Crédito: Warner Bros/Divulgação. Elenco da série Friends. Crédito: Warner Bros/Divulgação. Elenco da série Friends.

Casa Warner: Confira como comemorar os 25 anos de Friends

Publicado em Séries

O projeto Casa Warner celebra a marca com cenários e itens da série Friends em São Paulo. Saiba mais!

Mesmo 25 anos depois, Friends continua a movimentar o cenário, tanto televisivo, quanto comercial (entenda abaixo o motivo do sucesso). Em comemoração ao aniversário, o que não faltam são eventos e produtos. No Brasil, tem a Casa Warner.

De 18 de setembro até 13 de outubro (uma semana a mais do que o previsto), a Avenida Paulista, em São Paulo, é o cenário da Casa Warner. Em sua segunda edição na capital paulista, a iniciativa tem dois andares inteiros dedicados à série. O objetivo é fazer com que os fãs vivenciem uma experiência imersiva em Friends. Para isso, a Warner Bros. recriou no Brasil a cafeteria Central Perk com o emblemático sofá e as salas das casas de Monica e Rachel (nesse caso, incluindo a varanda da dupla) e Chandler e Joey. Produtos temáticos também fazem parte da mostra.

“Os fãs podem esperar uma experiência que só a Warner pode proporcionar, onde o fã da sitcom poderá recordar e viver os melhores e mais apaixonantes momentos das 10 temporadas, recriar cenas e encher suas redes sociais de fotos e vídeos memoráveis”, adianta Silvia ‘Fu’ Elias, diretora sênior de conteúdo da Turner Brasil, em entrevista ao Correio. “Muitos dos cenários foram construídos aqui, mas há, sim, itens vindos dos estúdios (em Los Angeles), como o sofá do Central Perk e alguns outros objetos desse espaço”, completa.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Sobre o sucesso da série, a diretora do canal explica: “Todos nós nos vemos um pouco nesses personagens, ou conhecemos pessoas que se parecem com eles. A independência e a autoafirmação na fase adulta é o tema central, tudo isso rodeado de muita amizade e confiança! E isso é atemporal! Já ouvi relatos de fãs dizendo que Friends foi responsável por tirá-los de um estado de depressão profunda. E ainda outros que simplesmente reassistem à série para desestressar ou promover um momento mais leve no dia. A série fala de família, não a de sangue, mas a família formada pelo coração. Hoje temos ainda a família virtual e tantos outros grupos. Não tem como não se relacionar com isso.”

Motivos do sucesso de Friends

Trama relacionável
Ao retratar um grupo de amigos no início da vida adulta, a série exibe situações vividas por quase todo mundo. A história aborda, principalmente, temas como amizade e relacionamentos amorosos.

Humor leve
Os dramas dos seis amigos são mostrados sempre com muito bom humor. A comédia se aproveita de diferentes formas de fazer rir: o jeito mulherengo e bobo de Joey; a mania de arrumação de Monica; as futilidades de Rachel; o constante azar de Ross; o jeito sem noção e inocente de Phoebe; e o sarcasmo de Chandler.

Momentos marcantes
Friends ficou conhecida como uma série que criou vários bordões e memes — quando essa palavra nem existia ainda. Frases como “Unagi” e “How u doing?”, ditas por Ross e Joey, respectivamente, viraram bordões. A música Smelly cat, cantada por Phoebe, está na ponta de língua de qualquer fã. Episódios como os do bronzeamento artificial de Ross, do cabelo avolumado de Monica; da propaganda de batom azul de Joey; e no qual Rachel e Ross “estavam dando um tempo” são lembrados até hoje.

Personagens coadjuvantes
Além de um bom elenco principal, Friends tem ótimos personagens coadjuvantes. Quem não se lembra da ex-namorada de Chandler, Janice (Maggie Wheeler), e do gerente do Central Perk, Gunther (James Michael Tyler)?

Para comemorar os 25 anos de Friends

Produtos comemorativos — Lego e C&A
A marca dinamarquesa Lego anunciou o lançamento de uma coleção que reproduz o cenário e os personagens de Friends. Diponível no mercado desde 1º de setembro, as peças recriam o Central Perk, e os personagens, todos com alguma característica marcante em destaque. A loja de departamento C&A lançou no início do mês uma coleção de roupas de Friends, com frases e imagens icônicas.

Fachada do prédio e o estúdio — Nova York e Los Angeles
A fachada do prédio do Central Perk costuma aparecer em várias cenas das 10 temporadas de Friends e ele é real, fica na esquina da Groove St. com a Bedford St., em Nova York. Apesar de não ter tido cenas gravadas com o elenco lá, a fachada se tornou num dos marcos da série e pode ser visitada. Já quem pretende passar uma tarde no Central Perk, o jeito é fazer a visita aos estúdios da Warner Bros, em Los Angeles. O local tem uma réplica da cafeteira mais famosa do mundo. Além disso, também dá para visitar o estúdio em que foram gravados os episódios de Friends e descobrir alguns “segredinhos” das gravações.