros, Marcos Pasquin, Humberto Martins, Vladimir Brichta e Adriana Esteves. Relembre!

Alguns autores de novelas conseguem imprimir um estilo próprio às obras que assina. Carlos Lombardi é um deles. O humor ágil, os homens descamisados e as cenas picotadas são a base da receita. Em Kubanacan (2003) um ingrediente extra fez a diferença: uma sutil e bem humorada crítica social. Nesta segunda-feira (7/12), a novela entra no rol de atrações do Globoplay, serviço sob demanda da Globo que vem disponibilizando duas novelas antigas por mês para os assinantes.

A ação se passa nos anos 1950, na paradisíaca e tropical ilha de Kubanacan, no Caribe. O país tem duas cidades principais: a capital La Bendita e a colônia de pescadores Santiago. No poder, o general Carlos Camacho (Humberto Martins) assume após um golpe militar apoiado por Mercedes (Betty Lago), amante dele e primeira-dama do governo anterior. O governo de Camacho é o mote para que Lombardi insira na trama temas como corrupção, falta de ética e politicagem.

Na outra ponta da trama, um homem ー interpretado por Marcos Pasquim ー é encontrado desacordado e sem memória pelos pescadores de Santiago. Batizado por eles de Esteban, o rapaz logo se apaixona por Marisol (Danielle Winits), esposa de Enrico (Vladimir Brichta). Ela se separa de Enrico, que vai para a capital, e se casa com Esteban, com quem tem um filho. Esteban não se lembra de nada do passado, mas tem alguns lampejos que o fazem crer que ele era um homem violento.

Após uma passagem de tempo, Marisol conhece e se encanta por Camacho e vira amante dele, abandonado Esteban e o menino deles. O problema é que Camacho não pode se separar de Mercedes porque a popularidade dela é que sustenta o governo dele. Enquanto isso, Enrico se casa com a cantora de cabaré Lola (Adriana Esteves), que se apaixona por Esteban. É assim que os destinos de Esteban e Camacho vão se cruzar.

O elenco de Kubanacan ainda traz nomes como Nair Bello, Carolina Ferraz, Marco Ricca, ngela Vieira, Bruno Garcia, Françoise Fourton e Letícia Spiller, entre outros, sob a direção de Wolf Maya.

Relembre os principais personagens de Kubanacan

Este slideshow necessita de JavaScript.

General Carlos Pantaleón Camacho (Humberto Martins) – É o governante da ilha de Kubanacan. A personalidade dele mistura um pouco das características de alguns ex-ditadores latino-americanos e também de alguns presidentes eleitos. Não é nenhum intelectual, mas faz questão de citar trechos de livros pré-selecionados por seu secretário, Dagoberto (Bruno Garcia). É um bom lutador e gosta de se exibir, pois acredita que o povo só respeita um governante que seja macho. É incapaz de amar outra pessoa além de si mesmo e de seu filho Carlito (Iran Malfitano). A única pessoa a que teme é a esposa Mercedes (Betty Lago).

Mercedes Montenegro Camacho, La Dueña (Betty Lago) – Nasceu pobre, mas o porte altivo e os traços de princesa a lançaram à carreira de modelo. Mercedes perdeu totalmente o contato com a mãe, Dona Isabelita (Lolita Rodrigues), e com o irmão Manuel (Luis Guilherme). Era a primeira-dama de Kubanacan, esposa de Rúbio (Stênio Garcia), quando conheceu Camacho, com quem se casou pouco depois. É amada pela população por estar sempre perto dos pobres em momentos de tragédias e essa sua popularidade ajudou Camacho a se tornar um ditador. Só não esperava que ele fosse ignorá-la depois do casamento. Sofre com a situação, mas não perde a pose. É mãe de Guijermo (Daniel Del Sarto) e Mercedita (Tatyane Fontinhas Goulart).

