Uma nova oportunidade para quem sonha em seguir carreira policial vem por aí! Com estimativa de autorização para 2022, o certame da Polícia Militar do Distrito Federal PMDF, previsto na lei orçamentária, ofertará vagas não só para o cargo de soldado, mas também para oficial. Para quem já está se preparando, o especialista de Direito Constitucional do IMP Concursos, Cristiano Lopes, passou algumas dicas para estudar antes mesmo da publicação do edital.
De acordo com o professor, dar uma olhada no edital anterior é essencial, pois geralmente, salvo exceções de atualizações e mudanças de leis, não há muitas alterações no conteúdo a ser cobrado. “No último edital do concurso para PMDF, basicamente, em Direito Constitucional, foi cobrado Direito e Garantias Fundamentais (CRFB/88, art. 5º – 17) e Segurança Pública (CRFB/88, art. 144)”, explica.
– Para um bom resumo de Direito Constitucional, é preciso, antes de tudo, saber o que é Direito Constitucional. Assim, o primeiro passo é marcando ou sublinhando nos seus materiais (livros, apostila ou PDF) as palavras-chaves ou os textos mais importantes antes de repassá-los para seu caderno de anotações. Caso ache mais interessante você poderá fazer esquemas, como gráficos ou tabelas, isso ajuda muito com a memorização.
– A leitura dos artigos da CRFB/88 é de extrema importância, mas gostaria de destacar dois temas como os assuntos mais importantes e que com certeza estará na prova: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos (CRFB/88, art. 5º) e Segurança Pública (CRFB/88, art. 144).
– Para que o concursando tenha um melhor desempenho nos estudos ele (a) precisa fazer um planejamento no qual nossa mesclar a leitura da legislação (lei seca), a doutrina (livro ou apostila) e questões da banca (muitas questões – o máximo que puder fazer). O segredo para a aprovação é o exercício e persistência nos estudos.
O comandante da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Márcio Vasconcelos informou recentemente que a corporação deverá abrir novo concurso público em 2022. De acordo com o representante, a PMDF irá enviar, ainda este ano, pedido para autorização do edital à Secretaria de Economia.
“A previsão é que a gente autorize no ano que vem, mandando agora, para fazer o concurso no ano que vem e para que a gente inicie o Curso de Formação em 2023”, disse Vasconcelos em uma entrevista nas redes sociais.
O policial ressaltou que a realização de um novo concurso público é um processo demorado. Entre a autorização orçamentária e a realização efetiva do concurso há uma demora de mais ou menos um ano. E entre a realização do concurso e o chamamento é quase mais um ano”, explicou.
O concurso para a PMDF também está previsto no projeto de Lei Orçamentária Anual para 2022. Conforme o texto, fica reservada à instituição a oferta de 736 vagas.
Em 2018, a PMDF realizou seu último concurso público, com 2 mil vagas para soldados, de nível superior. Além da escolaridade, foi exigida idade máxima de 30 anos e Carteira Nacional de Habilitação na categoria B. O certame também abriu 18 vagas na função de músico, com especialidade em corneta, clarineta, saxofone, trompa, trompete e trombone.
Os candidatos passaram por prova objetiva, redação, avaliação física, exames biométricos e avaliação médica, sindicância de vida pregressa, avaliação psicológica e curso de formação. Durante o curso de formação, os ganhos foram de R$ 6.095,41 para soldados e de R$ 4.119,22 para músicos.
Estatal divulgou data da publicação do edital e da aplicação das provas do próximo concurso…
Segundo o órgão, essa convocação concluirá o chamado de 1.217 agentes que vão se dedicar…
Menos de uma semana separa os mais de dois milhões de candidatos inscritos para o…
Um projeto aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados…
O Sindicato dos Trabalhadores em Escolas Públicas do Distrito Federal (SAE-DF) publicou um apelo para…
O lançamento do aguardado edital de abertura do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) foi confirmado…