Bianca DellaFancy, Gabriela Loran e Galba Gogoia chegam para agitar o núcleo urbano da novela
Desde a última semana, a novela Renascer ganhou novas cores. Três personagens chegaram na trama das 21h da Rede Globo para agitar o núcleo da Buba (Gabriela Medeiros). A psicóloga, que anda em crise com o namorado José Venâncio (Rodrigo Simas), agora contará com o apoio de três grandes amigas: Maitê (Gabriela Loran), Natasha (Galba Gogoia) e Janaína (Bianca DellaFancy).
As amigas surgem em uma hora crucial da trama com a missão de resgatar a essência da personagem, que anda apagada com as questões que envolvem o seu relacionamento. Cada uma delas tem uma característica diferente. Maitê é a amiga conselheira, atenta e dedicada. Já Natasha é engraçada, sem papas na língua, cheia de personalidade e um pouquinho barraqueira, sim! Por fim, Janaína, que desmontada é o Jorge, é bastante atrevida, ousada e libertária.
Além de conselheiras de Buba, elas também vêm trazer mais diversidade à trama, compondo pela primeira vez na teledramaturgia brasileira, um núcleo de amigas trans/queer, sem qualquer contexto de marginalização ou estereótipos. A própria direção da novela vem escutando atentamente as atrizes, que também aportam contribuições às cenas, para torná-las mais verossímeis e adequadas à realidade de uma pessoa trans.
“É a primeira vez que uma novela traz um núcleo queer, com amigas trans para uma personagem trans. Isso é muito importante, porque aporta mais representatividade à trama e vai ajudar a costurar a história da Buba com mais diversidade”, diz Gabriela Loran, primeira atriz trans de Malhação, que está em sua terceira novela na Rede Globo e que também estará em Body by Beth, nova atração de humor do TNT, que estreia este ano.
Além da veterana Gabriela, duas atrizes estreantes em novelas foram convidadas para compor o novo núcleo. A travesti pernambucana Galba Gogoia, além de atriz, é roteirista premiada. Já esteve em diversas produções no cinema e, como roteirista, realizou trabalhos de sucesso, entre eles duas temporadas da série LOL, do Amazon Prime, e a novela Beleza fatal, que estreia em breve na plataforma de streaming Max. Galba também fez parte de diversos júris de festivais de cinema, como o Festival do Rio.
“Eu sou uma pessoa divertida, gosto de rir e de criar comédia. Acho que estamos vivendo um momento revolucionário no qual pessoas ditas como minorias estão deixando de ser o alvo das piadas e virando autoras. A Natasha traz também um pouco dessa minha personalidade. Ela é engraçada e não tem muita paciência, fala a verdade na cara! Sempre tem a melhor das intenções, mas é a típica amiga maluquinha”, brinca Galba.
Grande conquista
Completando a irmandade, está Bianca DellaFancy, persona drag de Felippe Souza e uma das queens mais seguidas do país, que faz sua estreia triunfal na emissora, após mais de 10 anos de carreira como artista drag. Com uma legião de fãs na internet, a comunicadora possui mais de 19 milhões de visualizações em seus conteúdos no YouTube. O quadro DellaMake é um dos mais conhecidos e viralizou com entrevistas icônicas gravadas ao lado de convidadas como Pabllo Vittar, Erika Hilton, Luísa Sonza, Lia Clark e Márcia Pantera.
“A Janaína que, desmontada, é o Jorge, é bastante atrevida, ousada e libertária. Ela é bem shade, tem umas piadinhas ácidas… É muito Bianca DellaFancy também. Todas são super amigas e muito amigas da Buba. E a nossa função é abrir os olhos dela para a pessoa que ela era antes de começar a namorar e se afastar de nós”, revela Bianca.
Nos próximos capítulos, esse trio — que não existia na versão de 1993 — vai mostrar à Buba, com muita leveza, que a amizade é muito mais importante do que um relacionamento. Elas também vão abrir os olhos para algumas atitudes que José Venâncio vem praticando com a namorada. E também vão trazer para a pauta muitas questões que envolvem a vivência de uma pessoa trans.
“Como uma travesti que está há anos no mercado, vejo como uma grande conquista a chegada das personagens. Neste caso, ainda mais por sermos amigas da Buba. Normalmente, as personagens trans não possuem amigas nas suas tramas, estão sempre sozinhas, então, é uma alegria compor esse novo núcleo e ocupar um lugar só nosso e inédito em uma novela das 21h”, celebra Galba.