De tempos em tempos, a televisão busca nas páginas dos livros inspiração para contar histórias. Desde outubro, canais fechados e serviços de streaming têm adotado a fórmula na hora de lançar novas séries. Segunda-feira (4/11), às 23h, a HBO divulga mais uma adaptação literária. É His dark materials, versão seriada da saga literária Fronteiras do universo.
Essa não será a primeira vez que a trilogia de fantasia e ficção científica criada por Philip Pulmann sai dos livros. Em 2007, sob direção de Chris Weitz, o primeiro livro, A bússola de ouro (1995), ganhou uma versão cinematográfica. Doze anos depois, agora é a vez de a história se tornar numa série fantasiosa da HBO.
Com oito episódios, a primeira temporada da produção tem roteiro do próprio Pulman adaptado por Jack Thorne (Harry Potter e a criança amaldiçoada) e contará a história de Lyra (Dafne Keen), uma jovem aparentemente comum, mas vinda de outro mundo. A órfã criada na Universidade de Oxford começa a busca de um amigo sequestrado. Durante essa investigação, Lyra descobre um complô que envolve crianças roubadas e um fenômeno misterioso chamado Dust.
Mesmo antes da estreia, a série está com a segunda temporada confirmada. O elenco tem Ruth Wilson (Luther), James McAvoy (Fragmentado), Lin-Manuel Miranda (Hamilton) e Clarke Peters (Três anúncios para um crime).
Desde 20 de outubro, a HBO tem outra adaptação sendo exibida. É a versão seriada da HQ Watchmen, obra criada por Alan Moore. A produção também havia gerado um filme, lançado em 2009 com direção de Zack Snyder e com Jackie Earle Haley, Jeffrey Dean Morgan e Patrick Wilson no elenco. Agora, a história dos vigilantes mascarados ganhou novos capítulos na série produzida por Damon Lindelof, conhecido por The leftovers e Lost.
Diferentemente da história em quadrinho e do longa-metragem, Watchmen se passa em uma realidade alternativa de 2019. Nela, a Sétima Kavalaria — movimento que prega a supremacia branca e, para isso, se utiliza das máscaras de Rorschach (“herói” da HQ) — está de volta, trazendo à tona a tensão racial entre brancos e negros. Dentro desse contexto, a narrativa acompanha a ex-detetive policial Angela Abar (Regina King), que assume a investigação da volta do grupo após o assassinato de um policial negro.
Em 18 de outubro, a Amazon Prime Vídeo disponibilizou em seu catálogo a primeira temporada da antologia Modern love. A produção é inspirada em histórias publicadas em uma coluna de sucesso do jornal The New York Times, que deram origem ao livro Modern love: True stories of love, loss and redemption (ainda sem versão em português).
A trama foi desenvolvida por John Carney (Mesmo se nada der certo) e conta com oito histórias distintas em episódios de meia hora. O principal conceito da narrativa é retratar diferentes formas de amor, com base no chamado “amor moderno”. O elenco conta com nomes bastante conhecidos do cinema e da tevê: Cristin Milioti (How I met your mother), Dev Patel (Quem quer ser um milionário), Anne Hathaway (O diabo veste Prada), Tina Fey (30 rock), Julia Garner (Ozark) e John Slattery (Mad men). Uma segunda temporada foi confirmada pela Amazon.
Um dos livros mais populares de John Green, famoso autor norte-americano de best-sellers do tipo young adult (jovens adultos, em tradução livre), Quem é você, Alasca? finalmente ganhou uma versão audiovisual. Sob o título em inglês de Looking for Alaska, a produção, que é exibida no serviço de streaming Hulu, foi criada por Josh Schwartz, especialista em atrações teens — ele é o nome por trás de The O.C. e Gossip girl — e retrata a história de Miles Halter (Charlie Plummer), um adolescente que, na nova escola, se encanta pela jovem Alasca Young (Kristine Froseth).
The witcher
Sem data oficial, mas com lançamento previsto ainda para 2019, a série é uma adaptação da série de livros iniciada em 1993 com O último desejo. A saga conta com mais quatro livros Tempo de desprezo (1995), Batismo de fogo (1996), A torre de andorinha (1997) e A dama do lago (1999), de autoria do polonês Andrzej Sapkowski. A versão da Netflix terá Henry Cavill no papel do protagonista Geralt de Rivia, um mutante caçador de monstros. A primeira temporada terá oito episódios.
O senhor dos anéis
Depois da trilogia de filmes de sucesso nos anos 2000, a saga de J.R.R. Tolkien terá uma versão seriada. O anúncio foi feito pela Amazon Studios, responsável pelo serviço de streaming Amazon Prime Vídeo. A nova sequência tem produção-executiva de J.D. Payne e Patrick McKay e vai retratar histórias da Segunda Era da Terra Média, que inclui momentos importantes, como a ascensão de Sauron e a forja dos Anéis de Poder. A série tem previsão de estreia em 2021.
Fire & blood
Obra lançada em novembro do ano passado por George R.R. Martin, Fire & blood foi escolhida como a próxima série do universo de Game of thrones, após a HBO descartar o spin-off que teria Naomi Watts no elenco. Sob o título de House of dragon, a nova produção se passará cerca de 300 anos antes dos eventos abordados em GoT. O roteiro é de Martin, com criação de Ryan Condal e Miguel Sapochnik.
Quando acontece o contrário…
Transformar histórias de sucesso de livros em adaptações de audiovisual é muito comum. No entanto, o contrário é raro. Porém, aconteceu. A Matrix Editora lançou o livro infantil Mais leve que o ar, de Estevão Ciavatta. A obra é uma versão da série que estreia em 10 de novembro na HBO, Santos Dumont, e tem o autor como um dos produtores.
Ao Próximo Capítulo, os responsáveis pela série falam sobre o fato de ter se tornado…
Emissora apresentou os principais nomes do remake da obra icônica de 1988 que será lançada…
Ao Próximo Capítulo, a drag queen carioca fala sobre o sentimento de representar o Brasil…
Como nascem os heróis tem previsão de estreia no primeiro semestre de 2025, na TV…
Sam Mendes, Daniel Brühl, Jessica Heynes, Armando Ianoucci e Jon Brown comentam sobre a nova…
Volta Priscila estreou na última quarta-feira (25/9) e mostra um novo ponto de vista sobre…