A Revolução Russa é tema de documentário no canal Curta!
curta1 A Revolução Russa é tema de documentário no canal Curta! A Revolução Russa é tema de documentário no canal Curta!

Canal Curta! comemora cinco anos com programação especial

Publicado em Documentário

Canal Curta! exibirá documentários inéditos em programação especial para a data. Confira a agenda!

O Canal Curta! completa cinco anos neste mês de novembro e selecionou documentários inéditos na tevê brasileira para comemorar. O Próximo Capítulo selecionou três destaques que mostram a variedade da produção exibida na emissora: 1917 – Construindo a Revolução Russa, Libertem Angela Davis e Gaga, o amor pela dança. Saiba mais sobre cada um deles!

Inédito no Brasil, 1917 – Construindo a Revolução Russa pega carona no centenário do evento político para lançar luz sobre um dos marcos da política contemporânea. Dirigida por Stan Neumann, a produção será exibida nesta sexta-feira (10/11), às 23h, e terá reprises, sábado (11/11), às 2h e às 12h; e domingo (12/11), às 23h. O documentário parte de Maxim Gorky e Vladimir Illyich Lenin para reviver a revolução russa. Imagens de arquivo e entrevistas atuais dividem espaço com recursos de animação. Isso acaba sendo muito benéfico à produção, já que quebra o que poderia ser uma aula chata sobre o tema e ainda funciona como um interessante elemento didático.

É interessante notar em 1917 – Construindo a Revolução Russa que a teoria proposta pelos idealizadores da Revolução Russa nem sempre foi posta em prática. Essa dualidade entre o que é teoria e o que sai do papel para as ruas e para as leis mostra a complexidade de um evento como essa revolução. A impulsividade de Gorky e a frieza de Lenin também são bem exploradas no longa.

A ativista Angela Davis é tema de documentário
A ativista Angela Davis é tema de documentário

Além de comemorar os cinco anos do Curta!, novembro é o Mês da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Por isso, em 24 de novembro, às 23h, vai ao ar Libertem Angela Davis. Nome forte na luta pelos direitos humanos, com ênfase nas questões das mulheres e dos negros, Angela Davis tem a trajetória resgatada pela cineasta Shola Lynch. Angela se tornou uma das mulheres mais procuradas dos EUA na década de 1970, quando defendeu três prisioneiros negros. Ela é acusada de organizar a fuga deles, durante a qual um juiz e quatro detentos morreram.

Quase no fim do mês, em 28 de novembro, às 23h, a estreia é de Gaga, o amor pela dança. Neste documentário, o cineasta Tomer Heymann apresenta ao público o método gaga de dança. Ele foi criado pelo coreógrafo Ohad Naharin, da Companhia de Dança Batsheva. O método começou a ser implantado em Israel meio que despretensiosamente, mas chamou a atenção de companhias e dançarinos no mundo inteiro, sendo adotado em vários países. A iniciativa fez com que Naharin se tornasse mundialmente conhecido como Mr Gaga, que, aliás é o título original do documentário.