Canal Viva estreia minissérie Dercy de verdade neste sábado

Compartilhe

Em Dercy de verdade, Heloísa Périssé e Fafy Siqueira dividiram o papel de Dercy Gonçalves, pioneiro no humor brasileiro

A vida da atriz Dercy Gonçalves está bem longe de ter sido uma piada. A humorista teve que enfrentar dificuldades e preconceitos desde antes de sonhar com a carreira artística e morreu sem ser reconhecida por todos como a primeira grande atriz do humor brasileiro.

Essa história de superação, repleta de lágrimas e risos é a base para a excelente minissérie Dercy de verdade, escrita por Maria Adelaide Amaral e dirigida por Jorge Fernando em 2012. A partir deste sábado (8/1), o público poderá rever a obra no canal Viva, às 20h30.

A trama começa na década de 1920, com Dercy ainda chamada de Dolores (Heloísa Périssé) sendo expulsa do coro feminino da igreja, apesar da belíssima voz. A justificativa: ela não tinha modos; e se pintava como uma “mulher da vida”. Começa assim a narrativa de batalhas de Dercy para ser ela mesma e para fazer aquilo em que acreditava.

Dercy de verdade acompanha a trajetória dessa comediante, muitas vezes confundida com meretriz de uma forma humana, lírica até. Não espere uma sucessão de esquetes. Não é isso (ainda bem!) que a minissérie faz.

Heloísa Pérrissé e Fafy Siqueira estão perfeitas em quase uma homenagem à diva que elas mesmas citam como referência. É interessante rever personagens que foram de importância para o estabelecimento da televisão no Brasil, como Boni (Bruno Boni de Oliveira), Chico Anysio (Nizo Netto) e Carlos Manga (Danton Mello), por exemplo.

Relembre os personagens de Dercy de verdade

Elenco da minissérie Dercy de verdade

Dolores/ Dercy (Luiza Périssé/Heloísa Périssé e Fafy Siqueira) – Artista irreverente. Destemida, saiu de uma pequena cidade, no interior do Rio de Janeiro, e conquistou um público fiel em quase um século de trabalho. Ficou conhecida como uma das maiores atrizes da Commedia Del’Art. Casou-se com Pascoal (Fernando Eiras) e Augusto Duarte (Tuca Andrada). Decimar (Bruna Botelho/Samara Felippo) foi fruto de um rápido romance com Valdemar (Cássio Gabus Mendes).

Pascoal (Fernando Eiras) – Primeiro marido de Dercy. Juntos criaram a dupla Os Pascoalinos.

Valdemar (Cássio Gabus Mendes) – Teve um envolvimento com Dercy, com quem teve Decimar. Apesar de ser casado e não poder assumir publicamente a filha, sustentou as duas às escondidas e nunca as deixou desamparadas financeiramente.

Augusto Duarte (Tuca Andrada) – Jornalista que conhecia profundamente os bastidores e os negócios do Teatro de Revista. Tornou-se empresário de Dercy e casou-se com ela. Foi infiel no casamento e nas finanças, e o relacionamento não vingou.

Homero Kossak (Armando Babaioff) – Homem culto, bonito e amigo de Dercy. Ela era apaixonada por ele, mas teve de se contentar em ser madrinha de casamento do amigo.

Clô Prado (Drica Moraes) – Socialite e amiga de Dercy. Ela escreveu a peça Miloca Recebe aos Sábados para a comediante.

Bita (Rosi Campos) – Irmã e amiga fiel de Dercy Gonçalves. Após se casar, deixou Santa Maria Madalena e se mudou para o Rio de Janeiro. Era ela quem cuidava de Decimar, sua sobrinha.

Manuel (Walter Breda) – Pai de Dercy Gonçalves. Nunca aceitou nem apoiou as escolhas de Dercy. Foi abandonado pela esposa por ter sido infiel.

Chico Anysio (Nizo Netto) – Ator e amigo de Dercy Gonçalves. Foi ele quem apresentou Carlos Manga (Danton Mello) para a atriz.

Carlos Manga (Danton Mello) –Produtor da TV Excelsior e responsável pela primeira aparição de Dercy na TV.

Isabel de Oliveira (Paula Burlamaqui) – Atriz e responsável pela primeira aparição de Dercy no teatro Boavista, em São Paulo.

Boni (Bruno Boni de Oliveira) – Produtor da TV Rio e mais tarde da TV Globo.

Vito Tadei (Ricardo Tozzi) – Acrobata, professor de natação e mulherengo. Foi namorado de Dercy. Acabou abandonando a atriz para seguir carreira na Europa.

Walter Pinto (Eduardo Galvão) – O mais importante produtor do Teatro de Revista da Praça Tiradentes e responsável por trazer atrações internacionais para o Rio de Janeiro. Dercy Gonçalves estrelou a maioria de suas peças.

Dr. Simão (Daniel Boaventura) – Psiquiatra por quem Dercy se apaixonou. Tentou seduzi-lo, sem sucesso.

*Fonte: Memória Globo

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Marcus Tardin é um rei valoroso e devoto a Deus na Record

Ator carioca de 46 anos retorna às produções bíblicas com Reis em ano que festeja…

18 horas atrás

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

6 dias atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

7 dias atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

7 dias atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

1 semana atrás

“É importante mostrar o Brasil para o Brasil”, afirma Carla Elgert

Atriz gaúcha protagoniza série independente gravada no Mato Grosso e exibida em uma tevê estatal…

1 semana atrás