Novo Mundo Agatha Moreira teve aulas para viver Domitila Agatha Moreira

Agatha Moreira: “o mundo ainda é muito machista e muitas coisas precisam mudar”

Publicado em Entrevista

Atriz que vive Domitila na novela Novo mundo, Agatha Moreira fala sobre a trama das 18h, sobre machismo e muito mais. Confira entrevista completa com a atriz!

Como Domitila, Agatha Moreira fala sobre temas polêmicos para as 18h
Como Domitila, Agatha Moreira fala sobre temas polêmicos para as 18h

Os tempos são de dualidade para a atriz Agatha Moreira. Por ser a intérprete de Domitila (a futura Marquesa de Santos) na novela das 18h da Globo, Novo mundo (leia matéria sobre a novela aqui), ela está às voltas com gestos mais comedidos e linguajar dos anos 1820. Ao mesmo tempo, Domitila sofre violência do marido e traz à tona uma discussão mais do que atual sobre violência contra a mulher.

 

“Com certeza o mundo ainda é muito machista e muitas coisas ainda precisam mudar. Ainda existem muitas pessoas com um pensamento retrógrado e muitas vezes absurdo”, afirmou a atriz em entrevista ao Próximo Capítulo.

 

No bate-papo com o blog, ela também falou sobre a preparação para viver a personagem, internet, próximos trabalhos, vaidade e machismo.

 

Confira entrevista com a atriz Agatha Moreira

 

Como foi a preparação para interpretar Domitila?

Comecei estudando muita história e continuo me aprofundando e mergulhando nesse período vivido pelo Brasil – Sempre leio muito. Precisei colocar apliques  e agora meu cabelo está na cintura. A caracterização ajuda muito na construção do personagem. Também fiz aulas de equitação, aprendi muito e foi incrível!

 

Domitila sofre violência física e psicológica. Como tratar de um assunto como esse na faixa das 18h?

Complicado! (Risos) Fazemos de tudo para sermos fiéis ao que realmente aconteceu, mas muitas coisas são delicadas e não podem ser mostradas nesse horário. A Domitila sofreu muita violência do marido, muita mesmo. Ele deu uma facada na barriga dela quando estava grávida terceiro filho, por exemplo. Isso é algo que não podemos retratar.

 

A novela é de época e mostra um machismo quase inerente àqueles anos. Acha que evoluímos muito de lá para cá? Ou tem muita coisa que fica no discurso?

Com certeza o mundo ainda é muito machista e muitas coisas ainda precisam mudar. Ainda existem muitas pessoas com um pensamento retrógrado e muitas vezes absurdo. Acredito que precisamos ser pacientes e através da inteligência e do diálogo mostrar para a sociedade e para as pessoas que não conseguem enxergar isso onde ainda é preciso fazer mudanças.

 

Interpretar uma personagem que realmente existiu exige mais responsabilidade?

Claro! Responsabilidade a gente sempre tem, afinal temos que dar vida a todo e qualquer personagem e contar através deles uma história. Mas foi a primeira vez que pude viver uma personalidade histórica.  Desde o início fiquei muito feliz com o convite e já tinha ideia do grande desafio que seria interpretar uma pessoa que realmente existiu, mas fiquei muito satisfeita ao ver que confiam no meu trabalho a ponto de me dar uma personagem que tem uma carga dramática tão forte quanto a Domitila.

 

Você deixou a vaidade de lado para a novela. Isso te incomodou de alguma forma?

De maneira alguma! Foi fundamental para entrar nesse universo, compreender essa  mulher e viver um pouco mais do que era o cotidiano da época.

 

Desde a estreia em Malhação você emenda um trabalho no outro. Como fica o famoso “descanso” da imagem? Parece que você já está escalada para a novela das 19h que virá depois de Pega pega

Ainda vem muita coisa pela frente e isso é ótimo! Tenho tido a oportunidade de viver personagens bem diferentes uns dos outros então isso não é um problema! Me sinto realizada de poder estar trabalhando.

 

Você é uma das atrizes mais disputadas de sua geração. Como lida com essa pressão?

Me sinto feliz! Sou muito dedicada ao meu trabalho e muito apaixonada pelo que faço. Se isso toca as pessoas e me traz mais trabalho, que bom! É esse o objetivo.

No início da carreira, como Ju  da temporada 2012 de Malhação
No início da carreira, como Ju da temporada 2012 de Malhação

Você chegou a Malhação via internet e é atuante nas redes sociais. Como lida com o assédio virtual?

Acho muito divertido. É uma maneira de estar mais perto do público, saber o que eles estão achando. Não consigo responder tudo, mas faço questão de ler todas as mensagens! Acho superimportante, apesar de nem sempre ter tempo de postar coisas.