CBNFOT230120190317 Crédito: Gshow/Isabella Pinheiro. Caio Paduan, Bernardo Marinho e Kayky Brito como Quinzinho, Tobé e Candé na novela Verão 90.

Anos 1990: Relembre produções da época e conheça atrações atuais ambientadas no período

Publicado em Séries

Estreia da novela Verão 90 desperta a curiosidade sobre aquela década. Relembre produções que eram sucesso e outras que se passam nessa época

Por Adriana Izel e Vinicius Nader

Secretária eletrônica, fax, walkman, vídeocassete, cores neon por toda a parte. Os anos 1990 estão de volta, com a estreia, terça-feira, da novela Verão 90. A trama, escrita por Izabel de Oliveira e Paula Amaral, e com direção-geral de Jorge Fernando, se passa naquela década. Outras produções como Everything sucks, Narcos e American crime story, ajudam a matar as saudades da década em que víamos Xica da Silva, Friends e Barrados no baile, entre outras atrações.

Verão 90 trará a história dos irmãos João (João Bravo/Rafael Vitti) e Jerônimo (Diogo Caruso/Jesuíta Barbosa) e de Manuzita (Melissa Nóbrega/Isabelle Drummond), trio que fez sucesso na década de 1980 com o grupo Patotinha Mágica, se separou e, nos anos 1990, se reencontra.

A trama também tem a família Ferreira Lima, uma das mais ricas do Rio de Janeiro. A matriarca Mercedes (Totia Meireles) comanda os negócios, que incluem um canal de música na tevê, um hotel e uma boate. Ela é casada com Quinzão (Alexandre Borges), com quem tem dois filhos: Quinzinho (Caio Paduan) e Gisela (Débora Nascimento).

Ator Caio Paduan
Crédito: Globo/Cesar Alves. Caio Paduan: “Antes da novela eu não surfava, mas já admirava. Hoje estou muito feliz por esse contato, ainda mais porque a natureza é uma bênção”

“Quinzinho é dono de uma emissora de tevê e nasceu em família milionária. É um cara de bem com a vida, leve, alegre e quer se divertir muito; porém, ao mesmo tempo, não reflete nunca sobre suas atitudes e escolhas, sempre baseado em si e nas verdades que carrega. Além disso, ele é um apaixonado pelo mar. Ele é divertido e inconsequente na mesma proporção”, afirma Caio Paduan, em entrevista ao Correio.

O ator aproveita para relembrar os anos 1990: “Tenho memórias especiais das minhas idas ao Maracanã com meu pai. Sem contar, também, nos brinquedos e músicas da época, que não têm como esquecer. É parte da história!”

Marcaram época

Algumas novelas exibidas naquela década também fazem parte da história da televisão. Meio de mansinho, sem fazer tanto alarde, a Manchete estreou Xica da Silva (1996), levando uma protagonista negra ao horário nobre, fato raro ainda nos dias de hoje. A novela marcou a estreia de Taís Araújo na televisão, ainda menor de idade e com um papel pra lá de ousado. O dia em que ela completou 18 anos marcou uma cena em que, nua, Xica da Silva toma um banho de cachoeira.

Crédito: Jorge Rodrigues Jorge/TV Manchete. Brasil. Atriz Tais Araújo na novela Xica da Silva.

Outro folhetim marcante daquela época foi Rainha da sucata, de Silvio de Abreu. Com o slogan “a Globo 90 é nota 100”, a emissora reunia um time de primeira para começar a comemorar seus 25 anos: Regina Duarte, Tony Ramos, Glória Menezes, Raul Cortez, Paulo Gracindo e Antonio Fagundes lideravam um elenco estelar. A trama traçava um interessante painel do Brasil da época.

Atmosfera do período

A novela Verão 90 fará o resgate dos anos 1990 na tevê aberta e no Brasil. Porém, lá fora, os canais por assinatura e o serviço de streaming já estão, desde os últimos anos, de olho na década. A ideia é tentar obter o mesmo sucesso com a nostalgia de produções sobre os anos 1980. Até por isso, a lista de estreias do último ano teve duas séries focadas no período: Everything sucks, da Netflix, e a segunda temporada de American crime story: O assassinato de Gianni Versace, da Fox, agora disponível também na Netflix.

Crédito: Scott Patrick Green/Netflix. Cultura. Cenas da série Everything sucks da Netflix.

A primeira, que é uma produção com pegada teen, mostra os desafios de crescer pelo ponto de vista do protagonista Luke (Jahi Di’Allo Winston), um jovem tímido que decide gravar um filme para o Clube de Vídeo da escola. Bebendo da fonte das produções dos anos 1990 e ambientada no período, a série debate bullying, sexualidade e autoestima, com referências ao período, como a versão de Luke para o clipe do hit Wonderwall, do Oasis, lançado em 1995.

Em American crime story, a década é retratada para ser fiel ao momento do assassinato de Gianni Versace. O estilista foi morto em 1997 por Andrew Cunanan e é essa história que a segunda temporada da antologia explora. Por ser baseada em fatos reais, a produção se aproveita de vários momentos marcantes da década de 1990, como quando Donatella Versace usou o ousado vestido inspirado em cintos, feito pelo irmão, no aniversário da revista Vogue, em 1993. As cores e as tendências do período também podem ser vistas nas roupas do assassino Cunanan.

Sucessos da década

Se seriados atuais buscam trazer a atmosfera dos anos 1990, nada melhor do que as séries do período para representar a época. Foi na década que os aficionados por seriados foram apresentados a dois grandes sucessos: a comédia Friends e o drama Barrados no baile.

Lançado em 1994, Friends surpreendeu ao mostrar o dia a dia de um grupo de amigos em Nova York. Carismático, o sexteto Rachel (Jennifer Aniston), Phoebe (Lisa Kudrow), Monica (Courteney Cox), Joey (Matt Le Blanc), Chandler (Matthew Perry) e Ross (David Schwimmer) conquistou o público com os dramas da vida adulta. A série teve 10 temporadas e até hoje os fãs pedem um revival.

Crédito: Fox/Reprodução. Elenco do seriado Barrados no Baile.

Outra trama que marcou época nos anos 1990 foi Barrados no baile. A história acompanhava os conflitos de outro grupo de jovens — desta vez uma turma moradora do luxuoso bairro de Beverly Hills, em Los Angeles. Desde o ano passado, o elenco original negocia o retorno da série. Em 2008, a produção ganhou um spin-off baseado nos filhos dos personagens, chamado 90210, em referência ao código da região.

Aposta brasileira
No ano passado, a Netflix anunciou a produção de uma série brasileira ambientada nos anos 1990. Intitulado Facção, o seriado será um thriller sobre a história de Cristina, uma advogada que descobre que o irmão é líder de um grupo criminoso. A série é uma criação de Pedro Morelli (Rua Augusta).