mulheres

10 personagens mulheres que fizeram história na TV

Publicado em Novela, Séries

Cada vez mais, grande personagens femininas têm inspirado, emocionado e feito história em diversas séries e novelas. Neste dia 8 de março, nada mais justo do que relembrar essas figuras cheias de força e determinação.

No Dia Internacional da Mulher, o blog Próximo Capítulo resolveu prestar uma homenagem a algumas das grandes mulheres que marcaram presença na telinha. Não foi fácil fazer essa lista, porque no fundo, a vontade era colocar todas aqui. Mas como não dava para fazer isso, aqui estão dez das mulheres que brilharam, e ainda brilham, na TV:

Annalise Keating

Annalise Keating GIF - Find & Share on GIPHY

Não tinha como começar essa lista com outro nome, senão o da personagem interpretada por Viola Davis. Não importa qual seja o problema. Ela resolve. A professora/advogada protagonista de How to get away with murder dá um show na tela, e no seriado é ela quem dá a última palavra em tudo.  Merece parabéns de pé, com palmas, assovios e gritinhos!

Claire Underwood

House Of Cards GIF - Find & Share on GIPHY

O que seria de Frank Underwood sem Claire? N.a.d.i.n.h.a. Essa é uma verdade que fica óbvia para qualquer pessoa que assiste House of Cards. Ela não é apenas decidida, mas também inteligente, elegante e perigosa. Ela mostra que mulher faz o que quiser, e se impõe. E daí que o marido dela é o presidente dos Estados Unidos? É ela quem manda nisso aqui.

 

Sophia Burset

Annalise Keating GIF - Find & Share on GIPHY

Orange is the New Black é outra série cheia de mulheres fortes, mas Laverne Cox merece o destaque desta vez, já que seu personagem dá visibilidade para um grupo de mulheres que tem pouquíssimo espaço na TV: as trans. Mais para frente, na 3ª temporada da série, a transfobia dá as caras, e Sophia Burset enfrenta muito preconceito dentro do presídio. É impossível não sentir empatia pela personagem.

Diane Lockhart

Diane Lockhart GIF - Find & Share on GIPHY

Nada de Alicia Florrick. Hoje, vamos falar de outra estrela de The Good Wife: Diane Lockhart. Ela é uma mulher que conseguiu se destacar na sua área profissional mesmo cercada por homens. E homens que constantemente tentavam passar a perna nela, ou fazer prevalecer suas vontades. Com elegância e determinação, ela inspirou por muitas vezes ficar do lado que achava certo, mesmo que para isso tivesse que enfrentar adversidades. Ao longo de sete temporadas de The Good Wife, também teve oportunidades de defender direitos de mulheres que estavam sendo questionados. Ela pisou na bola algumas vezes, isso é verdade, mas sempre buscou se redimir. Não é a toa que voltou com um seriado só dela, de tão incrível que essa mulher é.

penha-dia-das-mulheresMaria da Penha

Interpretada por Taís Araújo, a personagem de Cheias de Charme, a empregada doméstica é batalhadora e guerreira. Ela criou dois irmãos e o filho, além de ter que lidar com um marido preguiçoso que vive às suas custas. Penha ainda sofre agressão da patroa, uma cantora que vive humilhando a moça. Cansada, ela toma coragem e vai para a delegacia denunciar a chefe. Ali, conhece as amigas com quem forma o trio Empreguetes, muda de emprego, ganha dinheiro e chuta o marido malandro.

maria do carmo dia das mulheresMaria do Carmo

Quem não sofreu junto com a personagem interpretada por Susana Vieira, em Senhora do Destino? A dor da mãe que tem a filha roubada não foi a única coisa que cativou o público. A nordestina humilde, mãe de cinco filhos e abandonada pelo marido, que parte para o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor, conquistou muita gente. A vida sofrida não impede que ela se torne uma mulher bem-sucedida, e sempre generosa.

Lorelai Gilmore

Netflix GIF - Find & Share on GIPHY

Quando o assunto é Gilmore Girls, a gente podia ficar aqui horas e horas conversando, e não iam parar de aparecer mulheres fortes, que inspiraram toda uma geração de garotas. A feroz Paris Geller, a elegante Emily, a rebelde Lane Kim, a dedicada Rory, a divertida Sookie, a brava Mrs. Kim, a genial April, a espirituosa Liz… Mas escolhemos Lorelai. Ela não apenas é forte, como extremamente humana, cheia de defeitos, de problemas… Gente como a gente. E por isso mesmo, provou que mulher é um ser que dá conta de enfrentar tudo quanto é dificuldade. Ela foi mãe adolescente e solteira. Para poder fugir da vida que os pais tinham planejado para ela, e que não era nada do que ela queria, Lorelai precisou se virar sozinha, desde muito cedo. Apenas com a ajuda de outras mulheres incríveis que foi conhecendo pelo caminho, sem marido, namorado ou os pais, ela construiu um lar para ela e a filha.

Jessica Jones

Drinking GIF - Find & Share on GIPHY

Mais do que uma super-heroína, Jessica Jones é uma sobrevivente e uma lutadora. Vítima de abuso, ela superou seus fantasmas, enfrentou seu agressor, e ainda fez de tudo para ajudar outras mulheres que estavam enfrentando o mesmo destino. Merece ou não merece os nossos parabéns?

mariaclara-mulheresMaria Clara Diniz

Em Celebridade, Malu Madder interpretou uma empresária e ex-modelo bem-sucedida que é alvo de um casal ardiloso que tenta destruí-la. Eles se infiltram em sua vida e na sua empresa. Depois de passar a novela inteira comendo o pão que o diabo amassou, com direito até a parto em cabana abandonada no meio do mato, ela tem a oportunidade de devolver tudo o que a sua inimiga fez. Trancada no banheiro de uma boate ela dá um surra em Laura que jamais será esquecida pelo público, enumerando todas as maldades que a vilã aprontou. No final, a rival para a cadeia, e Maria Clara pode finalmente seguir com sua vida.

regina-duarteHelenas de Manoel Carlos

Elas não podiam ficar de fora da lista. Helena, que já teve muitos rostos e muitas facetas. Já foi Lílian Lemmertz, Maitê Proença, Regina Duarte (três vezes!), Vera Fischer, Christiane Torloni, Bruna Marquezine, Taís Araújo e Júlia Lemmertz. Foi mãe, filha, esposa, trabalhadora, guerreira. Sempre forte e decidida, como Helena de Troia. As oito heroinas da dramaturgia brasileira tiveram caminhadas sofridas e de superação, sempre buscando amor e felicidade. O que basicamente, fazem todas as mulheres, todos os dias.