Apresentadores do programa Chef ao pé do ouvido
pe do ouvido_650 Apresentadores do Chef ao pé do ouvido se desesperam com erros de amadores Apresentadores do programa Chef ao pé do ouvido

Crítica: Chef ao pé do ouvido tem mais humor do que gastronomia

Publicado em Reality show

Reality show Chef ao pé do ouvido, no GNT, leva a irreverência de Thaynara OG para a cozinha. O resultado dá certo. Leia a crítica!

Na primeira temporada do ótimo Que Marravilha! Aula de cozinha, Thaynara OG deixou claro a experiência que tinha na cozinha: nenhuma. Imagina o estranhamento do público quando o GNT anunciou que justamente ela estava à frente do novo reality gastronômico da emissora, Chef ao pé do ouvido. Ainda bem que ela só apresenta o divertido programa, ficando bem longe das panelas.

O formato de Chef ao pé do ouvido é diferente do visto na maioria dos reality shows gastronômicos do país. Os chefs Raphael Cesana e Renata Vanzetto se desafiam a cada episódio. Eles têm a árdua missão de fazer com que uma pessoa que não tem familiaridade nenhuma com a cozinha faça um prato com todas as etapas. Isso sem que o pupilo veja o chef. O aprendiz só ouve o profissional. As receitas escolhidas não são tão fáceis, o que aumenta a diversão: curry de legumes e risoto de cogumelos com tornedor (oi?) de filé e outras desafiaram os participantes.

Depois, o prato é provado por um especialista que, coitado, diz qual é o vencedor. Não é que até agora os times se saíram bem? Fora um exagero na pimenta aqui, uma falta de sal ali, todos se salvaram.

Prato cheio para confusão! E para a diversão! Já teve amador confundindo coentro com alho-poró, participante sem saber identificar farinha de trigo e um Raphael Cesana desesperado com a (falta de) habilidade de uma concorrente com a faca.

Palmirinha Onofre
Palmirinha Onofre tem participação discreta no programa

Não seria total erro dizer que Chef ao pé do ouvido é um programa de comédia. Renata Vanzetto tem carinha de anjo, era uma das juradas mais boazinhas das primeiras temporadas de Cozinheiros em ação, mas revela-se esquentadíssima no novo programa. É cada bronca que a moça dá nos pobres amadores… Ainda bem!

Por outro lado, Raphael Cesana é a calma em pessoa. Ele se desespera a cada perigo que o participante passa e deixa o desespero para os minutos finais. Um pouco mais duro nos primeiros episódios, Raphael anda se soltando com o passar do tempo.

Thaynara OG confere ainda mais humor ao programa, embora tenha participação pequena. Ela aparece mais cobrando os participantes e interagindo com Palmirinha. Sim! A simpática senhorinha está de volta à tevê. Mas merecia uma volta melhor. É dela o maior senão de Chef ao pé do ouvido. De um estúdio, sem estar nem vendo o que está acontecendo, ela comenta as gafes narradas por Thaynara. Ela responde com dicas preciosas que não são repassadas aos participantes do programa ー um erro que não compromete Chef ao pé do ouvido, mas que poderia ser corrigido numa eventual segunda temporada.