Bukassa Kabengele: “É preciso mudar a forma como se olha para os personagens negros dentro de uma trama”

Compartilhe

Ator Bukassa Kabengele vive o segundo protagonista da carreira em Atrás das sombras, filme brasileiro que estreou no streaming devido à pandemia

O currículo de Bukassa Kabengele é extenso. Desde o início dos anos 2000, acumula trabalhos na televisão. A estreia foi em A casa das sete mulheres, em 2003. Nos dois últimos anos, esteve em Cidade dos homens, Malhação: Vidas brasileiras, Carcereiros e Irmandade, onde viveu papéis em que o ator buscou um diferencial no modo em que os personagens eram tratados.

“Estamos em um tempo em que muitos negros entraram na faculdade. Então, as narrativas e os novos discursos precisam trazer isso. Colocar o negro como um médico, que tenha família, que tenha referências, que tenha símbolos e motivos humanizadores. É preciso mudar a forma como se olha os personagens negros dentro de uma trama. Porque, para ter representatividade, é preciso ter um sentido de mudança”, avalia.

Esse outro olhar foi um dos motivos que chamou a atenção de Bukassa para assumir o papel de protagonista do filme Atrás das sombras, de Thiago Camargo, que acabou sendo lançado neste ano nos serviços de streaming (Net Now, Vivo Play, Oi Play, Looke e Canal Brasil) devido à pandemia. Na obra, Bukassa é Jorge, um detetive de Goiânia que ganha a vida desvendando crimes que a polícia não resolveu. Numa nova investigação, ele começa a ter sonhos com uma assombração, que os moradores acreditam ser quem realmente comete os assassinatos.

A preparação para dar vida a Jorge foi intensa. “O personagem ocupa praticamente o filme inteiro. Está presente em todas as cenas. Entendi que teria muito trabalho, tanto psicologicamente quanto fisicamente. Fiz várias pesquisas para entrar no universo técnico da corporação da polícia e dos investigadores particulares”, lembra. Ele também foi atrás de entender quem era esse personagem: “Tem esse lado místico e misterioso da história. Mas eu estava tentando compor um cara mais cético, entendendo as camadas importantes que estavam ali dentro do roteiro e da narrativa”.

Temática

2020. Crédito: Elo Company/Divulgação. Cultura. Cena do filme Atrás da Sombra, de Thiago Camargo com Bukassa Kabengele.

Para ele, um dos grandes temas de Atrás da sombra é exatamente o protagonismo negro. “É um filme que tem um protagonista negro e um elenco composto por atores negros, que também estão inseridos na trama principal. Acho que dentro dessas camadas invisíveis há questões simbólicas, como a da Dona Dalva (Elisa Lucinda), uma mulher negra, curandeira, que não fala, o que retrata o silenciamento das nossas vozes. Temos várias mensagens embutidas no filme que fazem analogia com o racismo”, revela.

Esse é o segundo protagonista da carreira de Bukassa. Antes, ele havia feito o papel principal em Pacificado, filme de Paxton Winters que rodou o circuito de festivais. “É um filme poético sobre esse cara que tenta sair do tráfico e reconstruir a vida sabendo que tem uma filha. Rendeu-me o prêmio de melhor ator no Festival de Cinema de San Sebastian, na Espanha”, explica.

Na pandemia, o ator tem se dedicado à carreira musical, já que a maioria dos trabalhos como ator foi interrompida. “Hoje, sou respeitado como um ator potente, capaz de corresponder e fazer bons trabalhos. Tive propostas para teatro, para uma série, novela, enfim… Paramos todos, estamos nesse hiato, nesse ponto de interrogação”, explica. Então, restou a música, a qual está envolvido desde a adolescência. Ele chegou a acompanhar nomes como Marisa Monte e Elba Ramalho em turnê. “Tenho lido livros, estudado, descansado, cantado. O mais importante é tentar reavaliar e entender a nossa base real”, define.

Adriana Izel

Jornalista, mas antes de qualquer coisa viciada em séries. Ama Friends, mas se identifica mais com How I met your mother. Nunca superou o final de Lost. E tem Game of thrones como a série preferida de todos os tempos.

Posts recentes

Gabriel Barreto emenda segundo protagonista em novela vertical

Ator carioca vive agora um bilionário paulistano na nova produção da ReelShort. Ele faz par…

1 semana atrás

A nobreza do amor: Duda Santos e Ronald Sotto comentam a parceria

Atores interpretam o par romântico central na nova novela das seis, que estreia em março…

1 semana atrás

Próxima novela das seis tem clima de superprodução de época

Protagonizada por uma princesa africana e um trabalhador nordestino, a A nobreza do amor é…

2 semanas atrás

Conheça o casal de protagonistas da próxima novela das seis

Vividos por Duda Santos e Ronald Sotto, Alika e Tonho são os mocinhos de A…

3 semanas atrás

“Eu lia o Correio Braziliense todo dia”, declara Tadeu Schmidt

Em entrevista, o jornalista e apresentador do Big Brother Brasil comenta sua ligação afetiva com…

1 mês atrás

Análise: “Dona de mim” se despede como um marco controverso

Fica como legado a discussão sobre como contar, hoje, histórias populares atravessadas por complexidade emocional…

1 mês atrás