Sucesso nas redes sociais, os digital influencers agora ganham espaço na televisão. Eles estão na nova temporada de O aprendiz e em atrações da tevê fechada
O termo digital influencer se tornou comum nos últimos anos. Ele é usado para denominar pessoas com muitos seguidores nas redes sociais que se utilizam dessa repercussão na web para “influenciar” um determinado grupo. O influenciador digital dita tendências e hábitos e compartilha opiniões de diferentes assuntos, impactando centenas e milhares de usuários.
O sucesso desse grupo de pessoas na internet tem chamado a atenção de outro formato: a televisão. Além de bombarem na web, agora esses influenciadores têm ganhado cada vez mais espaço na tevê em uma tentativa das emissoras de se aproximarem do público digital.
A nova temporada do reality show O aprendiz, agora na Band, é um dos exemplos. A atração resolveu inovar na nova edição — que marca ainda o retorno de Roberto Justus ao comando do programa após cinco anos — ao colocar 18 influenciadores digitais brasileiros de diferentes perfis e áreas de atuação para disputar o prêmio de R$ 1 milhão para investir no próprio negócio.
“Fama eles até já têm. Possuem juntos mais de 40 milhões de seguidores em suas diversas redes sociais. O desafio agora é mostrar que estão aptos a fazer fortuna. Que sabem se movimentar no instigante mundo dos negócios”, diz Roberto Justus em divulgação oficial. “Esta nova temporada de O aprendiz une o mundo dos negócios e do empreendedorismo com a tevê e o mundo digital de uma forma jamais feita”, completa.
Foram convidados Alberto Solon (moda), Alice Salazar (beleza), Carlos Santana (humor), Erasmo Viana (fitness e saúde), Gabi Lopes (lifestyle), Gabriel Gasparini (gastronomia), Jessica Belcost (moda), Julia Mendonça (finanças), Karla Amadori (decoração), Leo Bacci (humor), Lucas Estevam (turismo), Montalvão (games), Nana Rude (cultura pop), PC Siqueira (cultura pop e tecnologia), Ru Baricelli (maternidade), Sandra Matarazzo (gastronomia), Taty Ferreira (comportamento) e Xan Ravelli (beleza).
Em 15 episódios, os influenciadores participam de provas para testar habilidades importantes no mundo dos negócios e são avaliados por Justus, além de Vivianne Brafmann, a primeira vencedora de O aprendiz e diretora de Novos Negócios do grupo Newcomm por 14 anos, e José Roberto Marques, coach referência no Brasil que já treinou mais de um milhão de pessoas. Cabe ao trio decidir quem será demitido.
O aprendiz é exibido às segundas, às 22h, na Band. Até agora, a nova temporada teve três episódios transmitidos, o que já resultou nas demissões de Lucas Estevam, Ru Baricelli e Jessica Belcost.
Da web para a tevê
A maranhense Thaynara OG foi uma das primeiras pessoas a dar força ao termo digital influencer no Brasil. A jovem de São Luís se tornou um fenômeno na internet em 2015 graças ao aplicativo Snapchat, no qual ela postava vídeos do dia a dia com muito bom humor, como hoje em dia vários influenciadores fazem no recurso Stories, do Instagram.
Com os milhares de seguidores na rede social, ela passou a ser chamada para apresentar programas na televisão. Só neste ano, Thaynara lançou três no canal GNT: o reality culinário Chef ao pé do ouvido, o turístico Minha vida é um kiu e um feito apenas para a web, Criadoras do Brasil.
Ao melhor estilo de metalinguagem, em Criadoras do Brasil, a maranhense conta as histórias de pessoas que, como ela, empreenderam nas redes sociais. No caso, no Instagram. A produção estreou em 13 de março no IGTV do perfil oficial do GNT na plataforma.
A série tem seis episódios, cada um com duração média de seis minutos, em que apresenta a história de uma mulher que criou o próprio negócio a partir do Instagram.
Participam da atração Joanna Cariello, fundadora da loja Nama, pioneira na produção com impressoras 3D no Brasil; Viviane Bressan, fundadora da @picoteria, loja com peças decorativas e acessórios de crochê; Amanda Santos, que transformou a paixão por gatos em trabalho no Petsitter; Ana Paula Xongani, que percebeu que a cultura negra necessitava de uma moda à sua altura e criou uma marca diferente de qualquer outra, a @ateliexongani; Karina Fonseca e as filhas Íris e Úrsula Leite que levaram para São Paulo um pouco da culinária paraense; e Ingrid Rizzieri, criadora da @entrecubos perfil com esculturas autorais e obras de arte.
A vez deles
O GNT está entre os canais que mais recebem os influenciadores digitais em seu elenco. Neste ano, a emissora estreou duas produções com as celebridades da internet à frente de atrações televisivas. Uma delas foi Credo, que delícia!, que conta com a brasiliense Danielle Noce, youtuber, influencer e chef como uma das apresentadoras e juradas ao lado do marido, Paulo Cuenca, e do confeiteiro e designer de doces Michael Levine. O programa consiste na competição disputada por três duplas com o objetivo de criar e recriar sobremesas saborosas.
Lançado em 2011, o canal de Dani conta com mais de dois milhões de inscritos e foi capaz de levar a brasiliense a se tornar conhecida no cenário da confeitaria brasileira. No Instagram, ela é seguida por 849,2 mil pessoas. “Já estamos há bastante tempo conversando com o GNT para fazer um programa com eles. Desta vez tivemos a ideia de um programa muito divertido que eles amaram e que nós tivemos a oportunidade de melhorar essa ideia a seis mãos e foi muito proveitoso. Tenho certeza de que o público vai amar”, afirma Dani em entrevista ao Correio.