Mercedita (Tatyane Fontinhas Goulart) – Segunda filha de Mercedes. Ao contrário do irmão, Guijermo, adora o general Camacho. Nutre um ciúme doentio pelo marido da mãe e vive culpando Mercedes pelas traições de Camacho. Imita a mãe nos mínimos detalhes, principalmente no penteado e no figurino. É muito escandalosa e parece uma caricatura dela. Muda quando se apaixona por um pescador pobre, passando a viver o que acredita ser um amor proibido. Nem desconfia dos sentimentos de Carlito (Iran Malfitano), filho de Camacho, por ela.

Guijermo Montenegro (Daniel Del Sarto) – Filho mais velho de Mercedes. Ninguém o entende muito bem, nem a mãe. Odeia Camacho (Humberto Martins), ao mesmo tempo em que o admira. Sabe fazer intrigas como ninguém e, sempre que descobre alguma infidelidade do padrasto, dá um jeito para que a mãe fique sabendo. É um homem muito sensual, característica que tenta disfarçar, já que pretende se tornar padre. Une-se a Don Diego (Wolf Maya), o grande inimigo de Camacho.

Oleadad y Barra (Rafaela Mandelli) – Jovem tímida, insegura e que se acha o patinho feio da turma. É inteligente, sensível e não entende como pôde se apaixonar por uma besta como Carlito Camacho. Tem vergonha de revelar seus sentimentos porque não quer disputar com um monte de mulheres as atenções do único filho do ditador Camacho. Carlito a vê apenas como uma amiga, e ela se contenta com isso. Acaba ajudando Consuelo (Fernanda de Freitas), uma jovem linda e extrovertida, a conquistar o rapaz. Ele, sem saber, apaixona-se pelo corpo de Consuelo, mas encanta-se pela alma que ele nem imagina ser de Soledad.

Carlito Camacho (Iran Malfitano) – Filho de Camacho e enteado de Mercedes. Carlito é o único que consegue fazer o general de gato e sapato, apesar da competição entre os dois. É muito parecido com o pai quanto a gostar de exibir sua força praticando esportes radicais e mostrando os músculos. Carlito é um jovem desregrado, mulherengo e muito mimado. Só não chega a ser um tipo antipático. Gosta muito da madrasta e acaba apaixonando-se por sua irmã de criação, Mercedita, segredo que guarda a sete chaves.

Amaro Gomes Pablos, o Dagoberto (Bruno Garcia) – Tem educação e classe para ser um verdadeiro membro da aristocracia, já que pertence a uma família que já foi rica. Como hoje não tem dinheiro, ninguém o respeita. Não conseguiu entrar no Exército. Tornou-se, então, taquígrafo em uma repartição pública, até ser convidado por Camacho para ser secretário particular. Está sempre tentando acobertar os encontros amorosos do patrão. É fã de Camacho e tenta imitá-lo, sendo sempre mal sucedido. É extremamente magro e veste-se de maneira discreta. Alimenta, secretamente, uma paixão por Mercedes.

General José Trujillo (Ítalo Rossi) – Militar de carreira, o mais ponderado de todos. Apoia Camacho porque não tem alternativa, mas tem sempre um pé atrás por conta do populismo e dos gestos temerários do ditador, cheio de truques. Trujillo defende os interesses dos militares americanos, mas pode mudar de lado a qualquer momento.

Alejandro Rivera (Werner Schünemann) – Presidente exilado pelo general Camacho e inventor da primeira bomba de nêutrons da história, chamada de projeto Fênix. É o pai do verdadeiro Esteban e de Adriano (ambos interpretados por Marcos Pasquim).

Rúbio Montenegro (Stênio Garcia) – Presidente de Kubanacan, marido de Mercedes e pai de Guijermo e Mercedita. É deposto por um golpe de Estado. Participação especial no primeiro capítulo.

Don Diego y Barra y Barra (Wolf Maya) – Don Diego é um homem mau, fechado e perigoso. É ainda pior do que seu rival, Carlos Camacho, com quem sempre competiu e levou a pior. Ficou manco devido a um ferimento de guerra, tendo sido salvo por Camacho. Mantém distância física de todos, tem obsessão por limpeza e não se sabe de um único romance em sua vida. No passado, a família dele teve muitas posses, hoje é obrigado a viver com o cunhado, Ferdinando (Mário Gomes), que mantém a casa da família. Sua irmã, Concheta (Françoise Forton), não tem paciência com ele. Essa situação de dependência o constrange.

