sem limites alvaro morte Álvaro Morte vive Juan Sebastian Elcano em Sem limites | Foto: Amazon Prime Video/Divulgação Cena da série Sem limites

Ator Álvaro Morte avalia a popularização das produções espanholas no streaming

Publicado em Entrevista

“Nós não somos menos que o povo norte-americano”, diz Álvaro Morte, ator de La casa de papel e Sem Limites; Leia a coluna

Por Pedro Ibarra

Uma das indústrias com mais notável ascensão nos últimos anos no audiovisual é a espanhola. Com filmes e séries de muito sucesso, maior investimento e novos atores, as produções da Espanha são destaque no mercado. Um marco expressivo é Sem limites, que se tornou o maior orçamento de uma série em língua espanhola.

Um dos fatores que foram cruciais para esse desenvolvimento recente do audiovisual do país ibérico foi a série La casa de papel. A produção 100% espanhola fez estrondoso sucesso no mundo todo e voltou os olhos para produtos do país. O ator Álvaro Morte, fez parte das duas pontas do processo: protagonizou La Casa de Papel, e todo fervor em volta do seriado, e estreia nesta sexta em Sem limites.

“Artistas de todo o mundo elogiam o trabalho que temos feito com as séries espanholas”, afirma Morte em entrevista ao Próximo Capítulo. O ator ficou conhecido como Professor na série da Netflix e entende a importância de La casa de papel para o processo. “Eu, honestamente, sou muito orgulhoso de ter feito parte desse projeto que mudou os paradigmas em termos de ficção em todo mundo. Uma série que destruiu todo o pensamento de que uma produção gigante pode vir apenas dos Estados Unidos.”

Ele entende que o mercado mudou por conta da série. “Nós quebramos essa parede e, agora, uma produção desta pode ser feita em qualquer lugar: Polônia, Argentina, Brasil.” Álvaro tem ciência que antes de La casa de papel não seriam possíveis títulos como Sem limites. “Estamos no caminho certo, mas temos ainda que trabalhar para atingir esse objetivo. Nós não somos menos que o povo norte-americano, especialmente agora que demonstramos que somos capazes de fazer um sucesso mundial”, aponta.

Álvaro Morte sabe que ainda é um longo trajeto para chegar a um lugar expressivo. “Mesmo orgulhoso, é triste saber que nós ainda não temos o orçamento necessário para as grandes produções. Se estivéssemos gravando Sem Limites nos Estados Unidos, teríamos duas ou três vezes mais dinheiro para fazer a mesma coisa”, critica. “Nós temos que acreditar em nós mesmos e usar as plataformas e a indústria de cada país para incentivar os nossos, para tentar diminuir a lacuna que ainda existe entre nós e eles”, almeja o ator. Ele quer que a Espanha alcance novos lugares, assim como o próprio personagem de Sem Limites fez.

Liga

Moda, música e vídeo. A Louis Vuitton lançou um clipe especial para o desfile da nova coleção masculina. O vídeo de 30 minutos está disponível no YouTube e apresenta um conceito que rege a coleção, mas tem como ponto crucial uma homenagem ao designer Virgil Abloh, que morreu ano passado vítima de um câncer. Quem fica responsável pela música é o rapper Kendrick Lamar e uma banda marcial, que também faz uma apresentação de dança. Para além das roupas, o vídeo vale pela arte.

Desliga

A série da Amazon Prime Video, The Boys, lançou o sexto e polêmico episódio intitulado Herogasm. O capítulo era muito esperado pelos fãs devido à adaptação de uma das cenas mais importantes dos quadrinhos, uma orgia entre heróis. O choque foi tanto que cenas do episódio foram censuradas em quatro países. Porém, considerando as três temporadas de The Boys, coisas muito piores já foram ao ar na série. Se não quer brincar, não desce para o play.

FIQUE DE OLHO

Hoje estreia a terceira temporada de P-Valley na Starzplay

Na quarta, é a vez de Olá, adeus e tudo mais na Netflix

Também na quarta, a Star+ inicia as transmissões da Eurocopa feminina de futebol

Uncharted: fora do mapa é a estreia da sexta-feira na HBO Max