Freepik/Divulgação
Os 132.463 inscritos no concurso do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios estão diante a reta final dos estudos, visto que os exames de seleção serão aplicados no dia 29 de maio. Elas serão aplicadas em Goiânia e Valparaíso de Goiás — além do Distrito Federal.
É difícil a gente tocar nesse ponto de ansiedade, porque os nos últimos tempos tem sido de muita preocupação, ansiedade com tudo. Cada vez mais você vê a população de uma forma muito ansiosa. Mas sem entrar nesse ponto da mente humana, uma boa dica para evitar a questão da ansiedade, é saber que você chegou até aquele momento, deu o seu máximo e não se preocupar com questão de vagas/concorrência, isso já é um grande passo aí pra você não ficar tão ansioso.
Hoje em dia acho que é muito mais uma questão de um estudo de qualidade do que uma quantidade de horas estudadas. Mas agora nessa reta final, quem tiver possibilidade/oportunidade de estudar mais, acho que deve aproveitar preenchendo o tempo de estudo com mais revisão daqueles pontos que devem dar uma atenção maior por agora.
O que o candidato pode fazer no dia anterior à prova? E no dia?
No dia anterior é importante fazer uma boa revisão, focando nas dicas dadas pelos professores, para quem fez um curso preparatório, principalmente no que é de uma incidência maior e no tipo de concurso perfil da banca que, no caso, a FGV.
E quais dicas podem ser dadas a fim de facilitar a administração do tempo da prova?
Não acho interessante dicas do tipo,começar com a disciplina que eu mais gosto e deixar a que eu menos gosto pro final, porque fazendo isso você acaba se perdendo, e consequentemente fazendo uma má distribuição do tempo, podendo deixar disciplinas sem conseguir responder. Então, oriento fazer a prova pela ordem em que é apresentada, eu acho que é melhor, pois o tempo é curto e a quantidade de questões é grande.
Outras dicas que foram dadas:
A prova objetiva será composta por 60 questões de múltipla escolha, no qual irá abranger conteúdos de Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos. Sendo 20 e 60 respectivamente.
As questões de Conhecimentos Gerais terão as seguintes disciplinas: Língua Portuguesa: dez questões; Ética no Serviço Público, Regimento Interno, Lei de Organização Judiciária, Provimento Geral da Corregedoria e Provimento Judicial Aplicado ao Processo Judicial Eletrônico: 10 questões.
Já as de Conhecimentos Específicos abrangem: noções de Administração de Recursos Humanos e Gestão Pública, noções de Direito Administrativo, noções de Direito Constitucional, noções de Direito Penal, noções de Direito Processual Penal, noções de Direito Civil e noções de Direito Processual Civil.
Na prova discursiva, será uma redação dissertativa, cujo tema será conhecido somente no dia do exame. Já as provas para analistas, será composta por duas questões discursivas relacionadas aos Conhecimentos Específicos do respectivo cargo.
Órgão aponta possíveis violações aos princípios da isonomia, da impessoalidade e da laicidade do Estado…
A previsão é que o edital seja publicado em breve e que provas sejam aplicadas…
Período de inscrição estará aberto até sexta-feira (29/8). O início das aulas está previsto para…
Interessados em participar do certame devem se inscrever exclusivamente pelo site do Centro Brasileiro de…
“Embora o orçamento de 2025 já tenha sido aprovado, as nomeações dependem não apenas da…
O governo federal declarou que o edital de abertura do concurso público da Polícia Federal…