alma_casal

Alma gêmea estreia no canal Viva

Publicado em Novela

Novela de Walcyr Carrasco, Alma gêmea tinha pegada espiritual para contar a história de Serena e Rafael, vividos por Priscila Fantin e Eduardo Moscovis

O canal Viva traz a partir desta segunda-feira (31/1) a volta do casal Serena (Priscila Fantin) e Rafael (Eduardo Moscovis), protagonistas de Alma gêmea. A novela escrita por Walcyr Carrasco em 2005 será exibida na faixa das 23h45, com reprise no dia seguinte, às 15h. Em 2009, Alma gêmea teve a primeira reprise, no Vale a pena ver de novo.

A trama começa na década de 1920, quando o botânico Rafael e a dançarina Luna (Liliana Castro) vivem uma paixão à primeira vista, se casam e têm um filho. O casal, porém, tem que enfrentar a inveja de Cristina (Flávia Alessandra, em bom momento da carreira), governanta na casa de Rafael e prima de Luna. Num assalto, Luna leva um tiro se jogando na frente de Rafael e morre. Ao mesmo tempo, numa aldeia distante nasce a índia Serena.

A novela dá um salto de 20 anos, Serena (Priscila Fantin) resolve ir para a cidade e acaba indo trabalhar como empregada na casa de Rafael. A sintonia entre os dois é imediata e logo vira uma paixão arrebatadora.

O elenco de Alma gêmea ainda trazia como destaques Ana Lucia Torre como Débora, mãe de Cristina, e Fernanda Souza como a hilária caipira Mirna.

Relembre os personagens de Alma gêmea

Este slideshow necessita de JavaScript.

Serena (Priscila Fantin) – Filha de uma índia e de um garimpeiro, é frágil, delicada e corajosa. Cresce em uma aldeia indígena e, no início, hesita entre ficar na tribo para sempre, casando-se com o índio José (André Gonçalves), ou ir em busca da resposta a um sonho recorrente. Tal sonho a leva em direção a Rafael (Eduardo Moscovis), por quem se apaixona. Possui uma sabedoria simples, quase ingênua, mas que ajuda muito as pessoas, baseada no aprendizado com o pajé da tribo da mãe dela. Mais tarde, descobre ser a reencarnação de Luna (Liliana Castro). Sofre muito por intermédio de Cristina (Flávia Alessandra), que não desiste de tentar conquistar Rafael.

Rafael (Eduardo Moscovis) – Homem apaixonado e feliz, que se transforma completamente após a morte prematura da esposa, Luna. Fecha-se em si mesmo e mal liga para o filho, Felipe (Sidney Sampaio), para a casa e para a empresa. É um botânico rico, especializado em criar rosas, que produz, vende para todo o país e exporta. Depois que Luna morreu, nunca mais criou uma nova espécie de rosa, até a chegada de Serena, por quem se apaixona. O amor dos dois é atropelado pelas armações de Cristina, prima de Luna, que almeja casar com o botânico.

Luna (Liliana Castro) – Bailarina, filha de Agnes (Elizabeth Savala) e neta de Adelaide (Walderez de Barros). Moça doce e suave, esposa de Rafael, com quem teve o filho Felipe. Quando conheceu o marido, foi amor à primeira vista. Um amor tão grande que fez com que ela morresse em seu lugar. Morreu jovem, e reencarna em Serena.

Cristina (Flávia Alessandra) – A grande vilã da história. Ambiciosa, quer ficar rica e casar-se com Rafael a todo custo. Nunca se conformou com a riqueza da prima Luna. Após a morte de Luna, apossa-se da casa com a desculpa de ajudar Rafael a criar o filho, Felipe. Sua atração pelo viúvo beira a loucura. Está implicada na morte de Luna, pois passou informações a Guto (Alexandre Barillari), seu admirador e assassino, embora não tenha ordenado a morte da prima. Tem a seu lado Dalila (Fernanda Machado) e Raul (Luigi Baricelli), além da mãe, Débora (Ana Lúcia Torre), que a estimula em todas as maldades. É materialista, não acredita em reencarnação e acha que Serena é uma farsante. Falsa, finge-se de delicada e bondosa enquanto tenta prejudicar quase todos que atrapalham seu caminho.

