Da Agência Senado
Ao anunciar que dedicará todo o seu mandato às causas sociais, o senador Itamar Franco (PPS-MG) ocupou a tribuna, nesta sexta-feira (18), pedindo para que o governo federal autorize a contratação de todos os aprovados em concursos públicos para a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e para a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Itamar afirmou estar “profundamente indignado” com a maneira com que vêm sendo tratados os aprovados nos recentes concursos para a Aneel e a Anatel, devido ao anúncio do corte de R$ 50 bilhões no Orçamento da União. A decisão acarretou a suspensão de todos os concursos e nomeações.
Ele explicou que muitos dos aprovados em concursos para essas duas agências já haviam sido convocados para assumir as vagas a partir de janeiro e, por isso, venderam suas casas na cidade de origem e pediram demissão do emprego para se mudarem para Brasília.
– Não contratá-los, nessas condições, é uma leviandade – afirmou Itamar, que fez um apelo “à sensibilidade” da ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, para que autorize “imediatamente” a contratação dos aprovados, até o limite de vagas anunciado em edital.