Concheta y Barra y Barra Sacramento (Françoise Forton) – Vive arrumada, é vaidosa e faz qualquer negócio para parecer mais jovem. Na verdade, é superficial e consumista. Fala mal de Mercedes, mas adora imitá-la. Ri muito, está sempre animada, como se estourasse de energia. Quando é contrariada, tem atitudes intempestivas. Acha o marido, Ferdinando, um palerma, mas sabe que foi através dele que conseguiu reconhecimento social. Pretende, inclusive, usar a imagem dele para entrar na vida pública. Torna-se rapidamente amante do milionário Augustín Talavera (André Mattos), com quem pretende se casar tão logo seja eleita prefeita.

Ferdinando Balesteros Sacramento (Mário Gomes) – Ferdinando é um político profissional. Foi, e ainda é, um homem bonito, mas parece não se dar conta disso. Ferdinando é um boa praça, filho de um milionário e inserido na elite kubanaquense. Parece não ter a mínima ideia de onde fica o mundo real. Corre o boato de que, quando estudou em uma academia americana, fizeram experiências misteriosas com ele que o deixaram meio abobado. Mas esse jeito meio aloprado fez com que fosse admirado pelo povo, que o considera um homem honesto. Sofre em público, tornando-se uma espécie de símbolo nacional do bom homem traído, quando descobre a infidelidade de Concheta.

Augustín Talavera, o Tintin (André Mattos) – Trabalha desde pequeno, experiência que o fez aprender tudo sobre comércio e se tornar dono de um hotel-cassino. Por baixo dos panos é um dos maiores contrabandistas de Kubanacan e faz questão de que suas filhas fiquem distante da vida que leva. É um novo-rico vaidoso, que gosta de cores fortes e tecidos caros. Faz tudo para agradar ao ditador Camacho, mas, no fundo, Augustín o odeia, porque o general se casou com Mercedes, seu primeiro amor. O viúvo se envolve com Concheta.

Consuelo (Fernanda de Freitas) – A filha mais velha de Augustín é muito bonita, mas pouco esperta. Logo é descoberta por Carlito e pelo general Camacho. Sente-se humilhada com as traições de Carlito, mas sempre o perdoa, influenciada pela opinião da amante de seu pai, Concheta, que age como se fosse sua mãe. Na verdade, Concheta quer que Gema se case com o filho do ditador.

Calígula (Bruno Gradim) – Sobrinho enjeitado de Augustín Talavera, que o criou como se fosse um favor. O rapaz, dissimulado, complexado e que finge ser boa praça, é secretamente apaixonado pela prima Consuelo.

Perla Perón ( Ângela Vieira) – Estrela do cabaré do hotel-cassino de Copacabana, de propriedade de Augustín. Perla é um nome artístico. Em seus documentos, ela é Gumercinda Mejida. Gosta de ser sempre o centro das atenções, sabe muito bem que é a estrela da companhia e, assim como nos palcos, é canastrona na vida real. Caso descubra que alguém está tentando aparecer mais no show, dá um jeito de lhe cortar as asas. Ninguém contesta suas ordens. Apesar disso tudo, é muito solidária. Arma confusões quando Marisol (Danielle Winits) entra para a companhia, como a protegida de Camacho. No fundo, é uma romântica e sonha ter uma família.

Juan Rulfo Gutierrez, o Johnny (Daniel Boaventura) – Johnny é meio galã, meio comediante e filho de um milionário kubanaquense com uma americana. Quando os pais se separaram, foi viver nos Estados Unidos. Tornou-se um cara do mundo, que acredita ser descolado e esperto – só que até hoje as mulheres o enganam com a maior facilidade. Tem boa índole, mas é razoavelmente amoral. Quando a história começa, está numa fase que beira o alcoolismo, mas é otimista quanto a seu futuro. Fica de mau humor com muita facilidade e acaba falando o que não devia, arranjando brigas e criando inimizades. É muito ansioso e, às vezes, tem problemas por conta disso. Está sempre atrás de algum rabo de saia.

