zuzubalandia-1280x640 Crédito: Boomerang/Divulgação

Livro Jujubalândia dá origem a animação brasileira Zuzubalândia

Publicado em Séries

Série animada Zuzubalândia é a primeira nacional na programação do Boomerang. Atração estreia nesta sexta-feira (25/5), às 18h

O livro Jujubalândia, de Mariana Caltabiano, foi lançado em 1997. Desde então a obra sobre a bruxa anoréxica que vive de regime porque odeia comida ganhou diversas versões e adaptações no entretenimento.

Na televisão, ela deu origem ao Zuzubalândia, um programa infantil lançado em 1998 e exibido inicialmente pelo SBT e depois adquirido pela RedeTV!, que acompanha a abelhinha Zuzu no reino de Zuzubalândia. Depois, a história ganhou uma versão musical e a partir desta sexta-feira (25/5) se torna em um desenho animado do canal Boomerang — o primeiro brasileiro a ser transmitido pela emissora.

Criado, roteirizado e dirigido por Mariana, a atração, como as demais adaptações, acompanha Zuzu, uma abelhinha que vive em um reino todo feito de comidas, desde legumes a doces, e que precisa enfrentar uma bruxa que odeia comida e mora ao lado de Zuzubalândia. Ela tem o objetivo de destruir o local para que ele não invada as suas terras.

“É o sonho de toda criança e também uma oportunidade de passar conceitos importantes sobre alimentação”, conta Mariana Caltabiano. De acordo com ela, a atração chega em versão animada após toda a experiência com o livro e as outras adaptações.

Apesar de ser uma nova produção, Zuzubalândia se inspira na primeira versão que chegou às televisões em 1998 para montar o visual dos personagens. O motivo é que a atração se tornou conhecida nacionalmente e, por isso, os desenhistas buscaram manter algumas características dos bonecos na versão animada dos personagens.

Em relação a primeira versão, aumentam o número de personagens e também de exploração do reino, que agora é uma espécie de personagem e tem mais ramificações. Além de Zuzu, a animação contará com o Brigadeiro, Laricão, Pipoca, Suspiro, Garfídea, Fast, Maria Mole, Rei Apetite e Sushiroco.

A primeira temporada de Zuzubalândia contará com 39 episódios de 7 minutos. O principal tema é o equilíbrio alimentar de forma lúdica. A estreia será em 25 de maio, às 18h. Os três primeiros episódios já estão disponíveis no Now.

Confira alguns teasers de Zuzubalândia