Mês: janeiro 2019
Livro reúne resultados do Criança Feliz e de outros programas de desenvolvimento infantil
Estudo, feito com apoio de fundação holandesa, foca efeitos de políticas públicas para crianças de 0 a 6 anos de baixa renda
Lançado em dezembro de 2018, o livro Da ciência à prática — os programas de apoio ao desenvolvimento da América Latina reúne resultados de levantamento sobre as iniciativas de estímulo ao desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos de famílias de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social.
Dividida em cinco capítulos, a publicação traz evidências científicas sobre a importância dessa fase, um histórico desse tipo de iniciativa no Brasil e no mundo e detalhes sobre a metodologia e o trabalho de programas que são referência na América Latina. Bons exemplos são Educa a Tu Hijo (Cuba), Chile Crece Contigo, Uruguay Crece Contigo, Cuna Más (Peru), Pastoral da Criança, Primeira Infância Melhor (PIM), Mãe Coruja Pernambucana e outros no Brasil.
As 212 páginas evidenciam ainda resultados do programa Criança Feliz no Brasil que, em julho de 2017, atendia 69 municípios e, hoje, está presente em 2.692 cidades, contemplando mais de 400 mil crianças e gestantes — especialmente nas regiões Norte e Nordeste. A produção editorial é da Cross Content, cuja equipe viajou centenas de quilômetros pelo Brasil, visitando 13 estados em diversas regiões, acompanhou visitas domiciliares em dezenas de cidades, além de entrevistar gerentes, supervisores, crianças, mães, pais, avós, entre outros beneficiados pelo Criança Feliz.
A publicação discute ainda a importância do investimento na primeira infância, que dá mais retorno do que qualquer outro investimento. O livro conta com o apoio da fundação holandesa Bernard van Leer. Uma versão gratuita da publicação está disponível para download no link.
Canções infantis utilizadas por educadores a partir da década de 1930 ganham registro fonográfico
Dotados de imensa riqueza histórica e educativa, chegam ao mercado os discos infantis Cantando e brincando com Vovó Linda — volumes 1 e 2, produzidos pela professora de educação musical infantil Ermelinda Paz, que trabalhou na Escola Municipal Guatemala, no Rio de Janeiro. Ambos têm como inspiração produções musicais datadas entre as décadas de 1930 e 1970.
O primeiro volume surgiu após extenso trabalho de pesquisa com pessoas-fonte e centros de documentação e pesquisa, como o Museu Villa-Lobos, o Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, o Centro Brasileiro de Memória do Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro (Cemi/Iserj), a Associação de Músicos Arranjadores e Regentes / Sociedade Musical Brasileira (Amar/Sombras), a Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), dentre outros.
Algumas das canções do volume 1 são A janelinha, As formiguinhas e Passarinho. No volume 2, destacam-se composições como Baile da borboletas, Peixe Vivo e Sapo Jururu.
As 14 músicas que integram o volume 1 estimulam a criatividade, a espontaneidade e a expressividade das crianças. O CD conta também com a canção Acalanto para José, de autoria da própria pesquisadora, com o objetivo de ninar o neto.
Já o segundo volume conta com um coletânea de canções brasileiras, lançada em formato duplo: um CD completo com 27 faixas e outro CD com playbacks, para uso dos educadores em sala de aula, totabilizando 54 faixas. As faixas versam sobre temas como animais, e a relação entre adultos e crianças de forma amorosa e divertida. As canções também servem para jogos musicais e brincadeiras.
Os álbuns estão disponíveis gratuitamente on-line na plataforma Spotify. Acesse pelos links: Vol. 1 e Vol. 2. Também é possível adquirí-los de forma física pelo e-mail cdvovolinda@gmail.com. Saiba mais acessando o site da pesquisadora Ermelinda Paz: http://www.ermelinda-a-paz.mus.br/principal.html