Débora (Ana Lúcia Torre) – Casou mal. Tem inveja da irmã, que sempre foi linda e bem-sucedida. Ajuda a filha a planejar os golpes para conquistar Rafael e afastar Serena. Vive de favores da irmã, a quem nunca perdoou por ter mais sucesso do que ela.

Felipe (Sidney Sampaio) – Filho de Luna e Rafael. Tímido, foi criado por Cristina sempre com medo, sem amor e afastado do pai. A chegada de Serena é um raio de luz em sua vida, pois ela o compreende e, apesar de mais nova, é capaz de entender seus pensamentos e emoções. É o primeiro da casa a ficar ao lado de Serena. Vive um romance, condenado por Cristina, com Mirella (Cecília Dassi), filha de Olívia (Drica Moraes) e Raul (Luigi Baricelli).

Vera (Bia Seidl) – Irmã, grande amiga e conselheira de Rafael. Uma pessoa boa, sensata, justa, que sabe ouvir os outros. É a ela que Olívia recorre sempre que surgem problemas. Solteira e independente, é uma mulher que não sabe lidar com os próprios sentimentos, nem com o amor. Talvez por isso tenha um humor sarcástico. Apesar de gostar de Serena e torcer para que o irmão seja feliz novamente ao lado de outra mulher, é completamente cética e não acredita que Luna tenha voltado na pele da jovem mestiça. Vera tem um romance discreto com Eduardo ( ngelo Antônio) e adoece gravemente ao longo da história.

Agnes (Elizabeth Savalla) – Mãe de Luna, filha de Adelaide e irmã de Débora. Bonita e amarga, não se conforma por ter perdido a única filha. Ama o neto, Felipe, mas pouco se relaciona com ele. Muito rica e sempre elegante, duvida da reencarnação de Luna em Serena. Embora uma mulher de bom coração, deixa-se dominar pela amargura. Materialista, luta contra as ideias do espiritualista Elias (Umberto Magnani).

Adelaide (Walderez de Barros) – É a primeira a reconhecer a presença da neta no corpo de Serena. Espiritualizada e de bom coração, descobre as maldades de Débora e Cristina e tenta alertar Rafael, mas não consegue.

Ciro (Michel Bercovitch) – Mordomo e motorista de Agnes, apaixonado pela patroa. Deixa seu amor transparecer em pequenos gestos, que ela não percebe. Vive sempre triste, de olhos baixos. Tem um segredo.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Olívia (Drica Moraes) – Bonita, charmosa e elegante, casada com Raul, com quem teve os filhos Mirella e Carlito (Renan Ribeiro). Estudou nas melhores escolas, mas nunca aprendeu a viver, até ser abandonada pelo marido e descobrir que perdeu a casa. Para viver com dignidade, vende suas joias e consegue alugar uma casinha na mesma vila da pensão de Divina (Neusa Maria Faro). Melhor amiga de Luna, mais tarde consegue a ajuda de Rafael para montar um restaurante. Contrata Vitório (Malvino Salvador) para ser seu cozinheiro, mas ele tem um jeito bruto e vive às turras com a patroa. Os dois se apaixonam, mas ela não quer reconhecer esse amor. Ajuda Serena porque, instintivamente, sente por ela a mesma amizade que sentia por Luna.

Raul (Luigi Baricelli) – Vive um romance com Dalila (Fernanda Machado), a quem promete casamento. Separa-se de Olívia e recusa-se a dar dinheiro até para sustentar os filhos. Ajuda Cristina nas maldades.

Mirella (Cecília Dassi) – Jovem bonita e delicada, apaixonada por Felipe. Sempre viveu no luxo, e custa a se adaptar à nova situação. Mas logo ajuda a mãe no restaurante e aprende a ter uma nova vida. Sofre por amor, pois Cristina faz tudo para impedir seu romance com Felipe. No decorrer da história, desperta o amor de Gumercindo (Kayky Brito).

Carlito (Renan Ribeiro) – Menino mimado que não aceita ir morar na vila, nem que a mãe trabalhe. Tem vergonha da pobreza, e culpa a mãe por ter perdido o pai.