Coronel Sebastián Pantoja (Oswaldo Loureiro) – Frequentador da casa de Augustín e do grande hotel-cassino, sendo morador de uma das suítes do hotel. O coronel é um homem discreto e inteligente, envolvido com a jovem Pepita. Entrou para o Exército porque logo viu que lá estava o poder. Pantoja é um dos homens mais ricos de Kubanacan, representante de interesses agrícolas. Tem tráfego por todas as casas ricas do país e nunca se sabe a favor de quem ele está.

Pepita Pantoja (Paula Franco) – Mulher mais jovem do general Pantoja. É bem saidinha.

Esteban Maroto (Marcos Pasquim) – Esteban é um grande mistério em Kubanacan. Aparece semimorto na praia da colônia de pescadores e sem memória alguma sobre seu passado. Apaixona-se e casa-se com Marisol (Danielle Winits) e torna-se um bom padrasto para os filhos dela, Gabriel (Pedro Malta) e Antonia (Thaís Müller). Não tem grandes ambições, o que incomoda Marisol, que sonha ir embora da aldeia um dia. Acredita ser um cara bom e pacato, mas, quando é ameaçado, descobre que sua verdadeira natureza é outra, já que se torna violento e perigoso. Tem quase certeza que, antes de ficar desmemoriado, era um marginal. Não quer voltar a sê-lo, mas as circunstâncias podem obrigá-lo. Em determinado momento, Esteban assume dupla personalidade, transformando-se no obscuro e arrogante Dark Esteban. O personagem de Marcos Pasquim tem um terceiro desdobramento quando surge, na história, o irmão gêmeo de Esteban, Adriano. No final da novela, Esteban descobre sua verdadeira identidade: ele é o historiador Leon, filho de Rubi (Carolina Ferraz) e do verdadeiro Esteban, que voltou ao passado em uma máquina do tempo para evitar a destruição de Kubanacan por Alejandro Rivera. O verdadeiro Esteban e Adriano são, na verdade, filhos de Alejandro. Ao longo da história, Esteban se envolve com Lola (Adriana Esteves) e Rubi.

Marisol Ortiz (Danielle Winits) – Jovem bonita, esposa do pescador Enrico (Vladimir Brichta). A vida dela se transforma quando um homem desmemoriado, com um tiro no peito, aparece na praia. Ele é acolhido pela aldeia e ganha o nome de Esteban. Após perder uma briga com o forasteiro, Enrico deixa a vila, e Marisol acaba se casando com Esteban, que assume seus filhos e passa a viver como pescador, relacionando-se bem com todos os moradores. Há algo nela que sabe que a vida não se limita à colônia de pescadores onde vive. Tem o sonho de sair em busca de uma vida melhor, mas nunca conseguiu fazê-lo. Por outro lado é apaixonada por seu marido e por seus dois filhos. Marisol é boa, mas não é santa. Fica completamente dividida quando finalmente lhe é oferecida a possibilidade de mudar de vida, tanto por ambição própria como porque gostaria de ver os filhos com um futuro garantido. O que a faz vacilar é ser completamente apaixonada por Esteban. Mas nem mesmo a paixão é mais forte que a ambição. Descontente e frustrada com a falta de ambição de Esteban, que quer apenas viver como os pescadores da região, Marisol deixa-se seduzir por Camacho, com quem tem um caso fugaz. Dividida, Marisol parte em segredo com a filha Antonia e deixa Gabriel com Esteban. Em La Bendita, passa a trabalhar como corista do Copacabana, o principal hotel-cassino da cidade, odiada por ser a protegida do general.

