Cristiane Bonfanti – Do CorreioWeb
Se você foi aprovado para o cadastro reserva nos últimos concursos do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), pode preparar a documentação. O órgão anunciou que dará início a mais uma leva de contratações nas próximas semanas. De acordo com editais publicados na página 77 da seção 3 do Diário Oficial da União desta quinta-feira (2/7), serão nomeados mais 271 aprovados nos concursos realizados em 2008 e 2010. Os novos servidores receberão salários que variam de R$ 1.966,47 a R$ 4.374,89.
Ao todo, serão convocados 36 candidatos ao cargo de técnico de operação de redes – que exige conclusão do ensino médio – e 235 analistas, que precisam ter passado pelos bancos das universidades. Os graduados atuarão nas áreas de Biblioteconomia, Desenvolvimento de Sistemas, Engenharia, Gestão Empresarial, Gestão de Pessoas, Gestão Logística, Advocacia, Desenho Instrucional, Engenharia, Gestão Financeira, Gestão Logística, Negócios em Tecnologia da Informação e Serviço Social.
O reforço será feito nos quadros da sede do órgão, em Brasília, e nas unidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Ceará, Pernabuco, Rio Grande do Sul, Bahia, Pará e Maranhão (veja quadro). São Paulo terá o maior número de contratações – serão 53, todas de analistas. Em seguida estão Brasília (DF) e Curitiba (PR), com 50 e 45 convocações, respectivamente.
De acordo com a gerente do Departamento da Gestão e Avaliação de Carreira do Serpro, Maria Helena Aires Coelho Machado, a política do órgão é de chamar aprovados para cadastro reserva para evitar o desperdício de recursos públicos com novas seleções. “A nomeação será imediata. Nas convocações anteriores, priorizamos a área de desenvolvimento de sistemas. Agora, vamos nomear também profissionais de outras áreas mais carentes, como a de negócios”, explica a gerente.
Os concursos
Organizado pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB), o edital de 2006 ofereceu 616 vagas nos cargos de técnico e analista, além de cadastro reserva. Ao todo, 32.147 pessoas se inscreveram na seleção – uma média de 52,19 candidatos por vaga.
Também promovido pelo Cespe/UnB, o certame de 2010 abriu 38 vagas e cadastro reserva. Desta vez, 11.714 pessoas participaram do concurso, o que resulta em uma média de 308,2 pessoas por vaga.
Cidade Novas vagas Rio de Janeiro (RJ) 22 vagas São Paulo (SP)53 vagas Belo Horizonte (MG)5 vagas Curitiba (PR)45Fortaleza (CE)9Recife (PE)32Porto Alegre (RS)16Salvador (BA)26Brasília (DF)50Belém (PA)2São Luís (MA)1