Divina (Neusa Maria Faro) – Esposa de Osvaldo (Fulvio Stefanini), mãe de Vitório (Malvino Salvador), Dalila (Fernanda Machado), Hélio (Erik Marmo) e Nina (Tammy di Callafiori). Ela e o marido têm uma pensão, onde vive toda a família e sua mãe, Ofélia (Nicette Bruno). Não é nenhum prodígio de beleza, mas se acha linda – e o marido também. Boa gente, mulher de grande coração, maternal mas briguenta, vive se achando cortejada por todos os homens, deixando o marido com crise de ciúmes. “Adota” Serena e a ajuda em tudo.

Osvaldo (Fulvio Stefanini) – Dono de uma sapataria e da pensão onde vive com a família, tem ciúme de todos os hóspedes, achando que eles cortejam sua mulher. Briga sempre. Mas é um ótimo sujeito e um bom pai de família. Ele e Divina adoram comer: são capazes de devorar quilos de macarronada.

Vitório (Malvino Salvador) – Tipo rude e bravo, mas com um grande coração. Trabalhou como cozinheiro em São Paulo, e cozinha muito bem. Vira cozinheiro no restaurante de Olívia. Machão e autoritário, apaixona-se perdidamente pela patroa, a quem considera uma princesa – mas nem por isso deixa de obrigá-la a descascar batatas.

Dalila (Fernanda Machado) – Alpinista social. Trabalha como vendedora em uma loja de rosas, onde estão as mudas e as rosas de Rafael para venda direta ao consumidor. Vive um romance com Raul e faz tudo para ele se separar de Olívia e se casar com ela. Tem vergonha da mãe, dos irmãos e da pensão. Ajuda a vilã Cristina. No decorrer da trama, envolve-se também com Roberval (Rodrigo Phavanello).

Hélio (Erik Marmo) – Sapateiro como o pai. Bom sujeito, bonito e simpático. Apaixona-se por Serena, mas não é correspondido. Os dois viram grandes amigos.

Nina (Tammy Di Callafiori) – Filha temporã, bonita, muito simpática e cheia de sonhos. Instigada pela irmã a se aproximar de Felipe, por quem se apaixona.

Ofélia (Nicette Bruno) – A típica sogra briguenta, que só vê defeitos no genro, Osvaldo, e qualidades na filha, e vive se intrometendo na vida do casal.

Bernardo (Emiliano Queiroz) – Trabalha há muitos anos ajudando Rafael no cultivo e na venda de rosas. Tio de Crispim (Emilio Orciollo Netto) e Mirna (Fernanda Souza), que levou para morar com ele e trabalhar na propriedade de Rafael depois que os dois ficaram órfãos. Ingênuo e boa gente, gosta da natureza, e chega a conversar com as flores para elas ficarem bonitas. Vive implicando com Crispim, pois quer que ele estude e arrume uma boa moça para namorar, casar e ter família. Apesar de não aprovar o excesso de rigidez do sobrinho com Mirna, diverte-se com as carreiras que ele dá nos candidatos a namorado da irmã.

Crispim (Emilio Orciollo Netto) – Caipira. Muito ciumento, não deixa a irmã namorar. Apesar de ser do bem, é muito mal-humorado. Apaixona-se por Kátia (Rita Guedes), que pensa ser uma santa. Cuida da plantação de rosas com o tio.

Mirna (Fernanda Souza) – Caipira, jovem e ingênua, seu sonho é namorar e casar. Faz confidências para sua pata Doralice, e pede permissão às galinhas para pegar seus ovos. Morre de medo de ficar encalhada. Tem vários pretendentes, mas todos expulsos por seu irmão.

Kátia (Rita Guedes) – Filha de Elias (Umberto Magnani), mãe de Rita (Caroline Smith). Mulher sensual, quer se dar bem explorando Rodriguez (Carlos Gregório), gerente do clube onde trabalha como secretária. Esconde a filha de todo mundo, pois é mãe solteira. A menina vive com seu pai que, apesar de pobre, é explorado por ela. A moça tem um fã, o pobre Gumercindo, um adolescente que trabalha no clube e vive suspirando quando ela passa, fazendo tudo o que ela pede. Tem romances com vários homens da novela, e envolve-se com Crispim, que cai de amores por ela.

