bobba_1200

Franquias de sucesso no cinema ganham as telas do streaming

Publicado em Séries

Estúdios estão apostando na popularidade das séries para explorar histórias dos cinemas no streaming

por Pedro Ibarra

As séries estão conquistando cada vez mais espaço e prestígio tanto com o público quanto com a crítica. A inegável relevância do formato levou grandes astros do cinema a investirem também na televisão. Com o advento do streaming, o acesso do público às produções ficou mais fácil. Dessa forma, os seriados têm se tornado um celeiro cada vez mais lucrativo para o mercado do audiovisual.

A nova aposta é investir em sucessos do cinema na televisão. O movimento, que sempre existiu, de dar mais espaço para um personagem de um filme em um seriado, ganhou força com o advento de a Marvel lançar seriados de um universo compartilhado entre televisão e cinema. Séries como WandaVision, Falcão e o Soldado Invernal, Loki e Gavião Arqueiro foram sucesso absoluto no streaming Disney e abriram os olhos do mercado para o modelo recente.

Atualmente estão no ar no streaming pelo menos duas séries diretamente derivadas de personagens cinematográficos. A começar por uma das principais estreias do ano da HBO Max para 2022, a série Peacemaker. A produção foca no Pacificador, personagem apresentado pela primeira vez no longa O esquadrão suicida, segundo do supergrupo de vilões, e tem John Cena vivendo o protagonista. A série aproveita a irreverência do personagem para criticar as produções de heróis, mas ao mesmo tempo aproveita a nova plataforma para ampliar a relevância da DC, que luta para se consolidar como universo cinematográfico, diferentemente da Marvel que faz isso com facilidade.

A segunda é O livro de Bobba Fett, seriado solo do personagem que foi apresentado pela primeira vez em O império contra-ataca, em 1980. Bobba Fett é uma figura essencial do universo de Star Wars e há anos que o público queria saber mais sobre a história dele. O sucesso de The mandalorian, série no mesmo universo de Guerra nas Estrelas, foi uma das âncoras para a Disney investir no personagem há tanto parado, pelo menos desde a sequência de prelúdios de Star Wars lançada no início dos anos 2000.

Duas animações também tiveram estreia marcada diretamente no streaming e são fruto deste movimento. Hotel Transilvânia: transformonstrão e A era do gelo: as aventuras de Buck. Ambos os longas fazem parte de franquias consolidadas, mas encontraram no streaming a oportunidade de serem mais assistidos que no cinema. Hotel Transilvânia chega com uma aventura em que monstros viram humanos e humanos se tornam monstros, enquanto A era do gelo mostra o retorno do querido personagem Buck para o Mundo Perdido.

Este movimento dá sinais de que está apenas no início e deve ser cada vez mais explorado no futuro. A televisão passa por uma reviravolta imensa e o streaming está cada vez mais no papel de extensão do mundo cinematográfico. Seguindo neste ritmo, a tevê ganhará cada vez mais importância, financeira, de crítica e de público, e talvez os jogos de poder do audiovisual passem também por mudanças drásticas no futuro.