Gabriel (Pedro Malta) – Filho de Marisol e Enrico. Admira o padrasto Esteban, em quem se espelha e a quem vive dando conselhos. Apesar de não se parecer fisicamente com Esteban, esforça-se para ficar parecido com ele, imitando o cabelo e o jeito de andar. É inteligente, animado, otimista, um pouco cínico e gosta de ler. Mente, sem um pingo de vergonha, se for para proteger o padrasto.

Antonia (Thaís Müller) – Filha de Marisol e Enrico. A menina é muito parecida com a mãe: metida, ousada e briguenta. Não é de levar desaforo para casa.

Piedad (Ana Rosa) – Mãe de Esteban. Dona de um circo e que fazia o número da mulher barbada.

Ramon (Geraldo Pestalozzi) – Pescador e o grande amigo de Esteban. Tem bom senso, experiência de vida e não fica tão preocupado com o mistério que envolve a identidade e a história de Esteban quanto os outros moradores. Seu ponto fraco é a esposa Dalila (Thalma de Freitas), em quem acredita piamente, sem desconfiar que ela se esforça para seduzir Esteban a todo custo.

Dalila (Thalma de Freitas) – É casada com Ramon, mas tem uma queda por Esteban, a quem está sempre tentando seduzir. Não faz questão de ser simpática com as outras mulheres e gosta de revelar os segredos de todos.

Enrico Puentes, o Rico (Vladimir Brichta) – É um homem boa praça, dos que gosta de jogar conversa fora e nunca perde o bom humor. Trabalhou desde cedo. O pescador é irmão de Dulcinéia (Érika Evantini). Sempre foi apaixonado por Marisol, com quem teve Gabriel e Antonia. No entanto, pôs tudo a perder ao traí-la bobamente. Marisol não o perdoou e acabou casando-se com outro. Uma luta perdida contra um homem desconhecido, a quem todos chamam de Esteban, muda a vida dele. Por sentir-se humilhado, Enrico decide sair da aldeia para tentar uma nova vida na capital. No início, é enrolado por muitas pessoas e logo percebe que tem de ser esperto para sobreviver. Em pouco tempo, torna-se gigolô, passando a defender as prostitutas com unhas e dentes. Apaixona-se pela católica Lola (Adriana Esteves), mas não consegue abandonar sua antiga profissão e passa a levar uma vida dupla. Gosta de praticar luta livre quando pode. Sua felicidade é posta em risco com a reaproximação de Marisol e Esteban.

Lola Calderon Puentes (Adriana Esteves) – Lola é forte, decidida e bastante independente para uma mulher dos anos 1950. Como perdeu o pai cedo, logo percebeu que não podia depender de homem para viver e está sempre tentando se desvencilhar das ordens da mãe, Dolores. Lola sempre cantou muito bem, e sua mãe torcia para que a filha pudesse ter uma carreira internacional, o que lhes permitiria melhorar de vida. Infelizmente, isso não aconteceu. Lola tornou-se vendedora e conheceu Enrico, com quem vive uma grande paixão. Depois de um tempo, começa a cantar, à noite, no bar do Grande Hotel Cassino. Irmã dela, Rubi (Carolina Ferraz) é apaixonada pelo cunhado.

Rubi Calderón (Carolina Ferraz) – É considerada a ovelha negra da família. A filha de Dona Dolores cresceu à sombra de Lola, considerando-se sempre inferior à irmã. Desenvolveu uma obsessão por entrar para o Exército e, como não conseguia ser aceita, resolveu disfarçar-se de homem. Quando é desmascarada, volta a morar com a família, mas se sente mal com essa situação, especialmente por ter de conviver com o cunhado, Enrico. Rubi acha que o cunhado não presta, mas, no fundo, é apaixonada por ele. É muito atrapalhada e nunca sabe onde se colocar, o que provoca algumas confusões.

Dolores Calderón,a Dodô (Nair Bello) – Mãe de Lola e de Rubi. Dona Dolores é daquelas que não leva desaforo para casa. Diz tudo o que pensa, doa a quem doer. É mandona e se mete na vida de todos do cortiço, por onde também espalha opiniões. Não é a favorita dos vizinhos, mas todos a respeitam por conta de sua fama de praticante de vodu. Dizem também que ela tem o dom da cura. Acredita que suas filhas são incompetentes e que não conseguiriam viver sem as suas ordens. Dona Dodô, que sabe como ninguém fazer chantagem emocional, gosta especialmente do genro Enrico.

