Agatha Moreira: “o mundo ainda é muito machista e muitas coisas precisam mudar”

Compartilhe

Atriz que vive Domitila na novela Novo mundo, Agatha Moreira fala sobre a trama das 18h, sobre machismo e muito mais. Confira entrevista completa com a atriz!

Como Domitila, Agatha Moreira fala sobre temas polêmicos para as 18h

Os tempos são de dualidade para a atriz Agatha Moreira. Por ser a intérprete de Domitila (a futura Marquesa de Santos) na novela das 18h da Globo, Novo mundo (leia matéria sobre a novela aqui), ela está às voltas com gestos mais comedidos e linguajar dos anos 1820. Ao mesmo tempo, Domitila sofre violência do marido e traz à tona uma discussão mais do que atual sobre violência contra a mulher.

“Com certeza o mundo ainda é muito machista e muitas coisas ainda precisam mudar. Ainda existem muitas pessoas com um pensamento retrógrado e muitas vezes absurdo”, afirmou a atriz em entrevista ao Próximo Capítulo.

No bate-papo com o blog, ela também falou sobre a preparação para viver a personagem, internet, próximos trabalhos, vaidade e machismo.

Confira entrevista com a atriz Agatha Moreira

Como foi a preparação para interpretar Domitila?

Comecei estudando muita história e continuo me aprofundando e mergulhando nesse período vivido pelo Brasil – Sempre leio muito. Precisei colocar apliques  e agora meu cabelo está na cintura. A caracterização ajuda muito na construção do personagem. Também fiz aulas de equitação, aprendi muito e foi incrível!

Domitila sofre violência física e psicológica. Como tratar de um assunto como esse na faixa das 18h?

Complicado! (Risos) Fazemos de tudo para sermos fiéis ao que realmente aconteceu, mas muitas coisas são delicadas e não podem ser mostradas nesse horário. A Domitila sofreu muita violência do marido, muita mesmo. Ele deu uma facada na barriga dela quando estava grávida terceiro filho, por exemplo. Isso é algo que não podemos retratar.

A novela é de época e mostra um machismo quase inerente àqueles anos. Acha que evoluímos muito de lá para cá? Ou tem muita coisa que fica no discurso?

Com certeza o mundo ainda é muito machista e muitas coisas ainda precisam mudar. Ainda existem muitas pessoas com um pensamento retrógrado e muitas vezes absurdo. Acredito que precisamos ser pacientes e através da inteligência e do diálogo mostrar para a sociedade e para as pessoas que não conseguem enxergar isso onde ainda é preciso fazer mudanças.

Interpretar uma personagem que realmente existiu exige mais responsabilidade?

Claro! Responsabilidade a gente sempre tem, afinal temos que dar vida a todo e qualquer personagem e contar através deles uma história. Mas foi a primeira vez que pude viver uma personalidade histórica.  Desde o início fiquei muito feliz com o convite e já tinha ideia do grande desafio que seria interpretar uma pessoa que realmente existiu, mas fiquei muito satisfeita ao ver que confiam no meu trabalho a ponto de me dar uma personagem que tem uma carga dramática tão forte quanto a Domitila.

Você deixou a vaidade de lado para a novela. Isso te incomodou de alguma forma?

De maneira alguma! Foi fundamental para entrar nesse universo, compreender essa  mulher e viver um pouco mais do que era o cotidiano da época.

Desde a estreia em Malhação você emenda um trabalho no outro. Como fica o famoso “descanso” da imagem? Parece que você já está escalada para a novela das 19h que virá depois de Pega pega

Ainda vem muita coisa pela frente e isso é ótimo! Tenho tido a oportunidade de viver personagens bem diferentes uns dos outros então isso não é um problema! Me sinto realizada de poder estar trabalhando.

Você é uma das atrizes mais disputadas de sua geração. Como lida com essa pressão?

Me sinto feliz! Sou muito dedicada ao meu trabalho e muito apaixonada pelo que faço. Se isso toca as pessoas e me traz mais trabalho, que bom! É esse o objetivo.

No início da carreira, como Ju da temporada 2012 de Malhação

Você chegou a Malhação via internet e é atuante nas redes sociais. Como lida com o assédio virtual?

Acho muito divertido. É uma maneira de estar mais perto do público, saber o que eles estão achando. Não consigo responder tudo, mas faço questão de ler todas as mensagens! Acho superimportante, apesar de nem sempre ter tempo de postar coisas.

Vinícius Nader

Boas histórias são a paixão de qualquer jornalista. As bem desenvolvidas conquistam, seja em novelas, seja na vida real. Os programas de auditório também são um fraco. Tem uma queda por Malhação, adorou Por amor e sabe quem matou Odete Roitman.

Posts recentes

Com Grazi Massafera, Dona Beja estreia em fevereiro na HBO Max

Plataforma de streaming marca data para disponibilizar a nova novela original, que traz Grazi Massafera…

2 semanas atrás

Marina Rigueira celebra destaque de personagem em “Dona de mim”

Ela vive a advogada Vivian, que ganha profundidade na relação com a família Boaz na…

3 semanas atrás

Arthur Monteiro celebra realização de sonho com “Arcanjo renegado”

O ator Arthur Monteiro, 41 anos, estreia no Globoplay na quarta temporada da série de…

3 semanas atrás

Após cangaço, Romeu Benedicto mergulha na máfia dos jogos

Em Os donos do jogo, da Netflix, ator vive o deputado Mandele Neto, autor do projeto…

3 semanas atrás

Análise: Avenida Brasil 2 — como seria a nova história?

Em meio às especulações sobre a continuação do sucesso escrito por João Emanuel Carneiro em…

4 semanas atrás

Análise: Um novo e necessário olhar para o coração do Brasil

Tevê e streaming se voltam para o Brasil central, entendendo que há muito mais por…

4 semanas atrás