CANAL BRASIL_Choque de Cultura_FOTO David Benincá (6) Crédito: David Benincá/Divulgação

Choque de Cultura discutirá o cinema nacional em nova temporada no Canal Brasil

Publicado em Programas

O programa de humor Choque de Cultura está de casa nova e com temática voltada às produções brasileiras

Após dois anos na Globo, o programa Choque de Cultura, que surgiu em 2016 no YouTube, muda de canal. A partir desta sexta-feira (4/12), a nova temporada da atração será exibida no Canal Brasil, às 21h45, podendo ser vista nos streamings Canais Globo e Globoplay e também nas reprises às segundas, à meia-noite, na nova emissora.

A transição ocorreu a partir da ideia de um programa para Maurílio dos Anjos, vivido por Raul Chequer, dedicado ao cinema nacional que se chamaria Maurílio em transe, em referência ao longa-metragem Terra em transe (1967), de Glauber Rocha. “Depois da última live do Oscar, o Maurílio ficou enlouquecido e conseguiu um abrigo no Canal Brasil para fazer um programa sobre o cinema brasileiro. Mas esse programa foi furtado e daí nasceu essa nova temporada do Choque, em que podemos avaliar filmes brasileiros maravilhosos”, explica Chequer.

Crédito: David Benincá/Divulgação

A temporada será formada por 12 episódios sendo a primeira vez que o Choque de Cultura dedicará uma edição inteira às produções brasileiras. O que já era um desejo antigo do time composto ainda por Daniel Fulan (Renan de Almeida), Caíto Mainier (Rogerinho do Ingá) e Leandro Ramos (Julinho da Van). “Um programa temático brasileiro caiu num ótimo momento. Tivemos tantas temporadas, mas essa é diferente. Porque temos temas livres dentro do cinema nacional”, avalia Daniel Furlan.

Dessa vez, os caras do transporte alternativo vão opinar sobre longas-metragens como Tropa de Elite 1 e 2 (José Padilha), que está no episódio de abertura, Bacurau (Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles) e Cidade de Deus (Fernando Meirelles e Kátia Lund). Também haverá capítulos temáticos, como O Brasil no Oscar (quarto programa) e Cinema Novo (tema do terceiro episódio). Além do Prêmio Gurgel de Prata, em que o quarteto apresentará uma seleção ecléticas de filmes, de Xuxa e os Duendes a Heleno, com Rodrigo Santoro.