Dona Isabelita (Lolita Rodrigues) – Vive às turras com Dona Dolores. Mora no andar de cima do alojamento da família Puentes e faz tudo para incomodar os vizinhos do andar de baixo. Diz que nasceu em berço de ouro e que perdeu tudo devido ao seu falecido marido, mas é mentira. Nunca foi rica. Poucas pessoas sabem seus segredos. É mãe de Manuel (Luis Guilherme) e Mercedes (Betty Lago), a primeira-dama do país, só que não tem qualquer tipo de contato com a filha há vários anos. Odeia ser pobre e gosta de perceber que a vizinhança a considera conservada para sua idade.

Manuel Castaño, o La Violetera (Luis Guilherme) – Obedece a mãe e se cala sobre suas mentiras. Apesar de ter a aparência física de um homem perigoso, Manuel é conhecido como La Violetera, porque tem a cor rosa como a base de suas roupas. Tenta manter as aparências no bairro, apesar de ser conhecido como bicha no Grande Hotel. Manuel é coreógrafo, maquiador e, por saber tudo da última moda, é um grande conselheiro para as vedetes. Enrico, seu vizinho, descobre a vida dupla dele e passa a chantageá-lo. O que ninguém sabe é que Manuel é muito macho e tem até mulher e filhos em outro bairro. Sabe que corre risco de vida se Augustín, o dono do Hotel, descobrir que ele não é gay.

Dulcinéia, La Grande (Érika Evantini) – É a irmã mais nova de Enrico, mas é quem manda na família. É mandona e gosta que a colônia de pescadores inteira a reconheça como a chefe do clã. Tem mais barcos que os outros pescadores, o que a garante grande poder econômico, apesar de morar em um casebre. Mete-se na vida de todo mundo e é apaixonada pelo marido Jesus (Roger Gobeth), de quem morre de ciúmes.

Jesus (Roger Gobeth) – É pescador desde a adolescência, mas gosta mesmo é de fazer trabalhos para os veranistas que têm casa na redondeza. Não tem a menor vergonha de puxar-saco para ganhar alguma coisa. Sonha em se dar bem na vida e casou-se com a moça com mais dinheiro que conheceu, Dulcinéia. Ela é muito ciumenta, e ele está sempre tentando esconder suas aventuras.

Madalena Gutierrez (Nadia Rowinsky) – Madalena é uma ex-vedete que deu o grande golpe de sua vida se casando com o rico Felix Gutierrez, muito mais velho do que ela. Todos sabem que seu casamento não passa de um golpe do baú. A falsa loira se acha a cara de uma estrela de Hollywood, confunde charme com vulgaridade e é pouco inteligente. O que sabe aprendeu com a vida. Fora as mentiras que conta para seu marido, é uma boa pessoa. Dá força para Lola e Marisol. Às vezes, dá umas escapadas para visitar seu velho mundo, pois sente saudades do palco e das luzes. Tem uma queda por Enrico.

Hector Hernandez (Otávio Augusto) – Marido de Cristal (Bete Coelho).

Cristal (Bete Coelho) – Esposa de Hector.

Maria (Márcia Mancini) – Trabalha no nightclub com Niña (Elena Toledo) e Pinta (Adriana Tolentino). Tem um ar perverso.

Pinta (Adriana Tolentino) – Trabalha no nightclub com Niña e Maria.

Niña (Elena Toledo) – Trabalha no nightclub com Pinta e Maria. É uma jovem romântica, sensível e simpática.

Celeste (Andréa Leal) – Vizinha de Marisol. É honesta, amiga e não compete com Marisol.

Paloma (Aimée Ubacker) – Vizinha da família de Lola e Enrico no cortiço.

*Fonte: Memória Globo