Cozinheiros amadores passaram por prova com cactus com menos críticas do que quando cozinharam lula. Veja quem são os 10 melhores desta temporada do MasterChef!
A atual temporada do MasterChef chegou nesta terça-feira (21/6) ao esperado top 10. Mas para atingir o estágio, um amador precisou deixar a cozinha do reality show, não sem antes ouvir de um dos jurados, Henrique Fogaça, que protagonizou “um show de horrores” com seu prato.
A noite começou com um desafio e tanto, inédito até para alguns dos jurados: cozinhar cactos. Para isso, eles contaram com a ajuda do chef Timóteo Domingos, que está acostumado com os vários tipos do alimento. O susto de Daniel foi tão grande que, mesmo depois de sair do mercado, ele ainda olhava para a cesta de produtos e não tinha a menor ideia do caminho a ser seguido. Renato escolheu tanta coisa que Ana Paula Padrão precisou ajudá-lo a levar os ingredientes para a bancada. Já Fernando, foi se acalmando e avisou que não sairia da zona de conforto dele, a confeitaria.
Faltavam 5 minutos para o fim da prova e Ana Paula Padrão está à beira de um ataque de nervos com o estado das bancadas. Os jurados Erick Jacquin, Henrique Fogaça e Helena Rizzo começam a se perguntar se alguns amadores conseguirão apresentar algum prato. Mas, aos trancos e barrancos, todos serviram algo.
No fim das contas, os chefs elegeram três pratos piores, que levaram os cozinheiros direto para a eliminação: Daniel (pirão de xique-xique com carne seca), Jason (carpaccio de xique-xique, pitaia e molho de frutas silvestres) e Edleide (musseline de batata e xique-xique, carne de sol e salada de palma doce).
Entre os melhores estiveram Paraskevi (arroz basmati, salada de iogurte e cogumelos com xique-xique), Renato (cuscuz marroquino com cacto e pirarucu confitado) e a vencedora Lays (ravioli de cebola recheado de cogumelos e cacto). Como “prêmio”, Lays ainda pôde salvar dois colegas da prova de eliminação e opta por Rafael e Melinda.
Saiba como foi a prova de eliminação do MasterChef
Com a jogada de Lays, ficaram para disputar a permanência na cozinha do MasterChef Daniel, Edleide, Jason, Fernando, Mário e Bruno. O desafio apresentado por Ana Paula Padrão era fazer um prato com lula em uma hora. Mas, quase na hora da contagem regressiva, Jacquin interrompe a apresentadora e diz que quer um prato especial: lula à provençal. Nova contagem, nova interrupção: Helena Rizzo pede lula recheada. Por fim, Fogaça apresenta mais um desafio: lula à dorê.
Entre os destaques positivos, Jason e Bruno levaram a melhor. Bruno acabou sendo eleito o melhor da prova.
A prova que parecia mais fácil do que a primeira foi um festival de críticas. Sem o menor pudor, Fogaça esculachou os pratos de Mário, classificando os preparos do veterinário como um “show de horrores”. Surpreso, o rapaz provou o prato e não concordou com a avaliação dos jurados. Mesmo assim, ele foi o eliminado ー em disputa com Edleide e Fernando ー e ainda ouviu mais críticas de Fogaça, que falou que o molho dele estava “nada a ver” e pediu para que Fernando agradecesse a Mário porque a comida dele era pior.
Agora, sim, o top 10 estava completo: Bruno, Daniel, Edleide, Fernando, Jason, Lays, Melinda, Paraskevi, Rafael e Renato. Semana que vem, em duplas, eles vão preparar um banquete australiano e, na prova de eliminação, uma homenagem à Semana de Arte Moderna, de 1922.