Aproveite o “carnaval do fique em frente à televisão”

Compartilhe

Não faltam opções de séries e filmes para quem quer curtir os dias que seriam de folia em frente à televisão

Troque a fantasia por uma roupa confortável de ficar em casa, o estandarte por um balde de pipoca e refrigerante, e o trio elétrico, do qual atrás só não vai quem já morreu, é a televisão. Em meio à pandemia, essa é a realidade do carnaval deste ano. Mas isso está longe de significar desânimo. Séries e filmes na telinha podem fazer rir, chorar, cantar. E ainda podem até falar de… carnaval!

A distopia é um gênero que está em alta. Beforeigners – Os visitantes, da HBO, tem os cinco episódios da primeira temporada liberados. O drama policial viaja no tempo para falar sobre um estranho fenômeno que traz de volta pessoas da Idade da Pedra, da Era Viking e do fim dos anos 1800. Chamadas de beforeigners, essas pessoas não trazem memória de o que as trouxeram aos dias de hoje

A ação se passa na Noruega, onde a viking Alfhildr Enginsdottir (Krista Kosonen) e o parceiro dela, Lars Haaland (Nicolai Cleve Broch), têm que investigar um intrigante assassinato de uma vítima que tem tatuagens características da Idade da Pedra. Entre uma pista e outra, os dois vão descobrindo fatos sobre o passado deles e aprendendo sobre relacionamento com outras pessoas.

Foto: David Bukach/Divulgação. Expresso do amanhã tem um episódio liberado a cada terça-feira

Com um episódio liberado a cada terça-feira, a segunda temporada de Expresso do amanhã (Netflix) tem três dos 10 capítulos disponíveis. No fim da primeira temporada, o movimento dos “fundistas” (os que estão nos últimos vagões de um trem que pretende salvar a humanidade do congelamento) e seu líder Layton (Daveed Diggs) são surpreendidos por outra locomotiva, que os ataca. Um mistério a ser descoberto é quem está no comando do outro lado.

Melanie (Jennifer Connelly), assim como na primeira temporada, assume o posto de detentora de todos os segredos – ou pelo menos acha que é. A luta entre classes continuará sendo um dos principais temas tratados nessa aventura futurista.

Séries para se encantar

Se a ideia é aliviar a tensão, duas comédias românticas que deram o que falar, em 2020, somam quatro indicações ao Globo de Ouro deste ano: Emily em Paris (Netflix) e Normal people (Starzplay).

Criada por Darren Star, nome por trás, também, de Sex and the city, Emily em Paris oferece, mais uma vez, a visão feminina do mundo. Desta vez, é a partir do ponto de vista de Emily Cooper (Lily Collins) que partimos.

Em 10 episódios, acompanhamos a jornada da americana Emily pela capital francesa, para onde vai em substituição à chefe, grávida. O problema é que a moça não fala francês e tem costumes completamente diferentes dos europeus. A série surpreendeu ao constar na lista do Globo de Ouro nas categorias melhor série (musical ou comédia) e melhor atriz (musical ou comédia).

Foto: Stephanie Branchu/Netflix. As indicações de Emily em Paris ao Globo de Ouro dividiram opiniões

Baseada em livro de Sally Rooney, a minissérie Normal people une os adolescentes Marianne (Daisy Edgar-Jones), menina solitária e vítima de bullying, e o popular Connell (Paul Mescal). A atração física em comum logo se transforma em amor, e a vergonha que um tem de assumir o outro passa a ser necessidade de afirmação. O caminho de aprendizado da dupla é longo e passado de forma fofa pela minissérie. Normal people também tem duas indicações ao Globo de Ouro: melhor minissérie e melhor atriz em minissérie.

Filmes

Foto: Netflix/Divulgação. Elenco estelar é o trunfo do musical Festa de formatura

Os fãs de cinema e de musicais tremem só de ler os créditos de Festa de formatura (Netflix). Dirigido e produzido por Ryan Murphy, o elenco tem estrelas como Meryl Streep, Nicole Kidman e James Corden. Depois de um fiasco na Broadway, Dee Dee Allen (Meryl Streep), Barry Glickman (James Corden), Angie (Nicole Kidman) e Trent (Andrew Rannells) resolvem viajar de Nova York para o interior do país para ajudar uma menina.

Emma Nolan (Jo Ellen Pellman) foi proibida pela líder da associação de pais (Kerry Washington) de participar da festa de formatura com a namorada, Alyssa (Ariana DeBose). O quarteto de atores resolve abraçar a causa de Emma, mas tudo acaba dando errado por causa do tamanho do ego de cada um deles.

É carnaval!

Já que é carnaval, dois documentários poderão matar as saudades da festa momesca, especialmente para quem gosta da folia baiana. Axé: Canto do povo de um lugar (Netflix), de Chico Kertész, mostra como a axé music saiu de um canto de gueto para uma música que representa gente no país inteiro. O longa abusa de belas imagens de arquivo em que a folia baiana é mostrada com toda a aglomeração que a caracteriza. Além disso, tem entrevistados de peso, como Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Luiz Caldas e Gilberto Gil cantando, defendendo o gênero e contando deliciosas histórias.

Presente no catálogo do Canal Bis e do Now, em Guitarra baiana: voz do carnaval, de Daniel Talento, a dupla Dodô e Osmar e a criação da guitarra elétrica, na década de 1940, são o tema desse documentário. O instrumento criado para o carnaval baiano acabou ganhando o mundo inteiro. Armandinho, Daniela Mercury e Moraes Moreira são algumas das estrelas que participam do longa.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

O que é belo e importante para Drayson Menezzes

Ator de 33 anos comentou sobre os trabalhos no audiovisual que vem emendando desde 2020…

4 dias atrás

“É lindo ver mulheres que se escolhem”, afirma Jeniffer Dias

Atriz que protagoniza No ano que vem e estará de volta com Rensga Hits celebra…

4 dias atrás

Sonequa Martin-Green comenta a última temporada Star Trek: Discovery

Protagonista das cinco temporadas de Star Trek: Discovery, Sonequa Martin-Green comenta o caminho trilhado pela série…

4 dias atrás

Aclamado no teatro, Robson Torinni chega à tevê em dose dupla

Ator pernambucano, de 37 anos, entrou para o elenco de Família é tudo, da Globo, e…

6 dias atrás

“É importante mostrar o Brasil para o Brasil”, afirma Carla Elgert

Atriz gaúcha protagoniza série independente gravada no Mato Grosso e exibida em uma tevê estatal…

6 dias atrás

Amigas trans/queer de Buba colorem Renascer com diversidade

Bianca DellaFancy, Gabriela Loran e Galba Gogoia chegam para agitar o núcleo urbano da novela…

1 semana atrás