Cena de The walking dead
Crédito: Fox Premium/Divulgação. The walking dead Crédito: Fox Premium/Divulgação. The walking dead volta para a segunda parte da nona temporada com promessa de conflitos Cena de The walking dead

A invasão dos quadrinhos na telinha. Confira HQs que chegaram à tevê!

Publicado em Séries

Adaptações de HQs chegam com tudo ao formato televisivo, desde o retorno do já clássico The walking dead até a estreia de The Umbrella Academy

Vez ou outra, a televisão aposta nas adaptações. Além de livros best-sellers, outro gênero que costuma ser levado para as telinhas constantemente são as histórias em quadrinhos. Só nos últimos meses, três séries que estrearam fazendo sucesso são inspiradas em HQs: O mundo sombrio de Sabrina, Polar e Titãs. Neste mês, a FOX traz de volta à programação um dos hits criado graças aos quadrinhos, The walking dead. Também é em fevereiro que a Netflix lança a aguardada versão de The Umbrella Academy. A seguir, o Próximo Capítulo vai deixar você por dentro das páginas das HQs, mas em uma versão totalmente televisiva.

A partir de 11 de fevereiro, à 0h30, os canais FOX voltam a exibir simultaneamente com os Estados Unidos, a série The walking dead. A produção hoje pode até não ser unanimidade, mas viveu tempos áureos com audiência lá em cima nos primeiros anos. Em sua nona temporada, a produção vai investir em um dos enredos mais icônicos das HQs de Robert Kirkman lançadas em maio de 2004, o núcleo dos Sussurradores.

A narrativa será o foco da segunda parte da nona temporada da atração, quando o atual grupo de sobreviventes se depara com uma nova e misteriosa ameaça: pessoas que se disfarçam de zumbis para conseguir passar despercebidas. Parte do clã do seriado já se deparou com esse grupo e terá que enfrentá-lo novamente. No teaser promocional do retorno da série, Alpha (Samantha Morton), líder dos Sussurradores, avisa: “Seu povo cruzou nossas terras, seu povo matou minha gente, haverá conflito”.

HQ estreante

The umbrella academy
Crédito: Christos Kalohoridis/Divulgação. The umbrella academy vem de uma HQ com autoria do brasileiro Gabriel Bá e do americano Gerard Way

Outra novidade de fevereiro que vem das HQs é a série The Umbrella Academy (leia crítica), que estreia no dia 15 na Netflix. A atração é inspirada na graphic novel homônima, de Gerard Way (ex-My Chemical Romance) e do brasileiro Gabriel Bá, que retrata a história de uma família disfuncional criada pelo milionário Reginald Hargreeves (Colm Feore), homem que adota sete crianças superdotadas e as cria como um time de super-heróis, formando assim a Umbrella Academy.

A história nos quadrinhos foi lançada oficialmente em junho de 2008. Apesar das negociações desde a estreia da HQ, a versão televisiva chega mais de dez anos depois da primeira edição. “Acho que tivemos sorte de ter levado tanto tempo para acontecer. A ideia inicial era fazer um filme. Teríamos que cortar muito mais da história. E agora será uma temporada com 10 episódios. Isso nos dá espaço para contar uma história com mais cuidado e mostrar a relação dos personagens”, diz Gabriel Bá.

O ilustrador também pontua que esse é um momento melhor para a estreia de The Umbrella Academy por conta do enredo: “Acho que agora o público está mais confortável com o gênero de super-heróis e está pronto para a nossa estranha história de super-heróis”.

Em The Umbrella Academy, a história começa quando Hargreeves morre e os filhos precisam se reunir novamente. Em meio a isso tudo, os irmãos, que não mantinham mais uma relação, são obrigados a, juntos, tentar salvar o mundo de um iminente apocalipse. “Queremos que os fãs (das HQs), que são devotos, fiquem felizes”, diz Ellen Page, que vive a personagem Vanya, sobre a adaptação.

Tendência na Netflix

Cena de Polar
Crédito: Netflix/Divulgação. Polar chegou à televisão como um filme

The Umbrella Academy entra na lista de várias adaptações que o serviço de streaming Netflix tem feito de histórias em quadrinhos. No ano passado, a plataforma lançou O mundo sombrio de Sabrina, que é uma versão da HQ da Archie Comics sobre a bruxinha Sabrina Spellman (Kieman Shipka), que precisa lidar com a dupla natureza de metade humana, metade bruxa. A trama fez tanto sucesso que a segunda temporada já está em fase de produção.

Neste ano, a plataforma divulgou outros dois seriados inspirados no formato. Em 11 de janeiro, o serviço disponibilizou a primeira temporada de Titãs, atração que utiliza as histórias do grupo de heróis da DC Comics que surgiram pela primeira vez em 1964. A primeira temporada acompanha a formação do grupo composto por Dick Grayson (Brenton Thwaites), o Robin; Rachel Roth (Teagan Croft), a Ravena; Koriand’r (Anna Diop), a Estelar; e Garfield Logan (Ryan Potter), o Mutano.

Tudo começa quando Rachel Roth, uma jovem consciente de que há uma estranha escuridão dentro de si, precisa fugir de sua cidade após a sua mãe ser assassinada. Ela acaba seguindo uma frequente visão e vai parar em Detroit, onde encontra Dick Grayson, um detetive que também tem um segredo, ser o vigilante Robin no combate ao crime.

Em 25 de janeiro, o serviço colocou em seu catálogo outra história que vem das HQs, Polar, inspirada em Polar: Came from the cold, de Victor Santos. Em formato de filme, a produção estrelada por Mads Mikkelsen mostra Duncan Vizla, mais conhecido como Black Kaiser, querendo se aposentar da profissão de assassino de aluguel. Porém, isso não será fácil, já que esse não é o desejo do chefe de Kaiser. Então, ele tem que enfrentar um implacável exército de assassinos mais jovens e mais rápidos do que ele.