Elias (Umberto Magnani) – Espiritualizado e sábio, conhece bem a filha que tem. Sonha com o dia em que ela vai mudar e se tornar uma pessoa de bem, mas não se nega a ajudá-la, com medo de que faça coisas piores. Enquanto educa a neta, estuda o mundo espiritual. Tido como sábio, é consultado por Rafael para descobrir os sinais que podem indicar se Serena é mesmo Luna reencarnada. Atrai a raiva de Agnes, que não acredita em vida após a morte.

Rita (Caroline Smith) – É educada pelo avô e sofre por não ter o amor de sua mãe.

Abílio (Ronnie Marruda) – Gerente geral da empresa de Rafael, marido de Clarice (Mariah da Penha) e pai de Paulina (Pamella Rodrigues). Tem bom caráter, é honesto e vive com a família na mesma vila onde está a pensão de Divina.

Clarice (Mariah da Penha) – Apaixonada pelos livros e pelo ensino, reúne em torno de si todas as crianças da vila. É quem ajuda Terê (David Lucas) a se interessar pelos livros. Seu objetivo na vida é ensinar.

Paulina (Pamella Rodrigues) – Simpática e sorridente, estuda balé com Vera. Muito alegre, gosta de aprontar.

Alaor (Marcelo Barros) – Nordestino, muito alegre e expansivo, morador da pensão de Divina. Vive desempregado e, consequentemente, sem dinheiro para pagar a pensão. Está sempre prestes a ser expulso, mas é perdoado por seu jeito bom. Torna-se garçom no restaurante de Olívia.

Jorge (Marcelo Faria) – Foi rico, considera-se elegante, mas perdeu tudo por uma questão misteriosa. Orgulhoso, esconde os remendos das roupas. Vive com pequena pensão, que também recebe de fonte misteriosa, e mora de aluguel em um pequeno prédio de apartamentos. Vira um dos pretendentes de Mirna, mas também se envolve com Kátia. Chega à novela por volta do capítulo 50.

Roberval (Rodrigo Phavanello) – Ajudante da barbearia, depois de demitido vira garçom no restaurante de Olívia. Veio de outra cidade, e envia dinheiro para a mãe todos os meses. É muito esquecido. Apaixonado por Dalila. Um pouco tonto, é enganado por ela o tempo todo, sempre caindo nas suas armadilhas.

Terezinha (Andréa Avancini) – Simples e brega, divide o quarto com Dalila, e tem o péssimo hábito de usar o perfume, o esmalte e a maquiagem da outra, o que a enlouquece. Foi para Roseiral com o objetivo de estudar para ser professora, mas pede um emprego de garçonete no restaurante de Olívia. Alaor faz tudo para conquistá-la. Acaba se envolvendo com Raul.

José Aristides (Victor Hugo Cugula/André Gonçalves) – Índio guerreiro que se apaixona por Serena (Priscila Fantin) e a pede em casamento. Mais tarde, quando sua aldeia é destruída, chega à cidade em busca da amada.

Eduardo ( Ângelo Antônio) – Médico da cidade, tenta salvar Luna quando ela é baleada. Casado com Alexandra (Nívea Stelmann), que está internada em uma clínica para doentes mentais, tem um envolvimento com Vera. Bom sujeito, melhor amigo de Rafael.

Alexandra (Nívea Stelmann) – Após um período de internação em uma clínica, volta para a casa, vivendo uma relação conflituosa com o marido. Ao longo da novela, descobre-se que é atormentada por espíritos. Guto, o cúmplice de Cristina, passa a atormentá-la depois que morre, tentando fazer com que ela o ajude a desmascarar Cristina.

Terê (David Lucas) – Garoto de rua, sempre acompanhado pelo cachorrinho vira-lata Joli. Torna-se o melhor amigo de Serena, que o ajuda a comer e a arrumar onde morar. E ele a ajuda muitas vezes. Um bom menino, que se apaixona pela leitura após aprender a ler.

