No ar desde 2014 na Rede Globo, programa Tá no ar: A TV na TV é sucesso de audiência na emissora. Para Marcius Melhem, um dos nomes por trás da atração, o motivo é o fato de dialogar bem com a sociedade: “as pessoas enxergam sua vida nesse programa”.
Há alguns anos, os atores Marcius Melhem e Marcelo Adnet e a roteirista Daniela Ocampo (Zorra total) começaram a dar os primeiros passos para criar o humorístico Tá no ar: A TV na TV. A intenção era fazer um programa totalmente autoral para Adnet. Para isso, o trio foi em busca de outros nomes para completar o time, hoje formado também por Alexandre Pimenta, Angélica Lopes, Leonardo Lanna, Maurício Farias, Maurício Rizzo, Thiago Gadelha e Wagner Pinto. Junto, o grupo chegou ao conceito de falar sobre a televisão fazendo referências atuais e piadas sobre tudo que envolve o conceito de tevê.
Esse processo de criação do programa, que teve inspiração em atrações como Casseta & Planeta urgente (1992), TV Pirata (1988) e Saturday night live, é contado em Tá no ar, no livro, obra lançada em 8 de março. Organizado por Alexandre Pimenta e Marcelo Martinez, o material revela todo o início da atração, como concepção, conceito e escolha de autores e elenco, além de ter bastidores, storyboards e conteúdo exclusivo que pode ser visto por um aplicativo de QR code.
Em entrevista ao Próximo Capítulo, o humorista Marcius Melhem, um dos principais nomes por trás da atração, falou sobre o livro, a motivação para criar a atração e do sucesso de Tá no ar: A TV na TV, tanto na televisão como entre o público das redes sociais.
Entrevista com Marcius Melhem do Tá no ar: A TV na TV
Qual foi a motivação para criar o Tá no ar: A TV na TV? Por que fazer piada sobre a própria televisão?
A televisão é uma paixão nacional. A gente achou que era hora de revisitar esse lugar, usar a tevê de hoje e o jeito de assisti-la atualmente para falar das coisas que estão aí, questões importantes de política e comportamento.
Como você define o tipo de humor do Tá no ar?
A gente trabalha para ser um humor que dialogue com a sociedade, provoque e levante assuntos que estão aí na vida das pessoas.
Já são quatro temporadas no ar. Para você qual é o motivo do sucesso da atração?
Difícil explicar o sucesso. É uma soma de coisas, incluindo sorte e muito trabalho. Mas acho que fundamentalmente a razão é que as pessoas enxergam sua vida nesse programa. Ele fala do mundo que a gente vive.
Vocês estão lançando Tá no ar, no livro. O quiseram trazer do programa televisivo para o formato de livro?
O livro explica o nosso processo, como criamos o programa, qual seu conceito, onde encontramos os autores, atores, diretores, além de muitas fotos, curiosidades, textos originais e storyboards das cenas. O grande diferencial é que em muitas páginas há um QR code, em que você aponta o celular e assiste na hora à cena que está sendo comentada. Você lê e assiste ao livro.
Como é o processo de criação das esquetes e dos quadros do Tá no ar?
Muito rico e coletivo. No livro explicamos em detalhes.
SERVIÇO
Tá no ar, no livro
Editora LeYa, 191 páginas. Preço médio: R$ 44.
Tá no ar: A TV na TV
Toda terça, às 23h25, logo após o Big brother Brasil.