masterchef1

Amadores do MasterChef se superam e driblam medo de sobremesa

Publicado em Reality show

Mesmo com prova complicada, amadores do MasterChef acabaram se destacando em prova de sobremesa. Problema mesmo veio a seguir

Sobremesa costuma ser um problema nas provas do MasterChef. “Um bom cozinheiro tem que saber fazer sobremesa”, esbravejou Erick Jacquin ao anunciar o desafio do episódio desta terça-feira (2/11). Mais amena, Helena Rizzo resolveu destacar que participantes como Daphne, Isabella e Eduardo já tinham feito bons doces na temporada.

O desafio não era dos mais fáceis: fazer um menu de sobremesa em três etapas. Era preciso que as escolhas apresentassem coerência e seguissem uma linha. Para ajudar os jurados Helena Rizzo, Erick Jacquin e Henrique Fogaça, o convidado da noite foi o ator Leandro Hassum.

Os amadores disputaram a prova em trios: o capitão Tiago jogou ao lado de Helena e Daphne (amarelo); Eduardo escolheu Ana Paula e Kelyn (vermelho); e Luiz quis a companhia de Isabella e Heitor (azul). Os ânimos estavam divididos. “Não consigo pensar em prova pior”, lamentou Luiz. “Poder fazer 3 sobremesas é simplesmente perfeito”, comemorou Daphne.

Para que tudo desse certo era preciso planejamento e organização, dois quesitos em que o time amarelo falhou, indo ao mercado sem saber o que seria um dos três doces (os trios tiveram um tempo para discutir antes) e Tiago queimou três fornadas de biscoito.

O time azul serviu um menu em que bebidas alcoólicas eram o mote, com panacota de gengibre com raspas de limão e calda de whisky com mel; piña colada de duas texturas de abacaxi com coco, leite e água de coco; e brownie de café com sorvete de licor de café. A panacota e o sorvete foram apontados como destaque.

Os aventais amarelos seguiram o gergelim como linha de união no menu composto por sorvete de tangerina com cookie de gergelim; cheesecake com calda de maracujá com crumble de castanhas e gergelim; e dome de mousse de chocolate e caramelo com calda de jabuticaba com rum. Jacquin se surpreendeu com o cheesecake e o cookie foi unanimidade.

Já os vermelhos batizaram o menu de jardim cítrico e serviram sorvete de azeite com manjericão e tomates confitados; tartelette de chocolate amargo com gelatina de tamarindo; e sorbet de tomilho com tangerina com calda cítrica e farofa de castanhas. Foram boas ideias, mas com algumas falhas como o tomate com pele e um pedaço de papel alumínio encontrado por Leandro Hassum.

O resultado do trio que seguiu direto para a eliminação não surpreendeu. O time vermelho perdeu a prova. Os aventais azuis levaram a melhor e subiram para o mezanino. Já Helena, Tiago e Daphne tiveram a chance de disputar uma prova na qual tinham que apontar elementos predominantes em vinhos e espumantes. Por uma pequena diferença, Helena foi a melhor neste desafio e foi fazer companhia a Heitor, Luiz e Isabella no mezanino.

Saiba como foi a eliminação no MasterChef

A eliminação do episódio foi disputada por cinco bons candidatos ー é bom a gente se preparar para ser sempre assim, daqui para frente — : Daphne, Tiago, Ana Paula, Kelyn e Eduardo.

A prova era um desafio de reprodução. O prato escolhido é uma iguaria do norte do país, criada pelo chef Felipe Schaedler: quinhapira de peixe com cogumelo yanomami. O desconhecimento de alguns ingredientes assustou os cozinheiros amadores.

O jeito era prestar atenção a cada detalhe da explicação de Schaedler. Foi exatamente o que Tiago e Daphne fizeram. Os dois acabaram colhendo elogios pela performance. Apesar do excesso de pimenta, o brasiliense venceu a prova e mostrou que voltou diferente na repescagem.

A permanência na cozinha do MasterChef foi disputada entre Ana Paula e Eduardo. Os dois cometeram erros no caldo da receita: o dele ficou sem tucupi o suficiente e o dela, ralo demais. No fim das contas, os jurados decidiram eliminar Ana Paula.