O chef Rafa Costa e Silva chega ao programa Mestre do sabor para substituir José Avillez, que teve que voltar a Portugal por causa do coronavírus
Tem gente nova no reality Mestre do sabor. A partir desta quinta-feira (28/5), o time de José Avillez passa a ser comandado por Rafa Costa e Silva, chef do restaurante Lasai, no Rio de Janeiro. Avillez teve que sair do programa para voltar a Portugal, onde tem vários restaurantes, por causa da pandemia de coronavírus. Vale lembrar que o Mestre do sabor foi gravado com antecedência. Agora, os times representam Rafael, Kátia Barbosa e Léo Paixão.
Rafa conta que quase não acreditou quando recebeu o convite para entrar no programa. “Recebi uma mensagem do Claude (Troisgros, chef e apresentador do programa) pedindo para retornar urgente, pois se tratava do convite para entrar ao programa. Tomei um susto e achei até que o telefone dele havia sido clonado (risos). Comentei isso com o filho dele, que confirmou que era mesmo verdade. Fiquei honrado com o convite, principalmente por exercer um papel que até então era do Zé Avillez, um profissional que admiro muito. Consegui remanejar a agenda e acertar a minha participação no programa”, lembrou, em entrevista ao Próximo Capítulo.
O chef garante que foi recebido “com carinho” pelos colegas e pelos participantes do programa. E comemora a troca que existe entre ele e os cozinheiros que defendiam o time de Avillez. Para ele, a experiência “tem sido enriquecedora, todos ali são profissionais e têm estilos diferentes de cozinhar, observo muito o que eles fazem e essa troca acaba acontecendo naturalmente.”
Os mais atentos perceberão que o chef já esteve no Mais você, como jurado do Super Chef. “Essa é a primeira vez (na TV) com um time de cozinheiros profissionais, num programa totalmente dedicado à gastronomia. Foi tudo muito novo e brinco que se tivesse uma terceira temporada, já pensaria em fazer algumas coisas diferentes com tudo que aprendi no programa”, afirma um animado Rafa.
Entrevista// Rafa Costa e Silva
Como foi entrar no Mestre do sabor com o programa já em andamento?
Foi tudo de repente, mas incrível e está sendo uma experiência muito bacana fazer o programa. Todos me receberam muito bem e isso me ajudou a entrar no clima do programa.
Como o convite para o Mestre do sabor chegou até você?
Recebi uma mensagem do Claude (Troisgros, chef e apresentador do programa) pedindo para retornar urgente, pois se tratava do convite para entrar ao programa. Tomei um susto e achei até que o telefone dele havia sido clonado (risos). Comentei isso com o filho dele, que confirmou que era mesmo verdade. Fiquei honrado com o convite, principalmente por exercer um papel que até então era do Zé Avillez, um profissional que admiro muito. Consegui remanejar a agenda e acertar a minha participação no programa.
Como você foi recebido pelo time que era do Avillez?
Como falei, fui muito bem recebido por todos e isso contribuiu muito para que eu me sentisse à vontade e no clima do programa.
Essa é sua primeira experiência com televisão?
Não é a minha primeira vez na TV. Eu já participei do quadro Super Chef, da Ana Maria Braga, que eu adorei. Mas é a primeira vez com um time de cozinheiros profissionais, num programa totalmente dedicado à gastronomia. Tem sido uma experiência incrível e uma troca muito enriquecedora, de muito aprendizado. Foi tudo muito novo e brinco que se tivesse uma terceira temporada, já pensaria em fazer algumas coisas diferentes com tudo que aprendi no programa.
O Mestre do sabor privilegia ingredientes brasileiros. Como isso aparece na sua cozinha?
No Lasai, grande parte da matéria prima é produzida nas minhas hortas. Essa é uma grande preocupação minha e de toda a equipe na hora de pensar no menu, fazemos tudo com ingredientes frescos e regionais.
No Mestre do sabor você “treina” um time de jovens chefs. Como é essa troca entre as gerações? Você também aprende com eles?
Tem sido enriquecedora, todos ali são profissionais e têm estilos diferentes de cozinhar, observo muito o que eles fazem e essa troca acaba acontecendo naturalmente.