Guto (Alexandre Barillari) – Preso por outro motivo, sai da cadeia e volta à cidade. Arruma trabalho no clube de Roseiral para ficar perto de Cristina. Perigoso, é quem ajuda a vilã em suas piores tramas. Cristina o engana com falsas promessas, e faz dele seu fantoche.

Madalena (Bruna Di Tullio) – Modista da cidade, divide o apartamento com Vera. É a primeira a descobrir o romance de Dalila com Raul. Interesseira e dissimulada, tem um certo traço de vilã.

Zulmira (Carla Daniel) – Empregada da casa de Rafael e irmã de Ivan (Thiago Luciano). Boa mulher, amiga de Serena e da família de Divina . Carinhosa com Felipe, é quem dá afeto ao menino depois da morte de Luna, já que Cristina é fria e ríspida. Engraçada, adora mexericos, apesar de dizer que os odeia. Vive às turras com Eurico, o copeiro, mas, no fundo, os dois se adoram e são muito amigos.

Gumercindo (Kayky Brito) – De família pobre, que mora numa cidade distante, Gumercindo foi para Roseiral estudar e, para se manter, trabalha na lanchonete do clube. Rodriguez deixa que ele more no quartinho dos fundos. Virgem, vive a trama típica do adolescente que se apaixona por uma mulher mais velha e inalcançável, a bela Kátia. A moça nem percebe que ele existe e o trata como a uma criança, o que o deixa irritado. Ele escreve poemas para ela e tenta descobrir uma maneira de conquistá-la. Ao longo da trama, encanta-se por Mirella, tendo com ela uma relação conflituosa.

Ivan (Thiago Luciano) – Mordomo e motorista na casa de Rafael. Ambicioso e sem escrúpulos, por dinheiro faz tudo o que Cristina manda. No decorrer da história, tem um caso com ela, que o manipula, como faz com todos.

Eurico (Ernesto Piccolo) – Copeiro na casa de Rafael, muito atrapalhado, do tipo que não consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo. Distraído, está sempre esbarrando e quebrando coisas. Vira grande amigo de Zulmira, apesar de os dois estarem sempre brigando.

Rodriguez (Carlos Gregório) – Diretor do clube da cidade. Patrão de Kátia, por quem é totalmente apaixonado. Vive tentando conquistá-la, mas tudo que ela quer é subir na vida às suas custas.

Generosa (Lady Francisco) – Dona da sorveteria da cidade, alegre e extrovertida. Adora saber da vida dos outros e passar adiante as fofocas que ouve. Como a sorveteria é um lugar movimentado, sabe de tudo o que acontece em Roseiral. Mas cria grandes confusões, pois adora aumentar e mudar as histórias. Quando não está na sorveteria, fica plantada na varanda de sua casa, vendo quem passa e conversando com os vizinhos.

Dona Filó (Hilda Rebello) – Atendente na loja de flores, muito querida por todos pelo seu alto astral. Divertida, acha que ainda pode fazer algum homem cair a seus pés. Sofre nas mãos da perversa Dalila quando a moça começa a trabalhar na loja.

Pedro Charreteiro (Francisco Fortes) – Trabalha na cidade levando as pessoas de charrete. Boa praça, é querido por todos e está sempre pronto para ajudar. Só tem um defeito: adora comentar sobre a vida das pessoas. É apaixonado por Mirna.

Cleyde (Júlia Lemmertz) – Professora da aldeia que auxilia Serena em sua ida para São Paulo. É prima de Divina.

Pajé (Francisco Carvalho) – Índio maduro, sábio, que guarda os mistérios das tradições indígenas e tenta orientar Serena com seus conselhos.

Jacira (Luciana Rigueira) – Índia, mãe de Serena. Morre atacada por uma onça.

Josias (Marcos Suchara) – Garimpeiro, pai de Serena. Rude, renega a filha quando ela lhe pede ajuda. Lidera a invasão dos garimpeiros à aldeia.

Almerinda (Ilva Niño) – Mulher que trabalha na fazenda e ajuda Serena a se libertar do capataz.

Julian (Felipe Camargo) – Terapeuta que ajuda Alexandra a lidar com sua doença. Também ajuda Serena. Envolve-se com Vera.

*Fonte: Memória Globo