Crédito: Globo/Reginaldo Teixeira. Fabiula Nascimento como Nana em Bom Sucesso. Crédito: Globo/Reginaldo Teixeira. Fabiula Nascimento como Nana em Bom Sucesso.

Análise: A capacidade que os atores têm de se transformar

Publicado em Novela

Fabiula Nascimento é um dos exemplos de atriz camaleão. Ela está no ar em Sessão de terapia e Bom Sucesso

Atores têm a capacidade de se transformar em outros quando estão em cena. E esses “outros” se multiplicam quando há mais de uma produção com o mesmo ator sendo exibida. É o que acontece, por exemplo, com dois nomes do elenco de Sessão de terapia, a série disponibilizada no Globoplay, e da novela Bom Sucesso, exibida às 19h na Globo: Fabiula Nascimento e David Junior.

Ela se divide entre a atriz Chiara Ferraz, de Sessão de terapia, e a executiva Mariana, de Bom Sucesso. Fabiula é destaque nas duas produções e mostra que, com sutilezas, é capaz de construir dois papéis tão diferentes (se você contar que ela ainda interpreta Joana, nome real de Chiara em Sessão de terapia, são três!) sem recorrer a recursos fáceis, como uma voz histriônica ou um figurino marcante. Quando usados fora de hora, soam como muletas esses artifícios.

David Junior é uma surpresa como Nando, de Sessão de terapia. O rapaz entrega um personagem perdido com o novo papel social do homem. Além de não saber lidar com certas fragilidades, Nando é inseguro e flerta com a imaturidade. Ramon, tipo defendido por David em Bom Sucesso, começou a novela devagar, com um ator pouco à vontade. O personagem foi crescendo, se soltando e David passou a corresponder melhor.

Crédito: Globo/João Cotta. Antonio Fagundes como Alberto na novela Bom sucesso.

Ainda do elenco de Bom Sucesso, é bom ver a versatilidade de Antonio Fagundes, em grande momento como Alberto — já elogiado aqui na coluna, diga-se. Fagundes também pode ser visto em Por amor, no Vale a pena ver de novo, como Atílio. À época da exibição da novela de Manoel Carlos, dizia-se que Fagundes reclamava do personagem, mas isso não aparecia para o público, que era brindado com uma interpretação naturalista sem ser caricata, coisa para poucos.

Mesmo quando os tipos se repetem, grandes atores se diversificam. Basta dar uma olhada na Tadinha de Por amor e na Ellen de A dona do pedaço, ambas vividas por Rosane Gofman. As duas são empregadas — de Helena (Regina Duarte) e Maria da Paz (Juliana Paes), respectivamente — que acabam se tornando amigas e confidentes das patroas. Elas também são engraçadas e irreverentes. Cabe a Rosane dar uma cara diferente às duas personagens. Ela quase sempre consegue, embora o fato de as duas novelas estarem no ar, às vezes, faça parecer que Tadinha e Ellen saíram da mesma forma.