Canal Viva traz novela A indomada de volta a partir desta segunda-feira!

Compartilhe

A indomada estreia no canal Viva trazendo de volta personagens inesquecíveis e o realismo fantástico de Aguinaldo Silva. Lembre como era a novela!

O ano de 2018 marcará a volta de Aguinaldo Silva ao realismo fantástico, gênero que o consagrou como autor de novelas, quando, em novembro, a Globo trouxer a inédita O sétimo guardião. Enquanto isso, a gente vai matando as saudades com A indomada, novela de 1997 escrita em parceria com Ricardo Linhares que começa a ser reprisada no Viva nesta segunda-feira (30/7), às 23h30 ー com reprise no dia seguinte, às 13h30.

A ação de A indomada se passa na cidadezinha nordestina Greenville. O local era estranho em todos os sentidos e um dos mais engraçados era que os costumes ingleses e nordestinos se misturavam ali, inclusive no falar das pessoas. Quem não se lembra do “oxente, my love”, que caiu na boca do brasileiro há 20 anos?

A trama tem duas fases ー moda seguida por várias novelas dos anos 1990 e início dos anos 2000 de que eu nem sempre gosto. A primeira se passa na década de 1970, quando Eulália Mendonça e Albuquerque (Adriana Esteves), moça de importante família, se apaixona pelo cortador de cana Zé Leandro (Carlos Alberto Riccelli). Ela engravida, ele é expulso da cidade pela família dela. Mas volta a Greenville e foge num navio com Eulália e a pequena Lúcia Helena (Leandra Leal). O barco naufraga e apenas Lúcia Helena é achada. Agora a menina será criada pelos tios, Pedro Afonso (Cláudio Marzo) e Altiva (Eva Wilma).

Eva Wilma perfeita como Altiva em A indomada

A fortuna dos Mendonça e Albuquerque começa a ruir quando a usina de açúcar da família explode. Para piorar, Pedro Afonso perde boa parte do patrimônio numa aposta para Teobaldo Faruk (José Mayer). Mas o forasteiro garante que devolverá tudo a Lúcia Helena quando a menina crescer e se casar com ele. A menina, então, espera a maioridade chegar estudando na Inglaterra.

A segunda fase de A indomada começa com a volta de Lúcia Helena a Greenville. A personagem nessa etapa da novela é vivida por Adriana Esteves. Ela e Teobaldo vivem às turras e, claro, acabam se apaixonando de verdade e planejando, juntos, vingança contra quem os atrapalhou no passado, especialmente Altiva.

O realismo fantástico de A indomada

Toda essa confusão era embalada por uma adorável realismo fantástico. Era isso que permitia, por exemplo, que o delegado Motinha (José de Abreu) caísse num buraco, fosse dado como morto, quando, na verdade, havia entrado num túnel com ligação direta para o Japão; ou que o filho de Teobaldo, Emanoel (Selton Mello), sofresse crises místicas e virasse anjo até se apaixonar por Grampola (Karla Muga), moça foragida do bordel de Zenilda (Renata Sorrah). Há, ainda, o mistério sobre o Cadeirudo e os uivos de Scarlet (Luiza Tomé), esposa do prefeito Ypiranga (Paulo Betti), em noites de lua cheia.

Tudo era possível no realismo fantástico de A indomada

Como Adriana Esteves acabou não convencendo no papel da mocinha de A indomada, foi a vilã Altiva que roubou a cena. Ou melhor, Eva Wilma, num dos grandes papéis dela na tevê. Aguinaldo Silva é expert em criar vilãs cômicas e acertou em cheio com Altiva. Era impossível não rir quando ela soltava um “weeeeellll”, bem carregado no sotaque nordestino. O desfecho de Altiva, virando fumaça e prometendo voltar também foi muito comentado à época.

O elenco de A indomada ainda trazia Betty Faria como a delegada Miranda, Ary Fontoura como o deputado Pitágoras, Flávia Galvão como Richard e Pedro Paulo Rangel como padre Joseph, entre outros.

Altiva jurou que voltaria… e voltou!
Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Ruptura retorna e preenche a expectativa com delicioso vazio misterioso

A série de sucesso da Apple TV+ estreia a segunda temporada com muita expectativa, mistério…

13 horas atrás

BBB 25: o Brasil (realmente) precisa de outra edição do reality?

Os preparativos para mais um ano do Big Brother Brasil já começaram. Além da necessidade…

1 semana atrás

‘O professor’: a série mais madura entre as teens; confira a crítica

Produção disponível no Disney+ mostra os desafios de um professor gay que quer mudar o…

2 semanas atrás

Round 6 retorna bem e prova que a história ainda não acabou

O Próximo Capítulo assistiu ao início da segunda temporada e passa algumas das primeiras impressões…

3 semanas atrás

Secret Level prometeu muito, cumpriu o que conseguiu

Com menções a Warhammer, Sifu, Mega Man, Concord e muitos outros jogos, a série antológica…

4 semanas atrás

Os 10 melhores episódios de 2024

Mais um ano chega ao fim e é claro que a tradição do Próximo Capítulo…

4 semanas atrás