O Dia do Professor está chegando e o Próximo Capítulo preparou uma enquete para saber qual dos docentes de séries e novelas é o seu preferido. Vote!
Na próxima segunda-feira, dia 15 de outubro, é Dia do professor, esse profissional tão essencial na nossa formação e, muitas vezes, tão mau reconhecido pelos governantes e pela sociedade.
Os autores de novelas e séries, vira e mexe, dão aos professores papéis de destaque em suas produções. Quase sempre eles são de índole boa, mas ー polêmica!! ー alguns deles adoram uma maldade. Já pensou ter aulas com a Juliana de Meu pedacinho de chão ou morrer de rir durante a classe do Professor Raimundo?
O Próximo Capítulo lembra de alguns personagens docentes que estão no ar e merecem a sua lembrança. Preparamos uma enquete para você contar pra gente qual é o seu preferido!
Qual é o seu professor da ficção preferido?
Débora Pavão, de As aventuras de Poliana – Nem sempre as professoras são boazinhas em novelas. Débora Pavão (Lisandra Cortez), de As aventuras de Poliana, é um exemplo de docente vilã. A professora de dança detesta criança e faz de tudo para que Poliana não estude na Escola Ruth Goulart.
Gabriela, de Malhação – Vidas brasileiras ー A professora de literatura vivida por Camila Morgado em Malhação — Vidas brasileiras bombou na internet, na vida real. Na cena, ela reúne a garotada e fala sobre fascismo. Sem exibir juízo de valor, ela explica os conceitos e deixa a turma de cabelo em pé. O legal de Gabriela é que ela se preocupa com os jovens como pessoas e não apenas como alunos. Está certo que ela se mete a psicóloga e passa do ponto algumas vezes, mas geralmente ela é fofa.
Juliana, de Meu pedacinho de chão – Só os cabelos cor de rosa já deixaram os alunos da professora Juliana (Bruna Linzmeyer) de Meu pedacinho do chão encantados. Ela era doce e ainda lutou contra a proibição de uma escola na Vila Santa fé, ideia do vilão, Coronel Epa (Osmar Prado).
Nina, de Nina – A personagem de Regina Duarte deu o que falar na trama de Walter George Durst. O ano era 1977 e Nina trabalhava num dos colégios mais tradicionais de São Paulo. Durante as aulas, ela falava com os alunos sobre assuntos como a posição da mulher na sociedade, liberdade de expressão e amor.
Professor Girafales, de Chaves – O canal Multishow e o SBT têm em comum o seriado Chaves. Um dos personagens icônicos do fenômeno mexicano é o Professor Girafales, interpretado por Rubén Aguirre. O coitado sofre com os meninos e ainda morre de amor por Dona Florinda. Assim como a boa educação, a atração é atemporal.
Professor Raimundo, de Escolinha do Professor Raimundo – O personagem pode ser visto no canal Viva na nova Escolinha do Professor Raimundo. Bruno Mazzeo assume o papel lançado pelo pai dele, Chico Anysio. Mesmo tanto tempo depois da estreia do personagem, o salário dos professores brasileiros continua do mesmo tamanhozinho.
Walter White, de Breaking bad ー Sim! É uma opção polêmica. O professor de química de Breaking bad foi interpretado com perfeição por Bryan Cranston, de 2008 a 2013. Ele dava aulas de química e decide produzir metanfetamina quando descobre que está com câncer. O papel rendeu a Cranston um Globo de Ouro e três Emmys de melhor ator em série dramática.