Lançada no Globoplay, As aventuras de José & Durval é inspirada na trajetória e nas canções da dupla
Por Patrick Selvatti
Com uma carreira de mais de 50 anos de sucesso, repleta de hits icônicos, não há trilha sonora de uma história que não tenha ao menos uma canção de Chitãozinho & Xororó. Seja em aberturas de novelas — como Sinônimo, que embala Terra e paixão, a atual das 21h, mesmo 20 anos após seu lançamento —, seja em celebrações mundo afora — como é o caso do hino Evidências, lançado em 1990 e que quebrou barreiras territoriais e culturais em karaokês espalhados pelo planeta. Até quem não curte o estilo tem no repertório, no mínimo, uma música da dupla na sua playlist. E assim, os irmãos paranaenses formaram uma unanimidade rara e, agora, contam a sua jornada em uma série de oito episódios, produzida e exibida desde sexta-feira pelo Globoplay.
As aventuras de José & Durval percorre a trajetória da dupla José Lima Sobrinho, 69, e Durval Lima, 65, desde a infância, quando as vidas dos dois meninos já se entrelaçavam com a música. Mesclando fatos reais com situações fictícias, a trama começa em 1968, com os protagonistas ainda crianças no interior do Paraná, e passa pelas décadas de 1970, 1980 e 1990, mostrando, a partir do início da paixão pela música, uma jornada de sonhos, desafios e conquistas.
Nos três primeiros episódios, já disponibilizados, período em que a série relembra a infância dos músicos, os estreantes Pedro Tirolli e Pedro Lucas dão vida aos protagonistas. Na fase adulta, Chitãozinho & Xororó são interpretados por Rodrigo e Felipe Simas, irmãos na vida real. “Representa muito o fato de sermos irmãos, é algo muito significativo em nossas vidas pessoal e profissional. Quando entramos na sala de preparação, já chegamos com 50% estabelecido. Nossa relação, tudo o que vivemos, desde pequenos, não deixa de ter nos ajudado para a série”, ressalta Rodrigo, em comunicado à imprensa.
“Galopeiraaaaaa”
Personagens reais são representados na série, como seus pais Araci e Mário, interpretados por Andréia Horta e Marco Ricca. Já as atrizes Duda Galvão e Ana Herman dão vida, em diferentes fases, a Rosária, uma das irmãs de José e Durval. Noely Lima, esposa de Xororó e mãe de Sandy Leah e Junior Lima, é destaque na produção, interpretada por Màrjorie Gêrardi. Já Larissa Ferrara dá vida a Adenair, a primeira esposa de Chitãozinho.
Mas também há espaço para personalidades fictícias, que ganham corpo e voz para incrementar a narrativa. Como é o caso de Lucía, interpretada por Natália Dal Molin, mulher que personifica a paraguaia cantada no hino Galopeira, composição de Mauricio Cardoso Ocampo que fez enorme sucesso na voz da dupla nos anos 1970. Curiosamente, a atriz de 34 anos — que é argentina — está no ar em Terra e paixão, também vivendo uma paraguaia. “Gosto dessas casualidades da vida. É a segunda história que conto de pessoas vivas com sucesso internacional. Fui irmã do Maradona na série sobre ele [Maradona Sueño Bendito, da Amazon Prime] e agora sou a famosa Galopeira”, celebra a hermana, que vive no Brasil, em conversa com o Próximo Capítulo.
O diretor geral da série, Hugo Prata, conta que foi um imenso desafio trazer para o grande público a história da dupla. “Esses artistas gigantes todo mundo conhece, mas pouca gente sabe qual e como foi a longa trajetória pessoal. Apresentar como construíram uma carreira tão sólida não é simples, não é fácil”, explicou.
Original Globoplay em parceria com TV Globo e produção da O2 Filmes, As aventuras de José & Durval teve os três primeiros episódios de 45 minutos lançados na sexta-feira. Os outros cinco serão disponibilizados na plataforma, um a cada semana, até 22 de setembro.